Filipinho supera Carmichael e é campeão da etapa do Rio de Janeiro. Veja como foi !
3 min read
Filipe Toledo é o campeão da etapa do Rio de Janeiro da World Surf League.
Do Zigzagdoesporte.com.br por agência Gazeta Press.
Foto: Estadão.

Filipe Toledo é o campeão da etapa do Rio de Janeiro da World Surf League. O brasileiro superou o australiano Wade Carmichael por 17,10 a 8,00 e ficou com a conquista nas águas cariocas nesta sexta-feira.
A última vez que ganhou o evento foi em 2015, ano que brigou forte pelo título mundial até Pipe e venceu 3 etapas (o maior número naquele ano). Na ocasião, além do Rio, ele também triunfou nas etapas de Gold Coast e Peniche.
Depois da conquista, Toledo foi às lágrima na entrevista. Ele perdeu o nascimento do filho na Califórnia durante a etapa.
Agora, Filipinho salta da nona para a segunda colocação da WSL, atrás apenas de Julian Wilson. São 19.415 pontos contra 18.075. Ítalo Ferreira (14.995) e Gabriel Medina (14.160) aparecem na sequência.
Aliás, o brasileiro superou o próprio australiano na semifinal, mais cedo.
Semifinais – Como nos dias anteriores, Filipinho voltou a levantar a galera na praia de Saquarema. Pela bateria 1 das semifinais, o brasileiro mostrou logo no começo que seria difícil para Julian Wilson garantir vaga na final do torneio. Em sua segunda onda, um tubo e um aéreo já o colocaram na frente, com a nota 6,67. Na onda seguinte, repetiu as manobras e, desta vez, recebeu um 8,67 dos jurados, ficando com 15,34 no total. Líder do Mundial, o australiano não conseguiu encaixar nada além de um tubo. Filipe ainda conseguiu aumentar a somatória ao pegar um belo tubo, fechando a sessão com 16,37.
Na outra bateria de semifinal, Wade Carmichael, que eliminou Gabriel Medina nas quartas, venceu Ezekiel Lau e assegurou a outra vaga na decisão. Caprichando nos tubos, o australiano chegou à somatória de 13,17 e se manteve à frente do havaiano, que teve algumas dificuldades para finalizar suas ondas, mas mesmo assim conseguiu alcançar o total de 9,27.
Final – Embalado pelo desempenho ao longo deste Rio Pro 2018, Filipe Toledo completou a competição fazendo bonito diante de Wade Carmichael. O brasileiro pegou um tubo espetacular logo no início da prova, saiu no limite e faturou um 9,93 dos jurados, chegando a 13,60 na somatória. A menos de 10 minutos do fim, Filipinho pegou mais um bom tubo e, com a nota 7,17, aumentou seu total para 17,10, dificultando ainda mais a vida do australiano, que tinha apenas 6,84 e precisaria de no mínimo mais duas ondas para superá-lo. Não deu para ele, e Filipinho se sagrou campeão da quarta etapa do Circuito Mundial, em Saquarema.