18/10/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Fratus usou hobby para mudar alimentação e se vê pronto para conquistar medalha no Rio.

2 min read

Bianca Daga, do ESPN.com.br

GETTY

bruno fratus maria lenk 2016
Bruno Fratus foi campeão dos 50m livre no Troféu Maria Lenk

Dois centésimos separaram Bruno Fratus de uma medalha olímpica há quatro anos. Quarto colocado nos 50m livre em Londres-2012, o brasileiro, que completa 27 anos em junho, acredita que está em seu auge e pronto para fazer dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto, a melhor competição de sua vida. Para mudar o roteiro e subir ao pódio em casa, o nadador amadureceu, mudou seus treinos e usou um hobby para melhorar sua alimentação.

Filho de mãe chef, o carioca se aventura na cozinha desde pequeno e tem usado isso a seu favor. “Precisei evoluir como atleta e como pessoa. Faço treinos mais específicos e tenho uma alimentação mais regrada. Cortei açúcar, lactose, gorduras processadas. E puxei minha mãe (risos). Então é bom porque faço umas invenções, uso uns nutrientes. Como comida de verdade, o mais próximo possível do alimento natural. Essa mudança começou há uns três anos. Hoje, tudo o que eu como sou em quem faço. Esse é um requisito, um dos pontos dessa evolução”, contou ao ESPN.com.br.

A mudança também foi física. Depois de passar 2013 se recuperando de uma cirurgia no ombro, Bruno Fratus se mudou para os Estados Unidos no ano seguinte e foi treinar em Auburn, com Brett Hawke, mentor de Cesar Cielo no ouro olímpico de Pequim-2008. “Hoje, estou no meu auge físico, mental e psicológico. Tenho tudo para acreditar que a Olimpíada do Rio será minha melhor competição.”

Em Londres, ele fez 21s61 nos 50m livre e viu Cielo faturar o bronze com 21s59. A medalha de prata ficou com o norte-americano Culle Jones (21s54), e o francês Florent Manaudou foi campeão, com 21s34. Bruno Fratus melhorou bastante seu tempo. No ano passado, conquistou bronze no Mundial de Kazan, na Rússia, com 21s55, e nadou em 21s37 na seletiva olímpica de Palhoça (SC).

No Troféu Maria Lenk, disputado em abril, fez 21s74, que lhe deu o ouro e ratificou sua vaga nos Jogos Olímpicos do Rio. O Brasil pode inscrever dois atletas em cada prova individual da natação, e o companheiro de Bruno Fratus para os 50m livre na piscina em agosto será Ítalo Duarte (21s82). Cesar Cielo brigava com os dois por uma das vagas, mas fez 21s91 e está fora da Olimpíada.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.