20/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Amigos e opostos no Barça, Neymar e Suárez duelam valendo hambúrguer; confira a ficha técnica do confronto.

7 min read

Rafael Valente, de São Lourenço da Mata (PE), para o ESPN.com.br.

GETTY IMAGES

Neymar e Suárez durante treino do Barcelona
Neymar e Suárez durante treino do Barcelona

De boné, com as mãos no rosto e a aparência de quem estava pouco a vontade, um nome foi suficiente para mudar o semblante de Neymar na entrevista concedida na véspera do duelo contra o Uruguai: Luis Súarez. O atacante abriu um largo sorrisso e gargalhou ao falar do companheiro de Barcelona, com quem vai duelar nesta sexta-feira, na Arena Pernambuco, às 21h45 (de Brasília), pelas eliminatórias da Copa do Mundo em 2018.

Neymar e Suárez são os personagens mais conhecidos e badalados de Brasil e Uruguai. O primeiro vem de alguns jogos nada empolgantes pelo Brasil. O segundo não entra em campo pela seleção celeste há 21 meses por uma punição sofrida ainda na Copa do Mundo de 2014 e vai estrear nestas eliminatórias sul-americanas nesta sexta.

Será a primeira vez que Neymar e Suárez vão se enfrentar como adversários desde que eles viraram companheiros de mesmo clube. E isso não é motivo para criar rivalidade entre eles. O jogador brasileira assegura que isso os aproximou mais.

“Vai ter um gosto especial enfrentar meu companheiro e meu amigo Suárez, mas espero sair vencedor”, disse, aos risos. “A gente se falou durante a semana e até no clube como seria jogar contra. Temos uma grande amizade”, completou o jogador.

Suárez, que deu entrevista durante a semana, revelou que os dois até fizeram uma aposta: o perdedor do confronto pagará um hambúrguer ao vencedor. O prêmio pode parecer modesto, mas é fruto de uma brincadeira entre eles – Neymar chama o uruguaio de ‘Gordo’.

O curioso é que ambos são bem próximos apesar de serem muito diferentes e um ponto que une os dois é a amizade com o argentino Lionel Messi, a referência no Barcelona. É muito comum eles fazerem churrascos e se reunirem na Espanha.

LUCAS FIGUEIREDO/MOWA PRESS

Neymar durante treino em Teresópolis
Neymar durante treino em Teresópolis

VIDAS OPOSTAS

Neymar é badalado e tem uma agenda social bastante agitada. É comum o atacante publicar fotos em festas ou junto com os amigos. Ele não é casado, tem um filho e onde vai é assediado por diversas fãs, as “Neymarzetes”.

Além disso, Neymar também é alvo de outras polêmicas. É réu em dois processos. No Brasil, ele foi considerado culpado de sonegação fiscal e fraude pela receita federal. Na Espanha, os valores da contratação dele do Santos para o Barcelona são investigados.

Suárez é o oposto. Casado desde 2009, ele tem dois filhos e é conhecido na Espanha e no Uruguai por levar uma vida discreta. Nas redes sociais, muitas fotos com os filhos, a mulher ou com os companheiros de Barcelona. Mas todas mantendo a discrição.

As maiores polêmicas da carreira de Suárez foram alcançadas no futebol, como a mordida no zagueiro italiano Chiellini durante a Copa do Mundo, que o fez ser suspenso da seleção por nove partidas, a mordida no braço de Ivanovic, do Chelsea, pelo Campeonato Inglês e insultos racistas a Evra, em 2011, que o fizeram perder oito jogos no Liverpool.

GETTY IMAGES

Suárez (centro) participa de treino do Uruguai
Suárez (centro) participa de treino do Uruguai

NÚMEROS EXTRATOSFÉRICOS

Neymar e Suárez são diferentes também como jogadores e é natural que ostentam números igualmente diferentes ao longo da carreira e no Barcelona.

Aos 24 anos, Neymar tem um título pela seleção brasileira (Copa das Confederações) e 11 por clubes, sendo seis pelo Santos e cinco pelo Barcelona.

Aos 29, Suárez tem um título pelo uruguai (Copa América) e 10 por clubes, sendo um pelo Nacional-URU, um pelo Liverpool, três pelo Ajax-HOL e cinco pelo Barcelona.

Juntos no Barcelona há duas temporadas os números deles juntos são excelentes: 146 gols em 189 jogos, sendo que Neymar foi melhor na última temporada (esteve na lista final da disputa de melhor do mundo) e Suárez está atropelando atualmente.

Em 2014/15, Neymar fez 62 jogos e 48 gols. Na atual temporada, são 38 jogos e 27 gols. Já Suárez fez 46 jogos e 28 gols em 2014/15. E agora 43 gols em 43 jogos.

AMBIÇÕES

Talvez a maior diferença seja em relação o que cada um sonha.

Não é segredo que Neymar deseja ser o melhor do mundo. O atacante já dizia isso nos tempos de Santos e escolheu a proposta do Barcelona, em maio de 2013, acreditando que o clube catalão poderia ajudá-lo a ficar mais próximo desse objetivo.

A presença na lista final dos candidatos a melhor do mundo do último ano já foi um passo próximo do objetivo desejado por Neymar. Ele ficou atrás de Messi (eleito o melhor) e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, mas saiu feliz.

Já Suárez não tem essa ambição e, na visão de quem está com eles quase diariamente, esse tem sido o ponto positivo na relação entre os dois. O uruguaio já declarou muitas vezes que não quer ser o melhor do mundo e que trabalha para tentar fazer com que Messi e Neymar fiquem próximos desse objetivo. Neymar e Messi “recompensam” essa humildade dele querendo fazer dele o artilheiro do time na temporada.

GETTY IMAGES

Neymar tira foto de Suárez em treino do Barcelona
Neymar tira foto de Suárez em treino do Barcelona

O CONFRONTO

Naturalmente, eles chegam para a partida desta sexta-feira rodeados de expectativa por parte dos companheiros, da comissão técnica, da torcida e da imprensa.

Neymar estreou nas eliminatórias há duas partidas. Não foi bem no empate do Brasil com a Argentina por 1 a 1, em Buenos Aires, nem na vitória por 3 a 0 sobre o Peru, em Salvador.

Na segunda partida, ele atuou em esquema que Dunga pretende repetir na Arena Pernambuco, com Willian na direita e Douglas Costa na esquerda. Apesar de a formação ser a preferida pelo técnico, Neymar ainda não se acostumou.

“Não dá para comparar com Suárez e Messi porque são jogadores diferentes e são esquemas de jogo bem diferentes. Jogar ao lado de Douglas Costas e Willian é uma honra para mim. São dois craques brasileiros na Europa. São rápidos. Não estou acostumado a jogar assim, mas vou fazer de tudo para vencer meu amigo Suárez”, disse Neymar.

Ainda assim a seleção vive a “Neymar-dependência”, enquanto o Uruguai não sabe o que é a “Suárez-dependência” há muito tempo.

Ao entrar em campo, Suárez quebrará uma marca de 638 dias que ficou sem jogar. Sua presença no time é um mistério para tentar descobrir a tátitca uruguaia. Ausente dos quatro jogos da seleção celeste nas eliminatórias, os treinos dessa semana mostraram muito pouco de como ele deve ser aproveitado pelo técnico Óscar Tabárez.

Sabe-se que atuará ao lado de Cavani, mas também em um esquema totalmente diferente do que ele vem fazendo no Barcelona. A seleção uruguaia costuma jogar com duas linhas de quatro na defesa e no meio de campo, onde usa dois volantes e dois meias.

Suárez terá a companhia de Cavani, que, se não faz frente para Messi e Neymar, tem se destacado como um homem das assistências no Paris Saint-Germain: três assistências que resultaram em gols e outras 18 oportunidades criadas para os companheiros.

“Sempre vou ter a mesma atitude nos jogos: correr muito, pressionar a defesa e disputar cada bola. Isso só acontecerá de maneira um pouco mais moderada levando em conta a minha punição, como já faço no Barcelona”. disse, Suárez. “Quem ganhar poderá aproveitar e quem perder receberá o apoio do outro, porque somos todos companheiros no fim das contas. Cada um fará o melhor por sua seleção e dará o máximo por seu país”, afirmou na sequência sobre o duelo com o companheiro de Barcelona.

622 1ce59d34 2219 3f8d b778 9fe7853749d5
Neymar exalta qualidade de convocados: ‘Muitos que podem fazer a diferença’

FICHA TÉCNICA:
BRASIL x URUGUAI
ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO DE 2018

Data: Sexta-feira, 25 de março de 2016
Horário: 21h45 (de Brasília)
Local: Arena Pernambuco, São Lourenço da Mata (PE)
Árbitro: Néstor Fabián Pitana (Argentina)
Assistentes: Juan Pablo Belatti e Ezequiel Darío Brailovsky (ambos da Argentina)

BRASIL: Alisson; Daniel Alves, David Luiz, Miranda e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Fernandinho e Renato Augusto; Willian, Neymar e Douglas Costa. Técnico: Dunga

URUGUAI: Muslera; Fucile, Victorino, Coates e Alvaro Pereira; Sánchez, Vecino, Arévalo Rios e Cristian Rodríguez; Suárez e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.