18/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Resumo e Raio- X da última rodada na série B quem subiu? Quem desceu; confiram !

10 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por Carlos Fiúza por ESPN.com.br com agência Gazeta Press.

Com vaias e drama, Vasco vira  e sobe para a Série A.

622 4ad808e0 2262 373b b35d 72aae54e185e
Confira os gols da vitória por 2 a 1 do Vasco sobre o Ceará 

Nem mesmo o roteiro mais pessimista poderia prever que o Vasco só iria definir sua classificação de volta para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro na última rodada da Série B. Mas foi assim, e com requintes de drama, diante de um Maracanã lotado.

Após sair perdendo no primeiro tempo para o Ceará e ouvir vaias e protestos da torcida contra jogadores e diretoria, o Vasco virou na etapa final e venceu por 2 a 1 neste sábado, na última rodada da Série B.

O herói da partida foi Thalles. O atacante fez os dois gols que viraram o jogo para o time carioca, aos 2 e aos 4 minutos do segundo tempo.

A vitória do Vasco veio no sufoco, mas nem seria necessária no final das contas. Isso porque o Oeste venceu o Náutico, que poderia desbancar a vaga do cruz-maltino, em Pernambuco por 2 a 0.

Ao fim da partida o grito de “Time sem vergonha” ecoava das arquibancadas do Maracanã. O presidente do clube, Eurico Miranda, também foi xingado.

Com esses resultados, o Vasco termina a sua segunda de três campanhas da Série B – todas nos últimos sete anos – sem o título. A equipe carioca fica na terceira colocação com 65 pontos, atrás do campeão Atlético-GO (74 pontos) e do Avaí (66 pontos).

O Bahia termina com 63 pontos e sobe para a Série A do Brasileiro também.

O jogo – O Ceará surpreendeu o Vasco no início ao marcar desde a saída de bola dos cruzmaltinos. Com isso, os donos da casa tinham dificuldade na criação de boas jogadas. Tanto que a primeira chance dos cariocas na partida aconteceu aos 11 minutos. Thalles recebeu de costas para a marcação na área, girou, mas finalizou em cima de Éverson.

O Vasco buscava o ataque, mas deixava espaços na defesa. O Ceará aproveitava para avançar nos contra-ataques, mas pecava nas finalizações. Os cruzmaltinos assustaram mais uma vez aos 15 minutos, quando Julio Cesar cruzou e viu Eduardo quase colocar para a própria rede.

Os visitantes chegaram com perigo pela primeira vez aos 21 minutos. Em contra-ataque rápido, Felipe Menezes arriscou de fora da área e obrigou Martín Silva a fazer a defesa em dois tempos. O lance animou o Ceará, que quase abriu o placar três minutos depois. Wescley recebeu passe na entrada da área e chutou para grande defesa do goleiro carioca.

De tanto insistir, o Ceará marcou o primeiro aos 27 minutos. Eduardo recuperou a bola na intermediária, arriscou de longe e acertou o canto direito, sem chance para Martín Silva. O revés só não foi pior para o Vasco porque o Oeste, naquele momento estava vencendo o Náutico, o que garantia o acesso aos cruzmaltinos.

Mesmo depois de sofrer o gol, os donos da casa seguiam com problemas e viam o Ceará dominar o confronto. O Vasco só foi voltar ao ataque nos minutos finais. No entanto, os cariocas pouco incomodaram o goleiro Éverson e foram para o intervalo sob intensa vaia da torcida.

No segundo tempo, o Vasco voltou com outra postura e isso influenciou decisivamente logo nos primeiros minutos. Logo aos dois minutos, após cobrança de falta na área, Éder Luís finalizou em cima de Éverson, mas Thalles pegou o rebote e chutou para a rede.

O gol animou a torcida, que empurrou a equipe e viu os cruzmaltinos virarem aos quatro minutos. Após cobrança de lateral de Madson na área, Jorge Henrique escorou para Thalles cabecear para a rede.

O Ceará só acordou depois da virada e desperdiçou chance incrível aos sete minutos. Bill dividiu com a zaga vascaína na área e a bola sobrou para Wescley. O meia tocou na saída de Martín Silva, mas acertou o travessão.

622 dae95075 fbbe 3765 824e fdd094598641
Torcida do Vasco grita ‘time sem vergonha’ durante jogo contra o Ceará; veja

Aos poucos, o Vasco recuou e viu o Ceará voltar a dominar a partida. No entanto, ao contrário da etapa inicial, os visitantes não tinham tanto espaço para criar boas jogadas. Os cariocas buscava os contra-ataques, mas pecava nos passes.

Na parte final do jogo, os cariocas passaram a administrar o resultado. O Ceará tinha mais posse de bola, mas não forças para pressionar em busca do empate. Para piorar, o volante Valdo foi expulso e deixou os visitantes com um homem a menos. Assim, os vascaínos puderam comemorar a volta à Série A no apito final.

FICHA TÉCNICA
VASCO-RJ 2 X 1 CEARÁ-CE

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 26 de novembro de 2016 (Domingo)
Horário: 17h30(de Brasília)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Herman Brumel Vani (SP)
Renda: R$ 924.630,00
Público: 49.259 pagantes
Cartões amarelos: Thalles (Vasco); Richardson (Ceará)
Cartão vermelho: Valdo (Ceará)
GOLS
VASCO: Thalles, aos 2min do segundo tempo
CEARÁ: Eduardo, aos 27min do primeiro tempo

VASCO: Martin Silva, Madson (William), Rafael Marques, Rodrigo e Julio Cesar; Diguinho (Éder Luís), Douglas, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique (Julio dos Santos) e Thalles
Técnico: Jorginho

CEARÁ: Éverson, Tiago Cametá, Ewerton Páscoa, Valdo e Eduardo; Richardson, Felipe Menezes, Felipe (Ricardinho) e Wescley; Lelê (Robinho) e Bill (Rafael Costa)
Técnico: Sérgio Soares.

Bahia perde de virada para o Atlético-GO, mas garante acesso à Série A.

622 8b9a3577 b0ee 3cff a55c caee8036d35b
Veja os gols da vitória por 2 a 1 do Atlético-GO sobre o Bahia

O Bahia perdeu para o Atlético-GO, por 2 a 1, fora de casa, na rodada derradeira da Série do Campeonato Brasileiro, mas garantiu o acesso e está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro, após dois anos na segunda divisão. Júnior Viçosa e Jorginho fizeram para os campeões da competição, enquanto Edigar Junio fez para os baianos.

Com o resultado, o Bahia parou nos 63 pontos, mas terminou a competição em quarto lugar, graças à derrota do Náutico, que também disputava o acesso, para o Oeste. O Atlético-GO chegou aos 76, encerrando a ótima campanha que lhe rendeu o título.

As equipes entram em férias e passam a pensar na próxima temporada. No primeiro semestre, disputam os estaduais, e depois voltam suas atenções à Série A do Campeonato Brasileiro.

O JOGO

O Bahia começou no ataque e, aos 2, Tiago aproveitou escanteio e cabeceou. A bola subiu muito e passou por cima do gol de Klever. Porém, a ansiedade do time de Guto Ferreira fazia o time errar muito, e as chances não se repetiram.

Sem oportunidades claras nos primeiros 30 minutos, a parte final da etapa inicial foi mais movimentada. Aos 35, os visitantes abriram o placar. Régis cruzou, a bola passou pela área e Edigar Junio, na segunda trave, empurrou para a rede, deixando o Bahia mais perto do acesso.

Aos 43, o Dragão teve a chance de igualar, em falta próxima à área, mas Gilsinho bateu por cima. Aos 48, o Atlético-GO chegou ao empate. Júnior Viçosa foi oportunista e estufou as redes: 1 a 1, placar que se manteve até o intervalo.

Logo no primeiro minuto da segunda etapa, Hernane quase fez o segundo do Esquadrão de Aço, mas Klever parou o atacante com boa defesa. Depois disso, assim como nos primeiros 45 minutos, o jogo se tornou morno, com poucas emoções.

Na primeiro grande momento, aos 26, o Atlético-GO virou. Alison cabeceuou, Muriel deu rebote e, na sequência do lance, Jorginho deixou sua marca, colocando os donos da casa na frente.

Aos 33, Hernane quase igualou para o Bahia, mas Klever apareceu bem novamente, salvando o time de Marcelo Cabo.  Nos minutos finais, os visitantes seguiram em busca do empate, mas não chegaram ao gol.

Renê Júnior, aos 41, finalizou para defesa do goleiro goiano. Mesmo em cima, o tento não veio, e a partida terminou com vitória dos campeões da Série B. Após o apito final, o Bahia apenas esperou o fim da derrota do Náutico para o Oeste, o que confirmou o acesso à elite do futebol nacional.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-GO 2 x 1 BAHIA

Data: 26 de novembro de 2016, sábado
Horário: 17h30 (de Brasília)
Local: Estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia (GO)
Público: 11.750 presentes
Renda: R$ 172.305,00
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC-ASP FIFA)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC-FIFA) e Rogerio Pablos Zanardo (SP-ASP FIFA)

Cartões amarelos: Jorginho, Júnior Viçosa, Matheus Ribeiro, Romário, Magno Cruz (Atlético-GO), Jackson, Luiz Antonio, Hernane (Bahia)

Gols: ATLÉTICO-GO: Júnior Viçosa, aos 48 minutos do primeiro tempo; Jorginho, aos 26 minutos do segundo tempo

BAHIA: Edigar Junio, aos 35 minutos do primeiro tempo

ATLÉTICO-GO: Klever; Matheus Ribeiro, Marllon, Ricardo Silva e Romário; Michel e Pedro Bambu; Magno Cruz (Luiz Fernando), Jorginho e Gilsinho (Marquinho); Júnior Viçosa (Alison). Técnico: Marcelo Cabo

BAHIA: Muriel; Eduardo (Tinga), Tiago, Jackson e Moisés; Renê Júnior e Luiz Antonio; Régis (Renato Cajá), Edigar Junio e Victor Rangel (Allano); Hernane. Técnico: Guto Ferreira.

Náutico frustra torcida em casa e continua na Série B.

622 11c48677 f960 3ac5 8556 d99fc892e35a
Confira os gols da vitória por 2 a 0 do Oeste sobre o Náutico

No aniversário de 11 da “Batalha dos Aflitos”, o Náutico frustrou seus torcedores e novamente não teve sorte. O time não conseguiu o acesso para a primeira divisão nacional. Para subir, precisava vencer o Oeste e torcer por derrota do Vasco frente ao Ceará ou do Bahia para o Atlético-GO. Os vascaínos venceram (2 a 1), enquanto o rival baiano perdeu (1 a 2), mas o Timbu não fez sua parte e foi derrotado por 2 a 0, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, o que revoltou os torcedores.

O resultado fez o Náutico terminar a Série B com 60 pontos e na quinta colocação, mesma colocação do ano passado. Já o Oeste, que também entrou em campo pressionado, conseguiu se salvar do rebaixamento, com 41 pontos e na 16ª colocação.

O time paulista ainda quebrou um jejum de 16 jogos sem vencer na Série B. Vinha de uma sequência de nove empates e sete derrotas na competição.

A partida ainda foi interrompida aos 36 minutos do segundo tempo porque alguns torcedores invadiram o gramado para protestar. A polícia militar também entrou no campo para dar segurança. Durante o ato, Rony foi cobrado e outros jogadores ameaçados de agressão.

Somente após 19 minutos é que a partida voltou a ser disputada. Neste momento, o Vasco já havia confirmado a última vaga na Série A. Portanto, novas vaias contra o Náutico.

FRUSTRAÇÃO

Os torcedores não pouparam o Náutico e vaiaram o jogadores logo que o Oeste fez o primeiro gol, com Pedro Carmona, aos 21 minutos do primeiro tempo. A irritação aumentou aos 27 com a notícia de que o Ceará havia aberto o placar contra o Vasco, no Maracanã.

A derrota parcial do clube vascaíno, deixava o acesso nas mãos do Náutico. Mas para o time teria de virar o placar contra o Oeste. Aconteceu algo pior: o time pernambucano sofreu o segundo gol. Mike marcou aos 39 da etapa inicial.

Mais vaias e alguns torcedores até deixaram a Arena Pernambuco desiludidos.

O segundo tempo foi ainda mais sofrido para os torcedores Náutico. Isso porque bastaram quatro minutos para o Vasco virar a partida no Rio de Janeiro.

Além disso, o Náutico passou a jogar melhor, mas esbarrou em excelentes defesas de Felipe Alves, o goleiro do Oeste. Foram pelo menos três boas finalizações consecutivas em que o arqueiro foi muito bom e evitou tentos dos donos da casa.

GAZETA PRESS

Pedro Carmona comemora o primeiro gol do Oeste contra o Náutico
Pedro Carmona comemora o primeiro gol do Oeste contra o Náutico

BATALHA DOS AFLITOS

Foi no dia 26 de novembro de 2005 que o Náutico recebeu o Grêmio no estádio dos Aflitos, em Recife, com a possibilidade de vencer e sagrar-se campeão da Série B.

Mas o time pernambucano foi derrotado por 1 a 0 em jogo que os gremistas tiveram quatro jogadores expulsos. A vitória fez o time gaúcho subir e sagrar-se campeão.

Já o Náutico, que também teve um atleta expulso, terminou na terceira colocação do quadrangular e não subiu – naquela edição somente os dois primeiros subiam.

FICHA TÉCNICA

NÁUTICO 0 X 2 OESTE

Data: 26 de novembro de 2016, sábado
Horário: 17h30 (de Brasília)
Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Público: 25.602 pagantes
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Bruno Boschilia (Fifa-PR)
Cartões Amarelos: Betinho e André Castro (Oeste); Marco Antônio e Rony (Náutico)

GOLS: Pedro Carmona, aos 21 minutos do primeiro tempo; Mike, aos 39 minutos do primeiro tempo

NÁUTICO: Julio Cesar; Joazi, Igor Rabello, Rafael Pereira e Gastón Figueira; João Ananias, Rodrigo Souza, Marco Antônio (Jefferson Nem) e Vinícius (Léo Santos); Rony e Bergson (Esquerdinha). Técnico: Givanildo Oliveira

OESTE: Felipe Alves; Felipe Rodrigues (Velicka), Betinho, André Castro e Danielzinho; Léo Artur, Pedro Carmona e Marquinho; Crysan (Wellington), Marcus Vinícius (Francis) e Mike. Técnico: Fernando Diniz.

CLASSIFICAÇÃO

Time P
1 Atlético-GO 76
2 Avaí 66
3 Vasco 65
4 Bahia 63
5 Náutico 60
6 Londrina 60
7 CRB 58
8 Criciúma 56
9 Luverdense 55
10 Ceará 54
11 Brasil de Pelotas 54
12 Vila Nova-GO 53
13 Goiás 50
14 Paysandu 49
15 Paraná 41
16 Oeste 41
17 Joinville 40
18 Tupi 33
19 Bragantino 32
20 Sampaio Corrêa 27

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.