Santa Cruz empata no sufoco com Campinense e ganha Copa do Nordeste pela 1ªvez; confira detalhes da conquista.
2 min read
Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.

No sufoco. Assim, o Santa Cruz venceu pela primeira vez a Copa do Nordeste em sua história com um gol salvador de Arthur, que decretou o empate com o Campinense por 1 a 1 no Estádio Amigão, em Campina Grande, na Paraíba, neste domingo. Além do título inédito, a equipe tricolor garantiu vaga na disputa da Copa Sul-Americana.
O time pernambucano entrou com a vantagem do empate, pois venceu o jogo da ida por 2 a 1. Mesmo atuando fora de casa, clube visitante quase abriu o placar logo aos dois minutos de partida. Tiago Costa cobrou falta com categoria, mas a bola foi pela linha de fundo.
O técnico Milton Mendes precisou fazer uma alteração com apenas 16 minutos. Leandrinho sentir uma contusão e João Paulo entrou em seu lugar.
O Santa Cruz perdeu a melhor oportunidade da primeira etapa, aos 26 minutos. Arthur fez grande jogada pela direita, passou por Tiago Sala e cruzou para Grafite. O camisa 23,em frente o gol, chutou por cima.
Francisco Diá também alterou sua equipe, mas por motivos técnicos. Ele tirou o atacante Raul para a entrada do lateral Felipe Ramon e dar mais consistência para a defesa. Apesar do apoio da torcida que incentivou o time por, os donos da casa não levavam grande perigo ao goleiro Thiago Cardoso.
Antes do fim da primeira etapa, Grafite puxou contra-ataque, trombou com Tiago Sala e caiu, mas o árbitro mandou seguir.
No segundo tempo, a partida se equilibrou. Aos sete minutos, Keno tocou para Grafite, em posição regular, mas o árbitro errou e marcou impedimento do centroavante. Precisando de um gol para ser campeão, o Campinense se lançou ao ataque.
A estratégia deu certo e aos 25 minutos, Pitbull tabelou com Rodrigão que, mesmo marcado por três defensores, chutou no canto esquerdo de Tiago Cardoso. O centroavante é o maior artilheiro do Brasil com 17 gols marcados neste ano.
Com a desvantagem no marcador, o Santa Cruz conseguiu a igualdade no placar, aos 33 minutos. Keno passou por Negretti e cruzou para Arthur, que errou o primeiro chute, mas pegou o rebote e soltou a bomba para estufar as redes. Com o título nas mãos, os pernambucanos se seguraram na defesa até o apito final.