Corinthians volta a liderar ranking de sócios-torcedores no Brasil; confiram a lista e números !
2 min read
Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br por agência Gazeta Press.

O Corinthians está novamente no topo do ranking de sócios-torcedores do “Movimento por um Futebol Melhor”. Em alta, a equipe paulista viu seu programa de associados voltar a crescer depois de despencar no início do ano e ultrapassou o rival Palmeiras para recuperar a liderança.
Líder e invicto no Campeonato Brasileiro, o Corinthians já liderava a lista em janeiro, com marca acima de 130 mil sócios – o Palmeiras, por sua vez, era segundo, com 126,7 mil. Em fevereiro, contudo, o clube alvinegro atualizou o número de inadimplentes, perdendo 52 mil associados.
Com a queda no segundo mês do ano, o Corinthians passou a figurar apenas no quinto lugar do chamado “Torcedômetro”, com pouco mais de 81 mil sócios-torcedores – perdendo então, nesta ordem, para os programas de Palmeiras, Grêmio, Internacional e São Paulo.
Desde então, porém, o time alvinegro retomou o crescimento, até reassumir a liderança. Hoje, o clube registra 123.106 inscrito em seu programa “Fiel Torcedor”, contra 122.778 no “Avanti” do Palmeiras.
Ainda assim, considerando a comparação com janeiro, o Corinthians está no “vermelho”, perdendo mais de 10 mil sócios no ano. No Palmeiras, acontece o mesmo: quase quatro mil torcedores a menos.
Dentro de campo, depois de um 2016 decepcionante, o time comandado pelo técnico Fábio Carille foi campeão paulista e lidera a Série A ainda sem conhecer derrotas – com 14 pontos de vantagem para o Palmeiras. A equipe alviverde, por sua vez, depois de vencer o último Brasileiro, investiu pesado para 2017, mas tem amargado decepções – a última, a queda na Copa Libertadores.
Atrás de Corinthians e Palmeiras, a terceira colocação do ranking de sócios-torcedores do “Movimento por um Futebol Melhor” é atualmente do Grêmio, vice-líder do Brasileiro, com 120,9 mil associados. São Paulo, em quarto com 115.741, e Internacional, quinto com 121.756, completam o top 5.
Flamengo e Atlético-MG, que são os times que mais ganharam sócios considerando apenas 2017 (28,2 mil e 26,8 mil, respectivamente), aparecem no sexto e sétimo lugares da lista.
* Atualizado até 17/08/2017.