Lewis Hamilton, da Mercedes, largará na frente no GP do Azerbaijão de Fórmula 1
Lewis Hamilton, da Mercedes, largará na frente no GP do Azerbaijão de Fórmula 1

Lewis Hamilton, da Mercedes, vai largar na frente no Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1. Neste sábado, o britânico bateu o recorde da volta mais rápida do circuito de Baku e garantiu a 66ª pole de sua carreira, superando o empate com o brasileiro Ayrton Senna, com tempo de 1min40s593.

Em Baku, Hamilton já havia batido o recorde da pista, que estreou na categoria recebendo o GP da Europa em 2016, durante o Q2, com 1min41s275. Já entre os dez pilotos mais rápidos do treino, melhorou a marca e garantiu sua quinta pole position nesta temporada, vencendo disputa com Valtteri Bottas.

O piloto finlandês da Mercedes liderava o treino, mas acabou perdendo a pole na última volta, ficando com o segundo lugar na primeira fila, com tempo de 1min41s027. Os dois carros da Ferrari virão em sequência, com Kimi Raikkonen em terceiro e Sebastian Vettel, líder do Mundial, em quarto.

Felipe Massa, da Williams, fez apenas o nono melhor tempo do Q3, com 1min42s798, ficando atrás de seu companheiro de equipe, o canadense Lance Stroll, que sairá em oitavo (1min42s753).

Atrás de Massa no top 10, o australiano Daniel Ricciardo chegou a paralisar o treino faltando pouco mais de três minutos para o fim do Q3, ao bater no muro e ficar parado na pista com o pneu danificado.

O Grande Prêmio do Azerbaijão, estreante na Fórmula 1, acontece neste domingo, às 10h (horário de Brasília). Vettel é o líder da temporada com 141 pontos, seguido por Hamilton, com 129.

Veja como ficou o treino de classificação para o GP do Azerbaijão:

1: Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
2: Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
3: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
4: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
5: Max Verstappen (HOL/Red Bull)
6: Sergio Perez (MEX/Force India)
7: Esteban Ocon (FRA/Force India)
8: Lance Stroll (CAN/Williams)
9: Felipe Massa (BRA/Williams)
10: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)

11: Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)
12: Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso)
13: Kevin Magnussen (DIN/Haas)
14: Nico Hulkenberg (ALE/Renault)
15: Pascal Wehrlein (ALE/Sauber)

16: Fernando Alonso (ESP/McLaren) *
17: Romain Grosjean (FRA/Haas)
18: Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
19: Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren) *
20: Jolyon Palmer (GBR/Renault)

*Pilotos da McLaren tiveram motores trocados e perderam posições. Alonso e largará em último, e Vandoorne, em penúltimo.