29/03/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Após dois anos, Diogo Canina está de volta para as competições de BMX

4 min read

Aguinaldo Melo e Mauricio Cassulino.

MATT MORNING/ESPN IMAGES

Diogo chegou nos Estados Unidos como um desconhecido e lentamente conquistou o respeito e admiração de toda a comunidade do BMX
Diogo chegou nos Estados Unidos como um desconhecido e lentamente conquistou o respeito e admiração de toda a comunidade do BMX 

Este sábado será um dia histórico para o BMX brasileiro, após dois anos afastado da bike devido a um lesão no quadril, Diogo Canina está de volta para as competições do BMX.

Independente do resultado, o fato de ver Diogo novamente competindo é uma alegria para qualquer fã do BMX. O piloto brasileiro mais bem sucedido no cenário internacional, Diogo foi quem mostrou para o mundo o potencial do BMX brasileiro.

Eu não tenho memória da minha vida sem BMX nela. Desde que me conheço por gente eu tenho uma BMX e sempre brinquei com ela.

Diogo Canina

Com duas medalhas de prata nos X Games e quatro participações na competição, (2008 a 2011), Canina levou para Los Angeles suas bases das transições irregulares da antiga mini rampa de Amparo. Em sua carreira como profissional, o piloto conquistou feitos importantes, assinou quadros e outras peças de BMX. Fez o que nenhum outro piloto fez até o momento.

Mestre em economia, Diogo decidiu no auge da sua carreira, dividir seu tempo de BMX com os estudos. A economia, sua outra paixão, se tornou uma espécie de antídoto para sua lesão que lhe deixou dois anos longe da bike.

XGAMES/BMX falou conversou com Diogo Canina, que está em Huntington Beach para participar do Van Doren Invitational.

Diogo Canina ainda não sabe como será sua participação nos X Games, mas já está pegando leve

GES/VANS

Diogo Canina está de volta para as competições de BMX
Diogo Canina está de volta às competições de BMX

Como é estar de volta as competições. Não pela competição, mas por poder estar em cima da bike?

Demais!!! Eu não tenho memória da minha vida sem BMX nela. Desde que me conheço por gente eu tenho uma BMX e sempre brinquei com ela.

Dois anos afastado foi muito triste e me ensinou a entender o quanto bem minha bicicleta me faz. Agora, quando você junta isso com viagens e amigos, não tem explicação para a sensação que é. Eu estou muito feliz por  poder fazer uma das coisas que mais gosto na vida, vou dar o meu melhor e construir minha confiança de volta ao ponto que era.

O que foi mais dolorido nesse processo de recuperação? Ficar longe do BMX ou curar suas lesões?

Nesse caso, os dois. Em alguns casos, uma lesão pode te impedir de praticar o seu esporte favorito, mas não causa maiores problemas físicos. No entanto, dessa vez eu paguei preço alto das duas formas.

Sentar-se tornou uma tarefa impossível devido as dores que eu tinha no quadril. Por conta disso, eu acabei pulando um semestre do mestrado, pois não conseguia me sentar durante toda uma aula.

Isso foi mentalmente devastador para mim. Mas olha só, nesse momento eu estou formado e em Huntington Beach para um dos campeonatos de mais prestígio no mundo do BMX. A vida é interessante, não é?

ERIC LARS BAKKE

Diogo conquistou feitos importantes.
Diogo conquistou feitos importantes, entre eles duas medalhas de prata nos X Games de Los Angeles
ERIC LARS BAKKE

O piloto já participou de quatro edições dos X Games (2008 a 2011).
O piloto já participou de quatro edições dos
X Games (2008 a 2011).

Como será sua vida daqui para frente, como você espera unir tudo que você aprendeu na faculdade de economia com sua paixão pelo BMX?

Não tenho ideia. Nesse Mix, você ainda pode colocar a minha imensa vontade em ser participativo nesse processo de construirmos um país melhor para todos nós. Não sei ainda como isso vai acontecer, mas tenho a sensação de que tudo vai se encaixar em breve. “Living day by day now”, curtindo minha bike e meus amigos até eu ter certeza de onde quero ir.

Expectativas?

Para esse campeonato? Apenas de me divertir com meus amigos e curtir o sol da Califórnia. Qualquer outra coisa além disso é bônus e não tenho expectativa nenhuma!

Nós do XGAMES/BMX desejamos ao piloto muita diversão. Afinal esta é a principal razão de andarmos de BMX.

ESPN IMAGES/VANS

Diogo Canina está de volta para as competições de BMX
Diogo Canina está de volta para as competições de BMX

Festa do BMX

Em um Bowl de concreto construído nas areias de Huntington Beach, o Van Doren Invitational reúne os principais nomes do BMX do mundo.

As fases classificatórias acontecem nesta sexta-feira (1) a partir das 15h00 (Horário de Brasília) e será transmitido ao vivo no site Vans US Open. As finais estão previstas para acontecer no Domingo (3), a partir da 15h30.

Confira a lista dos convidados e suas respectivas baterias na fase classificatória:

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.