18/10/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

‘Desconhecendo’ direitos humanos, Fórmula 1 faz sua estreia nas ruas da controversa Baku. Veja.

3 min read

Henrique Munhos, do ESPN.com.br

GETTY

Circuito de rua foi comparado com Monaco pelo jovem Max Verstappen
Circuito de rua, as margens do mar Cáspio, foi comparado com Principado de Monaco

Censura e perseguição a meios de comunicação, aprisionamento de opositores, eleições supostamente fraudadas e o presidente Ilham Aliyev, há 13 anos no cargo, acusado de criar uma rede armada que deu origem ao crime organizado no país.

Este é o Azerbaijão, que, neste final de semana, recebe, no circuito de rua da capital Baku, o GP da Europa de Fórmula 1.

A “afronta” aos direitos humanos, contudo, não preocupa Bernie Ecclestone, dirigente máximo da competição. “No minuto em que alguém me disser o que são direitos humanos, podemos olhar para como, por que e quando se aplica. Alguém sabe o que são os direitos humanos?”, declarou.

O visual do local onde será disputada a prova, contudo, chama atenção pela beleza, a ponto de alguns, como Kevin Magnussen, compararem as margens do mar Cáspio com o Principado de Monaco. A riqueza do país também chama a atenção dos brasileiros que vivem lá.

“É uma cidade que tem muita riqueza. Fiquei muito encantado desde cheguei aqui. O país está crescendo muito e o projeto é ser uma nova Dubai. As construções lembram Dubai e todo o país está muito entusiasmado”, disse Chumbinho, brasileiro que jogou futebol no Qarabag.

Aliyev vem utilizando o esporte para divulgar o Azerbaijão para todo mundo. Em 2015, o país recebeu os Jogos Europeus. No próximo ano, será a vez de sediar os Jogos Islâmicos, enquanto a próxima Eurocopa, que terá sede compartilhada, terá alguns jogos lá em 2020.

ARQUIVO

Ilhan Aliyev: no poder desde 2003, ele sucedeu o pai, Heydar, que governou entre 1993 e 2003
Ilham Aliyev está no poder desde 2003 e é acusado de perseguir jornalistas

Atualmente, o governo local patrocina o Atlético de Madri e a empresa SOCAR, de petróleo e gás, é uma das maiores patrocinadoras da Euro 2016, que está sendo jogada na França. Neste ano, o país já recebeu o Europeu sub-17, vencido por Portugal.

Quem nasceu no Azerbaijão, contudo, não esconde os problemas do país. “Aqui, quem visitar terá a recepção mais quente e a melhor hospitalidade do mundo. Porém, o transporte público entre o aeroporto e o centro é muito pobre, e não há placas nas rua ou guias de informação em inglês, além de também não existirem mapas para metro e ônibus, o que causa muitos problemas para os turistas”, disse o empresário M.E, que preferiu não ter seu nome revelado.

Cerca de 30 mil pessoas devem assistir ao GP da Europa. A pista, de 6,003 km de extensão, tem 20 curvas e foi projetada pelo alemão Hermann Tilke. O treino classificatório ocorre no sábado e a corrida será realizada no domingo, às 10h.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.