Rafaela Silva bateu líder do ranking no judô e conquistou 1º ouro brasileiro na Olimpíada
Rafaela Silva bateu líder do ranking no judô e conquistou 1º ouro brasileiro na Olimpíada

A cidade de Belo Horizonte receberá neste mês de outubro uma importante competição do calendário anual do judô nacional. Nos dias 07 e 08, a Arena do Minas Tênis abrigará o Troféu Brasil de Judô, que reunirá os principais judocas do país. Um dia depois, na segunda-feira, o clube ainda terá a disputa do Super Desafio BRA, com o duelo entre Brasil e Alemanha.

Esta será a 16ª edição do torneio, que retorna para Belo Horizonte pela quarta vez, já que a cidade recebeu a competição em outras oportunidades nos anos de 2002, 2003 e 2013. Para o torneio que começa nos próximos dias, 482 atletas estão pré-inscritos, entre eles medalhistas olímpicos e mundiais, como Rafaela Silva, Sarah Menezes, Rafael Silva “Baby”, Leandro Guilheiro , Mayra Aguiar e outros nomes do esporte.

A competição é fundamental para os judocas brasileiros, pois agregará pontos ao Ranking Nacional, um dos critérios de classificação para a seleção brasileira de 2018. Nesta edição, o peso será maior, pois dará 145 pontos ao campeão de cada categoria.

Gestor nacional de eventos da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Matheus Theotônio citou a importância da competição na disputa por vagas na seleção brasileira. “O Ranking Nacional Sênior entrou nos eventos para fortalecer as disputas nacionais. Há muito tempo não tínhamos tantos atletas de seleção numa competição nacional, fazendo com que a disputa aumente tanto qualitativa, quanto quantitativamente”, declarou.

Na segunda-feira, após o disputa do Troféu Brasil de Judô, as competições na Arena do Minas Tênis serão finalizadas com a realização do Super Desafio BRA, que terá o amistoso entre as seleções masculinas de Brasil e Alemanha, com início previsto para as 19h(de Brasília).

Para a disputa, a CBJ convocou os judocas Felipe Kitadai (60kg), bronze nos Jogos Olímpícos de Londres 2012; Victor Penalber (81kg), bronze no Mundial de Astana 2015; Eduardo Bettoni (90kg); Rafael Buzacarini (100kg) e Ruan Isquierdo (+100kg). Já a Alemanha está escalada com Lukas Klemm (60kg), Niklas Blochl (81kg), Sandro Makatsaria (90kg), Philipp Galandi (100kg), Sven Heinle (+100kg) e Karl-Richard Frey (100kg), vice-campeão mundial em Astana 2015.

As entradas para os três dias de evento serão gratuitas, sujeitas apenas à lotação do espaço da Arena do Minas Tênis.