28/03/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Dobradinha! Diego supera fantasmas e conquista sua 1ª medalha olímpica; Nory é bronze.

3 min read

Bianca Daga, do Rio de Janeiro (RJ), para o ESPN.com.br

622 d778bee2 b8a9 3d27 8a12 deb00be5be8f
Histórico! Diego Hypolito leva a prata no solo; Arthur Nory surpreende e leva o bronze. ASSISTA!

Um filme certamente passou pela cabeça de Diego Hypolito. Depois de duas quedas em Olimpíadas, o experiente ginasta superou os fantasmas e conquistou a inédita, histórica e tão sonhada medalha olímpica. O brasileiro fez uma apresentação à beira da perfeição, deixou o gigante Uchimura no chinelo e subiu ao pódio como o segundo melhor do solo no Rio de Janeiro, cidade que adotou como sua casa.

Para completar a festa, o estreante Arthur Nory também subiu ao pódio, com a medalha de bronze e 15.433 de nota. Os dois ficaram atrás apenas do britânico Max Whitlock, que conquistou a medalha de ouro e deixará o Brasil como campeão olímpico. O objetivo inicial de Nory era a final por aparelhos da barra fixa. O bronze no solo foi uma surpresa e um bônus.

“É um sonho. É inexplicável. Esperei 12 anos por isso. Em Pequim, eu achava que ia ser campeão, mas não era merecedor naquele momento. Em Londres, eu estava cheio de lesões, capengando Aqui, tinham outros melhores que eu e eu fiquei em segundo. Não importa a cor da medalha, o mais importante foi acertar.”

A prata lava a alma de Diego Hypolito. Bicampeão mundial no aparelho, em Melbourne-2005 e Stuttgart-2007, o brasileiro nunca conseguiu render o mesmo em Olimpíadas e ficou marcado por não ter psicológico forte na hora do ‘vamos ver’

Em sua estreia na competição, em Pequim-2008, obteve 15.950 pontos e classificou-se na primeira posição. Na final, no entanto, sofreu uma queda e terminou em sexto. Em Londres-2012, Diego reviveu o pesadelo: também caiu, cravou apenas 13.766 pontos e nem foi à final.

GETTY

Arthur Nori vibra: brasileiro conquista a medalha de bronze no solo nos Jogos do Rio
Arthur Nory vibra: brasileiro conquistou a medalha de bronze no solo nos Jogos do Rio

Praticamente fora da Olimpíada do Rio alguns meses antes da competição, ele focou no objetivo de ir aos Jogos. Com os resultados nos treinos e a necessidade de a equipe brasileira de ter um especialista no solo, acabou conquistado a sonhada vaga.

Ele mesmo chegou a dizer que achava que não teria um lugar na seleção. Há um mês dos Jogos Olímpicos, uma mudança que aconteceu por acaso mas que parece ter sido decisiva para esse final feliz. Seu técnico, Fernando Carvalho, foi afastado por suspeita de assédio sexual, e Diego passou a treinar com Marcos Gotto, técnico de Arthur Zanetti. Desde o primeiro dia no Rio, foi visível a postura mais confiante de Diego.

Veio a redenção.

Diego entrou no tablado com 6.800 na dificuldade do exercício +8.733 na execução. Sem erros, saiu de cena sem penalidade, com nota 15.533 e muito cotado a uma medalha. Aí restou a ele assistir aos rivais que ainda faltavam se apresentar. A cada nota que saia, a ansiedade aumentava. Ao final, foi só comemorar a medalha inédita e histórica.

622 2bfb99d1 a37d 34a9 ad48 4d41d8248584
Camila Comin analisa prata e bronze de Diego Hypólito e Arthur Nory

Veja o melhor da Olimpíada de 2016 nos canais ESPN e no ESPN.com.br . Além disso, acompanhe toda a cobertura direto do Rio de Janeiro no seu celular, tablet ou computador pelo.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.