Arthur Zanetti durante sua prova nas argolas na etapa da Copa do Mundo em Koper
Arthur Zanetti durante sua prova nas argolas na etapa da Copa do Mundo em Koper

Na primeira competição desde a medalha de prata na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016, Arthur Zanetti conquistou o ouro nas argolas na etapa da Copa do Mundo da Eslovênia, realizada na cidade de Koper, neste sábado.

O ginasta subiu ao lugar mais alto do pódio com a nota 14.850.

 “São notas, tanto a do solo quanto a das argolas, que estão dentro dos parâmetros internacionais, pelo que eu vi das competições com o novo Código de Pontuação. Gostei da minha primeira competição depois da Olimpíada do Rio e agora é seguir trabalhando para as próximas”, afirmou Arthur Zanetti.

O ginasta abriu a programação em Koper na disputa do solo, para a qual havia se classificado com a terceira nota (13.950). Na final, teve a mesma pontuação que o terceiro colocado, o holandês Bram Verhofstad, mas não subiu ao pódio por causa dos critérios de desempate (melhor nota de execução e maior nota de partida). Os dois atletas tiveram a mesma nota de execução (8.100), mas como a nota de partida do brasileiro é 0.10 menor, a medalha ficou com Verhofstad. O ouro e a prata ficaram com os norte-americanos Eddie Penev (14.400) e Donnell Whittenburg (14.300).

A prova das argolas foi a última do programa. Arthur voltou ao centro da Arena Bonifika Cesta Zore e foi o primeiro atleta a se apresentar. Por causa das mudanças no Código de Pontuação da ginástica artística para o novo ciclo olímpico, a nota de partida de Arthur, que era de 6.80 até 2016, foi de 6.10 neste sábado.

ARQUIVO PESSOAL

Pódio da etapa da Copa do Mundo em Koper com Arthur Zanetti em primeiro
Pódio da etapa da Copa do Mundo em Koper com Arthur Zanetti em primeiro

Com uma boa execução da série, o brasileiro garantiu o ouro com 14.850, nota um pouco menor que a da qualificação (14.900). O pódio foi completado por Marco Lodadio, da Itália (14.550), e Kiu Chong, de Hong Kong (14.400).

“Fui bem na final do solo – foi uma surpresa ir para a final. Mas fiz minha prova normal e fiquei empatado em terceiro com o holandês. Cai para o quarto lugar no critério de desempate. E nas argolas fiz minha prova, mas como sempre – e atleta é muito chato -, acho que ainda posso melhorar. Mas para o momento em que estou, pós-cirurgia, retorno, primeira competição do novo ciclo olímpico, conseguir trazer o ouro, com uma nota que ainda dá para melhorar, foi positivo”, avaliou Arthur.

O campeão olímpico, mundial e pan-americano tem mais um compromisso na Europa: a etapa da Croácia da Copa do Mundo, em Osijek, entre os dias 18 e 21 de maio.