Roger Walkowiak foi campeão do Tour de France em 1956
Roger Walkowiak foi campeão do Tour de France em 1956

Vencedor do Tour de France em 1956, Roger Walkowiak morreu nesta terça-feira aos 89 anos em Vichy, cidade da região central do país. O ciclista francês era o mais antigo vencedor da prova, disputada desde 1903, ainda vivo.

Na edição de 1956, Walkowiak, descendente de poloneses, surpreendeu o mundo do ciclismo ao desbancar os favoritos ao título do Tour. O ciclista conquistou boa vantagem para seus concorrentes após abrir 30 minutos de frente na sétima etapa do torneio. O francês foi campeão sem vencer nenhuma etapa sequer.

Walkowiak terminou a competição com pouco mais de um minuto de vantagem para o também francês Gilbert Bauvin, capitão da equipe, e o belga Jan Adriansens. O espanhol Federico Martín Bahamontes terminou na quarta colocação.

Agora com a morte do francês, Bahamontes fica com o ‘posto’ de mais antigo campeão do Tour ainda vivo, atualmente com 88 anos. O espanhol foi campeão três anos após o surpreendente triunfo de Walkowiak, na Volta de 1959, quando tinha 31 anos.

O título de Roger de 1956 foi tão surpreendente que, à época, foi criado o termo ‘Tour à la Walko’, destinado à quando um ciclista ‘de fora da elite’ vence a competição depois de escapar do pelotão principal e dos favoritos.