29/03/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Vettel vence na Índia e é o tetracampeão mais jovem da história

4 min read

Do ZigZag do Esporte.

Formula 1 Grande Prêmio da Índia 2013.

Getty

Vettel comemora o tetracampeonato
Vettel comemora o tetracampeonato

Não foi necessária nenhuma combinação matemática ou quebrar a cabeça para que o inevitável acontecesse na manhã deste domingo. Com mais uma performance soberana, Sebastian Vettel venceu o Grande Prêmio da Índia, seu sexto triunfo consecutivo em 2013, e sagrou-se tetracampeão mundial de Fórmula 1 com três corridas de antecedência.

Vettel largou na pole position, parou logo na primeira volta para trocar os pneus macios pelos médios, mas voltou à ponta depois do primeiro pit stop de Mark Webber, seu companheiro de Red Bull. De lá, o alemão não largou mais a liderança e cruzou a linha de chegada pela 36ª vez em primeiro. Seu único rival pelo título, Fernando Alonso acabou se enroscando logo na primeira volta e teve que ir aos boxes, o que comprometeu sua corrida. Com isso, o espanhol não ofereceu resistência ao seu rival e terminou em 11º.

Dessa forma, Sebastian Vettel chega aos 322 pontos e não pode mais ser alcançado por ninguém no campeonato.

Getty

Vettel lidera a primeira volta na Índia
Vettel lidera a primeira volta na Índia

Com seu quarto título na Fórmula 1, Sebastian Vettel se iguala a Alain Prost e fica atrás apenas de Juan Manuel Fangio (cinco taças) e Michael Schumacher (heptacampeão) na lista dos maiores campeões da história da categoria.

No entanto, Vettel, de 26 anos, é o tetracampeão mais jovem da história, superando Prost (38 anos quando conquistou o tetra), Fangio (45) e Michael Schumacher (32). E o jovem alemão igualou justamente o argentino com quatro títulos seguidos na Fórmula 1, a segunda maior dinastia da categoria, ficando atrás apenas de seu compatriota Schumacher, vencedor dos mundiais de 2000 a 2004.

No pelotão dos “mortais”, Nico Rosberg terminou na segunda colocação, enquanto o francês Romain Grosjean completou o pódio deste domingo.

Fazendo uma de suas últimas corridas pela Ferrari, Felipe Massa teve um bom domingo. O brasileiro cumpriu a promessa e foi agressivo na largada, subindo de quinto para segundo, e chegou a liderar depois da parada de Vettel. Porém, Massa teve que ir aos boxes antes da décima volta para trocar os seus pneus macios e perdeu posições, terminando em 4º.

A prova – Largando na pole position, Sebastian Vettel conseguiu defender a primeira colocação dos ataques de Nico Rosberg e Lewis Hamilton e ainda teve sua briga pelo título da temporada facilitada quando Fernando Alonso foi tocado na primeira curva e caiu para a décima posição.

O brasileiro Felipe Massa também começou muito bem a corrida em Nova Délhi e pulou da quinta para a segunda colocação, ganhando a posição de Mark Webber na largada e depois deixando para trás a dupla da Mercedes em uma ousada ultrapassagem dupla.

Mas já na segunda volta da corrida, o alemão da Red Bull foi chamado para os boxes para trocar os pneus macios pelos médios e retornou à pista apenas na 17ª colocação, deixando Massa na ponta. Alonso também teve que parar para trocar a asa dianteira, danificada em toque.

A maioria dos pilotos a largar com pneus macios foi para os boxes entre a sexta e oitava voltas. Quando o brasileiro parou, Webber foi para a liderança. Vettel rapidamente voltou a ocupar o grupo dos primeiros colocados, assumindo a terceira posição no 13º giro.

Webber só foi aos boxes ao fim da 28ª volta, devolvendo a Vettel a liderança da corrida, e colocou pneus macios. Os pilotos da Red Bull trocaram de posição na 32ª volta, quando o alemão fez sua segunda e última parada, mas o australiano foi novamente aos boxes um giro depois para voltar aos compostos médios, mais duráveis, e posteriormente abandonou com problemas no alternador.

Com vantagem confortável para o restante do pelotão, Vettel precisou em Nova Délhi apenas fazer o que já está acostumado: manter ritmo forte, receber a bandeira quadriculada na primeira colocação e entrar na história.

Veja o resultado do Grande Prêmio da Índia de Fórmula 1:
1: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
2: Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
3: Romain Grosjean (FRA/Lotus)
4: Felipe Massa (BRA/Ferrari) 
5: Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
6: Sergio Perez (MEX/McLaren)
7: Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
8: Paul Di Resta (ESC/Force India)
9: Adrian Sutil (ALE/ Force India)
10: Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
11: Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
12: Pastor Maldonado (VEN/Williams)
13: Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)
14: Jenson Button (ING/McLaren)
15: Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber)
16: Valtteri Bottas (FIN/Williams)
17: Max Chilton (ING/Marussia)
18: Jules Bianchi (FRA/Marussia)
Não completaram: 
Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)
Mark Webber (AUS/Red Bull)
Charles Pic (FRA/Caterham)
Giedo van der Garde (HOL/Caterham)

 

Fonte: espn.com.br

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.