Hamilton celebra papel da Mercedes na corrida 1000 da F1; confira tudo do GP China.

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Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br direto da redação.

Hamilton passou pelo seu companheiro de equipe Valtteri Bottas, que largou na pole na China, na primeira curva e dominou o restante da corrida.

 

Na madrugada deste domingo, a Mercedes fez história ao garantir uma dobradinha no topo da corrida de número 1000 da história da Fórmula 1. Lewis Hamilton saiu vitorioso, ao passo que Valtteri Bottas ficou em segundo.

Após a prova em Xangai, o britânico atual campeão mundial da categoria e agora líder do mundial de pilotos celebrou o desempenho da equipe.

“Não foi o mais fácil dos fins de semana… Ter uma dobradinha na 1000ª corrida é realmente especial”, disse, de forma sucinta.

Com Lewis Hamilton na liderança do mundial de pilotos com 68 pontos conquistados, a Fórmula 1 retorna no dia 28 de abril, com o GP do Azerbaijão.

Saiba como foi o GP da China de F1

O GP 1000 foi agitado antes mesmo da largada. Max Verstappen e Robert Kubica rodaram na volta de apresentação. A temperatura da pista era de 29ºC. Quando as luzes vermelhas se apagaram, Lewis Hamilton conseguiu passar Valtteri Bottas e Charles Leclerc fez a ultrapassagem sobre Sebastian Vettel. Verstappen manteve a quinta colocação. No fim do pelotão, Daniil Kvyat foi tocado pela McLaren de Carlos Sainz e acabou acertando a de Lando Norris, com o britânico escapando por muito pouco de capotar na pista. Voltas depois, o russo foi punido com um drive-through.

O safety-car virtual foi acionado para a remoção dos detritos na pista, mas logo a corrida voltou ao regime normal. Pierre Gasly vinha em sexto lugar, seguido por Daniel Ricciardo, Sergio Pérez — que fez grande largada depois de sair de 12º —, Nico Hülkenberg e Romain Grosjean completando a lista dos dez primeiros nas voltas iniciais.

Nas primeiras voltas, as Mercedes abriram boa vantagem para as Ferrari, com 2s4 entre Hamilton e Bottas, outros 2s4 entre Bottas e Leclerc e uma vantagem menor do monegasco para Vettel, de apenas 0s8. O alemão mostrava ter melhor performance, mas não o suficiente para se aproximar e ganhar a posição. Verstappen tentava ficar ali perto de Vettel, enquanto Pierre Gasly, mesmo com pneus macios, já estava 6s atrás de Max, que vinha com os médios.

Charles Leclerc cumpre ordem da Ferrari e deixa Sebastian Vettel passar (Foto: Reprodução)
Com 11 voltas, veio a ordem de Ferrari para Leclerc: “Deixe Sebastian passar”. O monegasco respondeu: “Estou abrindo vantagem”. Mesmo assim, Charles permitiu a ultrapassagem na reta dos boxes, e Vettel subiu para terceiro lutar para tentar se aproximar dos carros da Mercedes. O jovem piloto da Ferrari não se mostrou nada satisfeito com a decisão, mas acabou ouvindo do pit-lane: “Fizemos nosso trabalho, continue focado”.

“Estou perdendo muito tempo. Não sei se vocês querem saber ou não, mas só para vocês saberem”, disparou Leclerc via rádio, muito insatisfeito pela decisão e por não conseguir chegar em Vettel. Assim, Bottas abria uma vantagem de 7s para as Ferrari, enquanto Verstappen reduzia a diferença para o carro do monegasco.

Quem enfrentava problemas era Nico Hülkenberg, que amargava mais um abandono na temporada ao recolher com sua Renault para os boxes. Pouco depois, Verstappen entrava nos pits para a Red Bull trocar os pneus macios pelos duros, ousando com uma estratégia para tentar ir até o final. E Lando Norris, que vinha em 19º e último, se arrastava com um dano na asa dianteira.

Na volta 19, a Ferrari chamou Vettel para fazer seu pit-stop e trocar os pneus médios pelos duros, adotando a mesma estratégia de Verstappen. O alemão conseguiu voltar à frente da Red Bull, mas o holandês tinha mais ritmo pelos pneus mais quentes e conseguiu se aproximar. No fim da volta, Max retardou a freada e conseguiu passar Vettel, que colocou lado a lado para dar o X em uma belíssima manobra para se colocar novamente à frente.

Enquanto Vettel tinha um forte ritmo com os pneus duros, a Ferrari mantinha Leclerc na pista com os desgastados compostos médios, e o monegasco sofria com o desgaste dos pneus, perdendo assim muito tempo. Já Bottas, confortável no segundo lugar, fazia seu pit-stop na volta 22 para colocar pneus duros e tentar ir até o fim, mesmo com 44 voltas ainda para a bandeirada final. Hamilton foi aos boxes no giro seguinte com um pit-stop sem problemas. Leclerc parou em seguida, mas o monegasco perdeu de longe a quarta posição para Verstappen, em claro erro de estratégia da Ferrari com o jovem piloto.

Max Verstappen (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
Hamilton voltou do pit-stop mais lento que seu companheiro de equipe e reclamou com a Mercedes: “Por que vocês fizeram primeiro a parada de Bottas?”. A diferença, que havia chegado a 5s antes da parada, caiu para cerca de 1s3. Mas depois o pentacampeão conseguiu não apenas controlar, mas aumentar a vantagem sobre o finlandês. No pelotão intermediário, Kimi Räikkönen voltava de um pit-stop complicado com a Alfa Romeo atrás de Kevin Magnussen, mas depois conseguiu fazer uma bela manobra para retomar a décima colocação.

A partir da volta 30, a corrida já não tinha tanta emoção, com poucas batalhas na pista. Leclerc se aproximava de Verstappen volta a volta, enquanto o holandês parecia não ter condições de lutar com Vettel pelo terceiro lugar. Na frente, Hamilton voltava a ter uma vantagem bastante confortável perante Bottas, que fazia uma corrida tranquila e tinha o segundo lugar assegurado. Gasly, mesmo em sexto, fazia uma corrida discretíssima, enquanto Ricciardo era o ‘melhor do resto’ com a Renault.

Ferrari e Red Bull travaram uma batalha estratégica. Primeiro foi Verstappen, que parou na volta 35 para trocar os pneus duros pelos médios. No giro seguinte, foi a vez de Vettel também parar para mudar os compostos brancos pelos amarelos. Assim, Leclerc subia novamente para a terceira colocação e tinha 10s6 à frente de Vettel. A Mercedes também partiu para a mesma estratégia e chamou primeiro Hamilton, com Bottas parando segundos depois. Leclerc, então, ganhava mais uma posição ao subir para segundo.

Valtteri Bottas passa Charles Leclerc e retoma o segundo lugar na China (Foto: Reprodução)
Com pneus mais rápidos, Bottas sofreu para passar Leclerc, que defendeu bravamente a posição por cerca de uma volta. Mas o finlandês aproveitou o acionamento da asa móvel na grande reta para fazer a ultrapassagem e voltar ao segundo lugar.

Leclerc se arrastava com os pneus duros e foi presa fácil para a ultrapassagem de Vettel. O monegasco teve de fazer o pit-stop para colocar um novo jogo de pneus médios, mas voltou a cair para a quinta colocação, sendo ultrapassado por Verstappen. E nos boxes da Toro Rosso, Kvyat encerrava uma participação apagada na China.

A corrida seguiu para seu desfecho com Hamilton bem confortável na frente, seguido por Bottas e Vettel, que tinha a volta mais rápida da corrida. Verstappen e Leclerc fechavam a lista dos cinco primeiros, com Gasly, Ricciardo, Pérez, Räikkönen e Alexander Albon completando a relação dos dez primeiros colocados, resultado que prevaleceu até a bandeirada final.

Nas voltas finais, Norris recolheu para os boxes da McLaren e abandonou a corrida, enquanto Gasly fez um pit-stop extra e colocou pneus macios para tentar fazer a volta mais rápida da corrida e garantir um ponto a mais no campeonato. No fim, o francês conseguiu tomar o ponto de Vettel ao marcar a volta mais rápida da prova. Hamilton, por sua vez, recebeu a bandeirada das mãos de Alain Prost e comemorou mais uma vitória histórica na F1.

F1 2019, GP da China, Xangai, corrida:

1 L HAMILTON Mercedes 56 voltas
2 V BOTTAS Mercedes +6.552
3 S VETTEL Ferrari +13.744
4 M VERSTAPPEN Red Bull Honda +27.627
5 C LECLERC Ferrari +31.276
6 P GASLY Red Bull Honda +1:29.307
7 D RICCIARDO Renault +1 volta
8 S PÉREZ Racing Point Mercedes +1 volta
9 K RÄIKKÖNEN Alfa Romeo Ferrari +1 volta
10 A ALBON Toro Rosso Honda +1 volta
11 R GROSJEAN Haas Ferrari +1 volta
12 K MAGNUSSEN Haas Ferrari +1 volta
13 L STROLL Racing Point Mercedes +1 volta
14 A GIOVINAZZI Alfa Romeo Ferrari +1 volta
15 C SAINZ JR McLaren Renault +1 volta
16 G RUSSELL Williams Mercedes +2 voltas
17 R KUBICA Williams Mercedes +2 voltas
18 L NORRIS McLaren Renault +5 voltas NC
19 D KVYAT Toro Rosso Honda +13 voltas NC
20 N HÜLKENBERG Renault +39 voltas NC
VMR P GASLY Red Bull Honda 1:34.742 Volta 56

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