28/03/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

TÓQUIO 2020. NOTICIÁRIO; CONFIRA.

12 min read

Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br direto da redação.

Novo ministro dos Esportes russo convoca atletas e técnicos a combaterem doping.

O novo ministro de Esportes da Rússia, Oleg Matitsin, pediu nesta sexta-feira aos atletas e treinadores que combatam o uso de substâncias proibidas antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio, do qual o país está suspenso devido a uma punição da Agência Mundial Antidoping (Wada).

“Os atletas devem ser saudáveis e, juntamente com seus treinadores, reduzir a zero os riscos de doping”, declarou o ministro na primeira grande entrevista coletiva desde que assumiu o cargo.

Matitsin, empossado no mês passado, lembrou que o esporte da Rússia, particularmente o atletismo, tem estado no olho do furacão por causa dos escândalos de uso de substâncias proibidas nos últimos cinco anos.

“É por isso que ainda temos de provar que os nossos êxitos não se baseiam no doping, mas no trabalho de treinadores, técnicos e atletas”, destacou o ministro, que afirmou que a Rússia tem consciência da seriedade da luta contra o doping e está trabalhando ativamente para garantir um desporto limpo.

“No que diz respeito ao restabelecimento das relações com a Wada, a cooperação é construtiva. Os atletas devem se submeter ao número necessário de exames. Vamos trabalhar nisto com a Rusada (agência russa antidoping)”, disse.

O novo ministro lembrou também que a Rússia organizou recentemente a última Copa do Mundo de futebol e o Mundial de atletismo, além da Universíade de 2013, em Kazan, e a os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi.

“Muitas destas competições foram consideradas as melhores da história”, salientou.

Matitsin declarou também que os atletas do país continuarão treinando e, na véspera dos Jogos de Tóquio, se concentrarão no Extremo Oriente russo, perto do Japão.

“Não devemos perder tempo analisando o que já está feito. No que diz respeito aos problemas relativos à participação nos Jogos Olímpicos, estamos convencidos de que temos todos os motivos para defender os nossos atletas. O objetivo é que a nossa bandeira e o nosso hino estejam presentes nos Jogos. Espero que os nossos atletas conquistem muitas vitórias”, disse.

 

Impacto do coronavírus na Olimpíada de 2020.

Enquanto o altamente transmissível coronavírus continua a causar problemas de saúde e segurança na China e em todo o mundo, o executivo-chefe das Olimpíadas de Tóquio, Toshiro Muto, reconheceu na semana passada que estava “seriamente preocupado” com o impacto dos vírus nas Olimpíadas e Paraolimpíadas, que estão programadas para começar em 24 de julho e 25 de agosto, respectivamente.

Um dia depois, ele diminuiu o tom desses comentários em uma entrevista coletiva, dizendo que os jogos continuariam como programados, exigindo uma abordagem inteligente para evitar instigar uma sensação de medo.

Sublinhando esse ponto, Craig Spence, porta-voz do Comitê Paraolímpico Internacional, disse: “Uma coisa que estou percebendo no momento é que o medo está se espalhando mais rapidamente que o vírus, e é importante que o reprimamos”.

Os números assustadores e em rápida escalada estão tornando isso cada vez mais difícil.

A Comissão Nacional de Saúde da China disse, na segunda-feira, que a contagem de mortes subiu para 908, com 40.171 casos confirmados do vírus 2019-nCoV anteriormente não identificado. Muitos médicos acham que o número real pode ser maior porque as instalações de testes estão lutando para atender à demanda. Noventa e sete mortes foram registradas no domingo, um novo recorde diário.

Além da China, o vírus foi identificado em 23 outros países. Existem 12 casos confirmados nos Estados Unidos, nenhum deles ainda resultando em morte.

Em 30 de janeiro, a Organização Mundial da Saúde deu um alerta internacional por conta do vírus. Até o momento, o Comitê Olímpico Internacional diz que “nunca discutiu o cancelamento dos jogos”.

Há outro impacto menos óbvio do surto do coronavírus – no setor de viagens. A China, que tinha um plano ambicioso para atrair visitantes em 2020, já sofreu cancelamentos relacionados a eventos preliminares.

Embora o COI e as federações olímpicas de países individuais – e os esportes individuais que eles governam – tenham se esforçado para lidar com uma série de logísticas envolvendo eventos de treinamento e qualificação, as agências olímpicas do Japão não discutiram publicamente um plano B.

Há um precedente a ser considerado: em 2003, o surto letal de SARS na China forçou os organizadores da Copa do Mundo Feminina a tomar medidas alternativas. Por fim, decidiu-se mudar a quarta Copa do Mundo feminina de quatro cidades chinesas para os Estados Unidos. Se o coronavírus fizer a perigosa transição de epidemia para pandemia, as autoridades olímpicas terão que discutir seriamente as contingências.

O que isso significa para o cenário esportivo da Ásia, principalmente as Olimpíadas, este ano? Aqui estão algumas das perguntas mais importantes:

O vírus ainda pode estar por aí quando as competições estão programadas para começar em Tóquio (22/07), dois dias antes das cerimônias de abertura?

A resposta curta, 166 dias antes das cerimônias de abertura, é que ninguém acompanhando essa situação em evolução realmente sabe o que aguarda os 11.000 atletas olímpicos de 206 países.

O epicentro é Wuhan, província de Hubei, China, a aproximadamente 1.500 milhas a oeste de Tóquio. Até o momento, 45 casos do vírus foram identificados no Japão, mas nenhuma morte.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), em Atlanta, o coronavírus – uma grande família de vírus que pode causar doenças respiratórias, incluindo o resfriado comum – geralmente apresentam sintomas leves a moderados. O 2019-nCoV, no entanto, pode causar doenças respiratórias graves, febre, tosse e dificuldade em respirar.

A maioria dos casos fora de Wuhan, passada de pessoa para pessoa, pode ser rastreada para viajar dessa cidade de 11 milhões. As autoridades chinesas tentaram conter o surto com quarentenas de uma área com uma população de aproximadamente 50 milhões e restringindo viagens – e, notavelmente, com hospitais improvisados que foram construídos em questão de dias.

O período de incubação é de 14 dias, o que significa que o vírus pode estar presente por quase um mês – tornando extremamente difícil prever resultados a curto ou a longo prazo. O CDC estima que pode levar de um a três meses para que o escopo potencial dessa epidemia seja completamente compreendido.

Em 2003, os surtos da síndrome respiratória aguda grave (SARS), centrados em Hong Kong, causaram 349 mortes na China continental. A partir de 2012, a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) tirou mais de 800 vidas. Embora o SARS e o MERS sejam da mesma família de coronavírus, o 2019-nCoV parece ter a sustentabilidade mais terrível do que os dois.

Na quinta-feira passada, foi identificado um surto significativo de coronavírus (incluindo uma morte) em Hong Kong – cerca de 900km sul de Wuhan -, causando receios de que o vírus seja capaz de percorrer distâncias significativas.

O pesquisador sênior da Johns Hopkins, Dr. Amesh Adalja, disse à CNBC que espera que o surto se transforme em uma pandemia leve e se espalhe ainda mais nos Estados Unidos. As autoridades de saúde podem declarar uma “pandemia” se o vírus começar a afetar um número maior de pessoas em todo o mundo.

“É importante sabermos qual é a gravidade e, quem tem os fatores de risco, para que possamos proteger esses indivíduos”, disse Adalja. “Muitas pessoas terão uma doença leve e será mais parecida com uma gripe para muitas pessoas, mas para outras, pode ser muito grave”.

Quais eventos na Ásia foram cancelados ou movidos?

As eliminatórias olímpicas de futebol, boxe, basquete e badminton, programadas na China em fevereiro, já foram transferidas para Austrália e Sérvia.

O time de futebol feminino da China foi colocado em quarentena ao chegar a Brisbane. Ninguém estava com o vírus, de acordo com a Associação Chinesa de Futebol.

O evento de qualificação para o wrestling na Ásia, marcado para os dias 27 e 29 de março em Xi’an, será remarcado. Wuhan seria o local para as eliminatórias olímpicas de boxe no início de fevereiro, mas elas foram transferidas para março e agora ocorrerão na Jordânia.

O torneio de qualificação para o basquete feminino, programado para Foshan, no sul da China, agora está marcado para Belgrado.

A Federação Internacional de Esqui (FIS) e a Associação Chinesa de Esqui decidiram em conjunto cancelar um fim de semana de duas corridas no local da montanha onde serão realizados os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim. Uma prova de downhill para homens estava marcada para 15 de fevereiro em Yanqing.

Jose Ramirez viu sua defesa do título mundial junior dos meio-médios contra Viktor Postol, marcada para 1º de fevereiro em Haikou, China, adiada. O promotor da Top Rank, Bob Arum, que promove eventos de boxe há mais de 50 anos, disse: “Pela primeira vez, lembro de cancelar uma luta por um motivo como esse”.

Além disso, o Campeonato Mundial de Atletismo Indoor em Nanjing foi adiado por um ano para março de 2021.

Em um comunicado, a World Athletics disse que concordou em adiar o evento para fornecer “aos nossos atletas, federações membros e parceiros um caminho claro a seguir em um conjunto complexo e veloz de circunstâncias”. Ele admitiu que não tinha outra opção, uma vez que a disseminação do vírus dentro e fora da China “ainda estava em um nível preocupante”.

Quais outros eventos estão em perigo?

A administração da Fórmula 1 já discutiu a ideia de adiar o Grande Prêmio da China em 19 de abril em Xangai.

Isso ocorre depois que a Associação Geral de Esportes de Xangai pediu às autoridades esportivas que suspendessem os eventos na cidade até que o coronavírus fosse contido. Autoridades da F1 e de Xangai se encontraram na quarta-feira.

A corrida da Fórmula E em Sanya, marcada para 21 de março, já foi adiada.

“Estamos esperando o promotor e as autoridades chinesas tomarem a decisão final, o que acho que eles farão”, disse Ross Brawn, diretor de automobilismo da F1. “É uma situação trágica e muito difícil. Acho que ficará claro na próxima semana ou duas o que vai acontecer.”

A Super Liga Chinesa, a liga nacional de futebol do país, adiou o início de sua temporada, originalmente agendada para 22 de fevereiro. E a Associação Chinesa de Basquete adiou os jogos indefinidamente.

O PGA Tour China teve discussões semelhantes sobre os dois primeiros eventos do calendário 2020, nas cidades de Sanya e Haikou, ambas na província de Hainan, agendadas para o final de março.

Como o vírus interrompeu as viagens e o treinamento?

Com a Administração de Segurança de Transporte (TSA) insistindo que cidadãos de fora dos EUA que estejam na China dentro de 14 dias de sua viagem planejada não terão permissão para voar para os Estados Unidos, atletas internacionais estão encontrando dificuldades.

Zhang Weili, campeã peso palha do UFC, programada para defender seu título no UFC 248 em 7 de março em Las Vegas, deixou a China no início desta semana e desembarcou na Tailândia. De acordo com seu gerente, Brian Butler, ela e dois outros lutadores chineses do UFC – Li Jingliang e Xiaonan Yan – passaram duas semanas em quarentena antes de viajar para competir em eventos nos EUA e Auckland, Nova Zelândia.

Weili, que treina em Pequim, originalmente planejava terminar todo o seu treinamento na China, mas agora planeja se mudar para Las Vegas quando tiverem 14 dias.

De fevereiro a março, atletas chineses estavam programados para participar de mais de 100 eventos de qualificação olímpica em países estrangeiros. Cerca de 413 atletas da China participaram dos jogos de 2016 no Rio de Janeiro, e espera-se que outros compitam em Tóquio. As autoridades esportivas chinesas dizem que as metas de treinamento permanecem ali, mas a mídia estatal anunciou interrupções e cancelamentos de treinamento em futebol, tênis, hóquei, basquete, wrestling, mergulho, equitação, biatlo, golfe e badminton.

Tudo isso está acontecendo em um momento crucial na vida dos atletas olímpicos.

A equipe de rugby da China deveria retornar de um período de treinamentos na Nova Zelândia em 27 de janeiro, mas ainda está em seu hotel em Tauranga. Os planos agora pedem que a equipe fique na Nova Zelândia por pelo menos mais um mês, antes de viajar para a África do Sul – se for permitido – para outro evento de qualificação. A equipe de badminton do país conseguiu retornar de um evento de qualificação em Bangcoc, mas foi colocada em quarentena de duas semanas após a chegada à China.

A equipe olímpica de tiro com arco da China foi enviada para treinar isoladamente em uma academia em Sichuan, enquanto a equipe de rifle iniciou treinamentos em Pequim, em 27 de janeiro. Um psicólogo esportivo foi trazido para trabalhar com a equipe de tiro com arco, para ajudá-los a lidar com o crise.

“A epidemia realmente apresentou sérios desafios enquanto nos preparamos para Tóquio”, disse na semana passada Liu Guoyong, o oficial responsável pelas competições da Administração Geral do Esporte. “Mas a partir de agora, os preparativos para todas as equipes estão indo bem e nenhum caso suspeito ocorreu”.

Liu, que também lida com as responsabilidades de resposta a doenças, disse que as autoridades estão fazendo tudo o que podem para minimizar o impacto desta epidemia, incluindo atletas treinando em locais seguros e isolados nas principais instalações de Pequim.

“Este também é um teste para examinar a capacidade de nossas equipes atléticas de competir em situações complexas e adversas”, disse Liu.

O que as autoridades de Tóquio estão dizendo?

No início desta semana, a governadora de Tóquio parecia bem do que estava acontecendo a 2.400 quilômetros a oeste.

“Precisamos enfrentar com firmeza o novo coronavírus para contê-lo”, disse Yuriko Koike em uma reunião pública, “ou vamos nos arrepender. Farei o máximo possível para conter esse novo problema”.

Ela pediu aos residentes que lavassem as mãos e usassem máscaras cirúrgicas para ajudar a conter o coronavírus. O Japão atualizou o vírus para uma “doença infecciosa designada”, permitindo hospitalização obrigatória e uso de fundos públicos para tratamento. E as autoridades das Olimpíadas de Tóquio estabeleceram uma força-tarefa para se concentrar no vírus e em suas possíveis permutações.

O comitê olímpico Tóquio 2020 ecoou seus sentimentos, dizendo em um comunicado: “Contramedidas a doenças infecciosas constituem uma parte importante de nossos planos para sediar jogos seguros e protegidos”.

 

Futebol masculino brasileiro garante vaga

A seleção brasileira de futebol masculino estará em Tóquio! Precisando vencer a Argentina na última rodada do Pré-Olímpico, o Brasil fez sua parte e triunfou por 3 a 0.

Com o resultado, a seleção se junta a própria Argentina com as vagas sul-americanas nos Jogos. O Brasil é o atual campeão olímpico, a única medalha de ouro da história do país na modalidade esportiva masculina.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.