19/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Bia Ferreira se torna primeira brasileira a ser campeã mundial de boxe em uma categoria olímpica; confira detalhes da conquista.

2 min read

Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br direto da redação.

Resultado de imagem para Mundial de boxe em Ulan Ude na Rússia 2019

A brasileira Beatriz Ferreira derrotou a chinesa Cong Wang em Ulan-Ude, na Rússia, e se consagrou campeã mundial da categoria até 60kg por decisão unânime dos árbitros.

Grande esperança da CBBoxe (Confederação Brasileira de Boxe) e campeã do Pan-Americano de Lima neste ano, Bia se tornou a primeira brasileira a conquistar o título mundial em uma categoria olímpica.

A luta contou com três rounds de três minutos, em que a brasileira foi declarada, pelos cinco árbitros, como vencedora em todos.

No entanto, o mundial de Ulan-Ude não rendeu a vaga nas Olimpíadas de Tóquio porque a Associação de Boxe Amador foi suspensa pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) por conta de má gestão.

Porém, a lutadora deve conseguir a vaga sem muitos problemas em outras oportunidades.

As vagas serão distribuídas em competições pré-olímpicas continentais que acontecerão em 2020. Em março, em Buenos Aires, Bia terá a chance de brigar por três vagas aos Jogos Olímpicos.

Caso não consiga na Argentina, ainda terá mais uma chance de conseguir a classificação em Paris, no Pré-Olímpico Mundial que será disputado em maio.

CAMPANHA

Para chegar ao título, Bia encarou cinco adversárias.

Primeiro, venceu por nocaute técnico a lutadora de Botsuana, Keamogetse Kenosi, em sua estreia.

A segunda luta foi contra a venezuelana Omailyn Alcala e a brasileira venceu por decisão unânime dos árbitros.

Nas quartas de final, venceu a russa Natalia Shandrina, que lutava em seu país e contava com o apoio da torcida local.

Na semi, deixou para trás a norte-americana Rashida Ellis e encarou a chinesa Cong Wang na final deste domingo para se tornar campeã mundial.

Em sua carreira, a lutadora participou de 25 competições e subiu ao pódio em 24 delas. Só ficou de fora em 2018, no Mundial, quando foi eliminada na segunda rodada.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.