Sérvia bate a França, conquista ouro inédito do Europeu de basquete e vai à Olimpíada.
2 min read
Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.

A seleção feminina de basquete da Sérvia entrou para a história. Neste domingo, as selecionadas sérvias venceram a França por 76 a 68, conquistaram a medalha de ouro inédita do Campeonato Europeu – disputado na Romênia e na Hungria, nesta edição – e, com isso, garantiram vaga na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.
O destaque da partida foi a armadora Ana Dabovic, de apenas 25 anos, que marcou quase um terço dos pontos sérvios e foi a grande pontuadora do jogo. Ao todo, foram 25, sendo dois deles de rebote e ainda deu três assistências para suas companheiras. Ela ainda acertou todos as nove tentativas de lances livres. Outra grande pontuadora das campeãs, com 22 e mais sete rebotes, foi a ala-armadora Sonja Petrovic.
Pelo lado da França, os destaques foram a pivô Sandrine Gruda, autora de 16 pontos, além da ala Diandra Tchatchouang, que marcou 15.
A Sérvia se classificou ás fases finais após terminar em segundo no Grupo C, com sete pontos. A chave ainda tinha Rússia, Croácia, Letônia e Grã-Bretanha. Nas quartas, as meninas da seleção sérvia passaram pela Turquia por 75 a 63 e, dois dias depois, por Belarus na semifinal, pelo placar apertado de 74 a 72.
Campeã em 2013, Espanha fica com o bronze
A seleção espanhola, campeã do Campeonato Europeu em 2013, disputado na França, bateu Belarus com tranquilidade por 74 a 58 e ficou com o terceiro lugar do pódio na Romênia e na Hungria.
A Espanha disputou o terceiro e quarto lugar por ter sido derrotada pela França na última sexta-feira por 63 a 58 na semifinal. Já Belarus perdeu para a campeã Sérvia.
Com o terceiro lugar, as espanholas garantiram vaga no campeonato Pré-Olímpico mundial. Além da Espanha, a França – pelo vice-campeonato -, Belarus, pelo quarto lugar, e Turquia, pela quinta colocação, também conquistaram a vaga para o torneio qualificatório.