29/03/2024

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Depois de Massa reclamar, chefe da Williams reconhece falhas nos pit stops. Entenda o fato.

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Do Zigzagdoesporte.com.br por UOL, em São Paulo.


Massa não vence há 107 GPs; confira as maiores ‘secas’ do atual grid

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107 GPs – Você lembra desta cena? Sim, o dramático GP do Brasil de 2008 marcou a última vitória de Felipe Massa. De lá para cá, o brasileiro participou de 107 GPs. Gero Breoler/EFE

Depois de Felipe Massa avisar logo na primeira etapa do ano que era importante a Williams manter a consistência nas paradas de box, o chefe de performance Rob Smedley admite: a equipe precisa melhorar seus pit stops se quiser brigar pelas primeiras posições.

Mesmo depois de ter uma troca de pneus rápida na Austrália, primeira etapa do campeonato, Massa indicara que o importante era manter a consistência. Na prova seguinte, a Williams colecionou erros.

O time esperava ser o principal desafiante das Mercedes antes do início da temporada, mas tem visto que ficou para trás, com o crescimento da Ferrari. E, além do desempenho na pista estar deixando a desejar, a performance nos pit stops também não agradou na última etapa, na Malásia, em que tanto Massa, quanto seu companheiro Valtteri Bottas, tiveram problemas e perderam segundos importantes.

“Há trabalho pela frente e precisamos melhorar a consistência dos pit stops”, reconheceu Smedley. “Tivemos algumas boas paradas, mas ambos os carros também sofreram com pit stops lentos.”

As paradas eram uma preocupação da Williams também no ano passado, quando o time enfrentou muitos problemas. Para Smedley, contudo, “o lado positivo é que os dois problemas que tivemos na Malásia não tinham acontecido antes. Um deles foi não tirar o cobertor térmico quando paramos os dois pilotos juntos, foi uma questão de procedimento – não tiramos o cobertor rápido o bastante. A segunda parada, do Felipe, foi o macaco, que não entrou direito na traseira, então não conseguimos subir o carro”, explicou.

Segundo o engenheiro, o problema que atrasou o pit stop de Massa e fez com que o brasileiro perdesse a quinta posição na Malásia para Bottas, não voltará a ocorrer. “Fizemos centenas de paradas e sabemos que não há problema no encaixe, então essa questão do macaco não deve voltar a acontecer.”

Smedley, responsável pelos procedimentos de pista da Williams, assumiu a culpa pelos erros. “Temos de seguir adiante e entender o que aconteceu para nos certificarmos que não volte a ocorrer. Isso é o importante. São apenas coisas de procedimento que podemos consertar. Temos de melhorar e continuar trabalhando nisso. Nossa consistência não foi das melhores, mas isso aconteceu com outras equipes também. Não que seja uma justificativa, mas é só para mostrar que as coisas são assim.”

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