F1 acredita que novas regras podem aumentar em 50% as ultrapassagens; confira.

Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br direto da redação.

Charles Leclerc liderou o caminho para a Scuderia Ferrari na primeira sessão de treinos do Grande Prêmio do Bahrein de 2019, quando superou seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel em 0,263 segundos.

Com o objetivo de gerar mais ultrapassagens, a temporada 2019 da Fórmula 1 conta com novas regras. Asas, bargeboards e dutos de freio, por exemplo, foram simplificados para facilitar a perseguição entre os carros.

No primeiro Grande Prêmio do ano, realizado na Austrália, as diferenças não foram sentidas. No entanto, a corrida do Bahrein, no último final de semana, já mostrou que essas modificações podem sim ter um impacto significativo. Nikolas Tombazis, chefe de assuntos técnicos de monopostos da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), analisou as mudanças, e garantiu que as ultrapassagens podem aumentar em até 50%.

“Não esperávamos um enorme impacto na Austrália, em que é difícil de ultrapassar em qualquer caso, mas isso muda em outros circuitos. Algumas simulações mostraram um aumento de + 10% nas ultrapassagens, assumindo uma evolução similar de uma corrida, é claro. Em outras, espera-se um aumento maior, possivelmente na ordem de + 50%”, disse.

Além disso, Tombazis diz acreditar que as mudanças estão surtindo efeito no sentido correto, e que os impactos ficarão claros ao longo da temporada.

“Esse foi o feedback que tivemos até agora, mas só ficará claro quando avançarmos a temporada. Não estávamos esperando milagres na primeira rodada na Austrália, mas geralmente estamos esperando um passo na direção certa no que diz respeito à aerodinâmica”, completou.

A Fórmula 1 retorna nos dias 12, 13 e 14 de abril, com o Grande Prêmio da China, terceira etapa da atual temporada e 1000° corrida da história da categoria.

About admin

O nosso site é voltado para o esporte, escrevemos e publicamos sobre 40 modalidades esportivas. A nossa meta é levar o esporte cada vez mais longe para o maior número possível de pessoas. O ZigZag do Esporte é a nossa Revista Eletrônica do Esporte, acesse, curta, comente e mande sugestões.

Comentários via Facebook:

Deixe uma resposta