A idade nem o pouco tempo de preparação foram empecilhos para Yoel Romero mostrar mais uma vez sua capacidade dentro do octógono. Com 40 anos e tendo apenas um mês para treinar, o cubano derrotou Luke Rockhold por nocaute e saiu com a vitória da luta principal do UFC 221.

A luta começou com Romero mais cauteloso e aceitando mais as investidas de Rockhold, que partiu para o ataque. A intenção do veterano era de poupar esforços para o decorrer dos rounds, e nos cinco minutos iniciais apostou nos chutes de média-distância.

A estratégia foi diferente no retorno para o segundo round. Ainda com gás, foi mais contundente indo direto para cima de seu adversário, exigindo maior movimentação no octógono. Em um momento, Rockhold respondeu uma investida de Romero o travando contra a grade, além de desferir uma série de socos antes do término.

No round decisivo, o plano traçado pelo cubano se mostrou eficaz. De igual para igual no quesito energia, esperou o momento certo para acertar dois jebs certeiros. O primeiro já fez Rockhold cair, e o segundo foi o decisivo para nocautear e sagrar-se vencedor.

Após a luta, Romero aproveitou para se desculpar por não atingir o peso necessário na véspera do confronto e ainda exaltou seu adversário na noite.

“Primeiro eu quero agradecer a Deus. Em segundo lugar, quero me desculpar por não ter batido o peso e quero agradecer a todos que vieram acompanhar o evento. Rockhold é um grande atleta e um lutador incrível. Foi campeão do Strikeforce e do UFC. Obrigado a todos”, falou Romero.

O triunfo da última foi a 13ª na carreira de Romero como profissional, com apenas duas derrotas; Rockhold sofreu seu quarto revés em 20 lutas na carreira.

Veja as outras lutas do UFC 221:

Card principal

Curtis Blaydes x Mark Hunt – vitória de Blaydes (30-26, 30-26 e 29-27)
Tai Tuivasa x Cyril Asker – vitória de Tuivasa por nocaute aos 2:18 no primeiro round
Jake Matthews x Li Jingliang – vitória de Matthews (29-28, 30-26 e 30-26)
Tyson Pedro x Saparbek Safarov – vitória de Pedro por finalização aos 3:54 no primeiro round

Card preliminar

Dong Hyun Kim x Damien Brown – vitória de Kim (29-28, 28-29 e 29-28)
Israel Adesanya x Rob Wilkinson – vitória de Adesanya por nocaute aos 3:37 no segundo round
Alex Volkanovski x Jeremy Kennedy – vitória de Kennedy por nocaute técnico aos 4:57 no segundo round
Jussier Formiga x Ben Nguyen – vitória de Formiga por finalização a 1:43 no terceiro round
Ross Pearson x Mizuto Hirota – vitória de Pearson (30-27, 30-27 e 29-28)
José Quiñonez x Teruto Ishihara – vitória de Quiñonez (30-27, 29-28 e 29-28)
Luke Jumeau x Daichi Abe – vitória de Jumeau (29-28, 29-27 e 28-27)