29/03/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

ANTONIO NAVAS E ROCKY FLORENSA, FMX EM DOBRO

4 min read

Antonio Navas e Rocky Florensa expandiram os saltos em dupla no freestyle motocross.

Do ZigZag do Esporte.

BY JOSÉ GASPARPublished 

Florensa estende um kod utilizando Navas como base de apoioPaco Images

Os saltos tandem (piloto e passageiro), ganharam notoriedade por meio dos flips, em eventos como Gladiator Games e Nitro Circus. Porém, os espanhóis Antonio Navas e Rocky Florensa, inicialmente, deixaram as rotações de lado. Caminharam para outra vertente dos saltos em dupla: as manobras regulares. Então, inéditas.E no caso desta dupla, em vez de passageiro, coautor é o termo mais apropriado. Mais do que visualmente impressionante os saltos em dupla requerem preparação, confiança mutua e absoluta coordenação. Acompanhe os detalhes nesta entrevista com Antonio Navas e Rocky Florensa.

 

Paco ImagesAntonio Navas e Rocky Florensa expandiram os saltos em dupla no freestyle motocross

X Games – Antonio, Rocky, por favor, apresentem-se….

Antonio – Sou Antonio Navas, tenho 30 anos, de Lleida, na Espanha. Faço motocross a 21 anos, e quando completei 21 anos troquei as corridas pelo freestyle

Rocky – Meu nome é Albert “Rocky” Florensa. Tenho 25 anos, e vivo em Catellnou De Seana, uma pequena cidade na região de Lleida. Comecei no motocross aos 13 anos, e no freestyle aos 19, com a ajuda do Antonio.

X Games – E como vocês tiveram a ideia maluca de começar o “tandem FMX”?

Antonio – Pertencemos a mesma equipe, a Inside FMX, e depois de um dia de treino, conversávamos sobre o tandem backflip, que outros pilotos haviam feito. Mas eu disse que seria mais legal ver algumas manobras regulares, feitas ao mesmo tempo, na mesma moto, no ar. Realmente queríamos fazer algo novo, então Rocky e eu tentamos pilotar pela pista. Nos sentimos bem, e até fizemos alguns saltos pequenos. No dia seguinte colocamos a rampa bem perto da recepção, e começamos a fazer manobras. No outro dia, afastamos a rampa para a distância atual.

X Games – Aliás, quem pilota e quem é o passageiro?

Antonio – Eu piloto e Rocky é o passageiro.

X Games – E comparado a um salto normal, qual a parte mais difícil do salto em dupla?

 

Paco ImagesManobras regulares. A dupla da InsideFMX desenvolveram as manobras regulares nos saltos em dupla

Antonio – A parte mais difícil comparada a saltar sozinho é manter o controle da moto. Pode mudar muito porque há muito mais peso. E quando executamos manobras, a moto move-se bastante. É de suma importância a coordenação, e acertar o que e quando o outro piloto fará alguma coisa.

Rocky – Sim, para mim, é o mesmo. Coordenação é o mais importante. Ele tem que confiar em mim, e eu tenho que confiar nele. Mas por outro lado, tenho que estar concentrado apenas na manobra.

X Games – No momento, vocês têm um repertório amplo. Inclusive algumas coisas bem legais, como superman kod e heelclicker seat grab. O que destacariam?

Antonio – Sermos os primeiros nos permitiu melhorar a cada dia, e fazer novas manobras quase o tempo todo. Então, temos um repertório grande. Talvez, as mais manobras importantes sejam KOD no hands, cliffhanger, superman no hands e seat grab one hand com heelclicker e indian air tsunami. Mas estamos fazendo algumas coisas absurdas na piscina de espuma.

X Games – E falando nisso, o flip já está dominado?

Antonio – Após a temporada com vários shows, pensamos que era hora de fazer o flip. Mas claro, não como estava sendo feito. Queríamos tentar com o passageiro atrás, e não na frente, como os outros pilotos já fazem. Então,encerrada a temporada, colocamos a rampa perto da piscina de espuma, e fizemos a rotação. Foi perfeita. Nos sentimos bem, e após mais alguns saltos, iniciamos as manobras.

X Games – E quando veremos a manobra na terra?

Antonio – Muito em breve, e faremos com algumas combinações. Além disso, planejamos algo completamente novo, chamado “Inside varial”.

X Games – Qual tipo de rampa vocês usam para as manobras?

Antonio – Para as manobras normais, usamos a rampa projetada para saltos de 23 metros. Porém, posicionada à distância de 18 metros. E para os flips, usamos um kicker, na faixa dos 10 metros.

X Games – Antonio, Rocky, muito obrigado. Agora, como é praxe aquí no X Games, este é o seu espaço. Por favor, sintam-se livres para dizerem o que quiserem…

Antonio e Rocky – Gostaríamos apenas de agradecer nossos patrocinadores, e vocês pela entrevista. Torcemos para que gostem do nosso tandem flip. Vocês podem nos acompanhar pelo Facebook, Twitter, Instagram. Então, por favor, sigam-nos:

@NavasAntonio @Rocky_Florensa  @InsideFMX www.insidefmx.com

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.