28/03/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Resumo do noticiario do GP de Silverstone na Inglaterra; confiram !

4 min read

Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br por Agência AFP.

Bottas lidera primeiro treino na Inglaterra e Ferarri testa escudo d segurança.

GETTY
Sebastian Vettel testou 'escudo' em primeiro treino na Inglaterra
Sebastian Vettel testou ‘escudo’ em primeiro treino na Inglaterra

Valtteri Bottas foi o mais rápido no primeiro treino livre para o GP da Inglaterra, em Silverstone, na manhã desta sexta-feira. A atividade, contudo, foi marcada pelo teste do “Shield” (escudo, em tradução livre), nova proposta de proteção de cabeça da Fórmula 1, usado por Sebastian Vettel.

 Desde a morte de Jules Bianchi, a principal categoria do automobilismo trabalha para aumentar a proteção dos pilotos. O primeiro projeto apresentado para evitar impactos diretos na cabeça foi o “Halo”, que não convenceu. Um novo projeto, o “escudo”, foi então apresentado.

A peça foi usada por Vettel logo no início da sessão, mas ficou por pouco tempo na Ferrari do alemão. De qualquer forma, o teste com o Shield só estava previsto para setembro, na Itália.

Novidade à parte, a Mercedes saiu na frente na Inglaterra com Bottas em primeiro, com tempo de 1min29s106 – recorde da pista –, e o britânico Lewis Hamilton em segundo, com 1min29s184. Os carros da Red Bull vieram em seguida, com Max Verstappen a frente de Daniel Ricciardo.

A quinta e sexta colocações ficaram com a Ferrari, respectivamente, com o finlandês Kimi Raikkonen e com Vettel. O brasileiro Felipe Massa, da Williams, foi o nono, com 1min30s999.

O segundo treino livre para o GP da Inglaterra acontece ainda nesta sexta, às 9h (de Brasília), mesmo horário da classificação, no sábado, e também da corrida, no domingo.

 

Massa ressalta importância de Silverstone para a Williams.

OCTANE/ACTION PLUS/GETTY
Felipe Massa falou sobre o próximo GP
Felipe Massa falou sobre o próximo GP

A Williams é uma das principais escuderias da Fórmula 1 e, sendo de origem britânica, tem no Grande Prêmio da Inglaterra um dos momentos mais especiais da temporada. Até por isso, o piloto brasileiro da equipe, Felipe Massa, ressaltou a importância da corrida.

“Silverstone é sempre uma corrida importante, é um GP em casa para a equipe. Sabemos o quanto é importante, ainda mais com o aniversário de 40 anos”, explicou o piloto, lembrando os 40 anos completados pela Williams em 2017.

Sobre o potencial do carro para a pista britânica, Massa crê que pode acontecer uma boa adaptação, levando a bons resultados.

“Espero que possamos ter uma corrida incrível.  O trajeto da pista é muito bom, tem curvas rápidas e nosso carro geralmente vai bem”, analisou.

Em 2016, na etapa de Silverstone, o experiente brasileiro foi o 12º colocado. Seu companheiro de equipe, à época Valtteri Bottas, foi o sétimo. O vencedor foi o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, correndo em casa.

Após uma boa corrida na Áustria, quando largou em 17º, mas atingiu o nono posto ao fim da prova, Felipe soma 22 pontos na temporada, sendo o décimo colocado no Mundial de Pilotos.

Os treinos livres para o Grande Prêmio da Inglaterra começam nesta sexta, com o grid de largada sendo definido no sábado. A corrida será no domingo, às 9 horas (de Brasília), e marcará a décima etapa da temporada da Fórmula 1.

 

McLaren de Senna e todo circo da F-1 tomam ruas do centro de Londres.

MARK THOMPSON/GETTY

Felipe Massa esteve no evento
Felipe Massa esteve no evento

A Fórmula 1, em mais uma etapa do processo de conquista de público, levou o circo da categoria para as ruas de Londres, com quase todos os pilotos do atual grid, além de peças históricas, como a McLaren MP4/6, modelo com que Ayrton Senna conquistou o título mundial em 1991.

A ausência mais sentida foi a do britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, justamente o principal piloto do país sede do Grande Prêmio que acontecerá neste fim de semana, em Silverstone, que alegou preferir manter o segundo dos dias de folga que tem nesta semana.

Ainda assim, não faltaram presenças marcantes de representantes da casa, como David Coulthard, que exerceu a função de apresentador do megaevento, e do tricampeão da categoria Jackie Stewart, o Escocês Voador, Jenson Button e Damon Hill.

A honra de guiar a McLaren utilizada em 1991, e no início de 1992, por Senna e o austríaco Gerhard Berger, coube ao belga Stoffel Vandoorne, um dos atuais pilotos da equipe inglesa, ao lado do espanhol Fernando Alonso.

A tradicional Trafalgar Square teve grande presença de público, que conferiu arrancadas, cavalos de pau, entre outras manobras, do alemão Sebastian Vettel, dos finlandeses Kimi Raikkonen e Valtteri Bottas, do brasileiro Felipe Massa, entre outros.

O alemão Nico Rosberg, atual campeão da Fórmula 1, que se aposentou logo após conquistar o título, levou o troféu de campeão para o público londrino, que lotou as arquibancadas montadas no centro de Londres, para acompanhar as emoções no circuito improvisado.

 

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.