29/03/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Sarah Menezes é ouro no Pan de judô e abre boa vantagem por vaga olímpica; confira.

3 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por UOL, em São Paulo.

Atual campeã olímpica, judoca brasileira ficou perto da vaga na Rio-16 Flavio Florido/UOL.
Atual campeã olímpica, judoca brasileira ficou perto da vaga na Rio-16 Flavio Florido/UOL.
 
Atual campeã olímpica, Sarah Menezes conquistou a medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano de Judô e ficou ainda mais perto da vaga na Rio-16 na categoria até os 48 quilos.

Nesta sexta-feira (29), em Havana, capital de Cuba, a judoca brasileira venceu na final a argentina Paula Pareto e subiu ao lugar mais alto do pódio.

Com a conquista, Sarah Menezes ganhou mais 400 pontos na corrida olímpica e abriu boa vantagem para a segunda colocada do Brasil, Nathalia Brigida, na briga pela única vaga em aberto em cada categoria.

O ranking que classificará os judocas brasileiros para a Rio-16 será definido no dia 30 de maio. Com o ouro, Sarah foi a 1872 pontos, contra 899 de Nathália, e praticamente se garantiu nos Jogos a um mês da definição do ranking.

Sarah Menezes foi campeã olímpica nos Jogos de Londres, em 2012. Além disso, ela tem três bronzes em Campeonato Mundiais e um bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Todos os títulos na categoria dos 48 quilos.

Brasil domina e coleciona ouros

O judô mostrou no Campeonato Pan-Americano por que é o esporte individual que mais rendeu medalhas ao Brasil na história dos Jogos Olímpicos, com 19 ao todo.

Os judocas brasileiros dominaram a maioria das categorias e conquistaram mais três ouros em Havana, com Felipe Kitadai (até 60kg), Erika Miranda (até 52kg) e Chales Chibana (até 66kg), que venceram as respectivas finais.

Kitadai bateu o canadense Sergio Pessoa, Miranda venceu com ippon a também canadense Ecaterina Guic e Chibana superou também com ippon o mexicano Eduardo Araújo.

Enquanto Erika Miranda, com folgas, e Charles Chibana, apertado, lideram o ranking nacional nas respectivas categorias, Felipe Kitadai está na segunda colocação e briga ponto a ponto com Eric Takabatake pela vaga olímpica.

Prata e bronze

Além dos quatro ouros, o Brasil também levou uma prata e um bronze no Pan de Havana de judô. Franca favorita à vaga olímpica até 57 quilos, Rafaela Silva recuperou-se da derrota no início do torneio e levou o bronze após derrotar na repescagem a canadense Jéssica Klimkait.

Já na categoria até 73 quilos, Alex Pombo até chegou à decisão, mas acabou amargando o vice. O judoca brasileiro foi derrotado pela canadense Arthur Magelidon e acabou ficando com a prata.

Mesmo com a derrota na final, o resultado foi importante para o judoca brasileiro na disputa pela vaga na Rio-16. Com os 240 pontos garantidos pela medalha de prata no Pan de Havana, Pombo passa Marcelo Contini e assume provisoriamente a ponta do ranking até 73 kg.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.