Anderson Talisca chegou ao Besiktas no início desta temporada
Anderson Talisca chegou ao Besiktas no início desta temporada

A partida desta quinta-feira entre Besiktas e Lyon, válida pelas quartas de final da Liga Europa, pode definir mais do que somente a vaga na próxima fase para Anderson Talisca.

O brasileiro deverá ter visitantes ilustres na arquibancada: olheiros do Manchester United. De acordo com o jornal Fotomaç, o clube inglês tem interesse no meio-campista, e o técnico José Mourinho é um admirador de longa data de seu futebol.

A notícia só não é boa para o Besiktas. Talisca chegou do Benfica por empréstimo no início desta temporada, por dois anos. A equipe turca espera poder contar com o jogador até o final do acordo, porém, uma cláusula no contrato diz que o Benfica pode vende-lo se um clube bancar 25 milhões de euros (R$ 83 milhões).

Satisfeito com as ótimas atuações do meia – Talisca marcou 11 gols em 27 jogos e é uma das principais peças do elenco, que busca o bicampeonato nacional nesta temporada -, o presidente Fikret Orman já expressou o objetivo de contratar o atleta em definitivo, mas a cifra é alta demais para o clube turco.

Avaliar o desempenho do brasileiro não é a única razão para os olheiros ingleses visitarem a Arena Vodafone nesta quinta. O Manchester United também disputa uma vaga nas semifinais da Liga Europa – no jogo de ida, empatou por 1 a 1 com o Anderlecht, na Holanda e, caso consiga a classificação em Old Trafford, o Besiktas é um possível adversário.

É válido lembrar que Anderson Talisca já foi motivo de discussão entre Mourinho e Jorge Jesus, treinador do Benfica. Em 2014, os comandantes se desentenderam a respeito de quem descobriu seu talento: enquanto Jesus afirmava ter contratado o jogador com status de “desconhecido”, Mourinho, por outro lado, dizia que se não fosse por motivos de documentação, o brasileiro estaria jogando na Inglaterra.

Besiktas e Lyon entram em campo nesta quinta-feira, com transmissão ao vivo da ESPN Brasil a partir das 15h55 (de Brasília). No jogo de ida, na França, o Lyon venceu por 2 a 1.