28/03/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Norte-americanos vencem o Ironman Brasil 2019, em Florianópolis; confira.

4 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por NSC Esportes.com

Andrew Potts, dos EUA, lidera na corrida para ser campeão do Ironman Brasil
Andrew Potts, dos EUA, lidera na corrida para ser campeão do Ironman Brasil

(Foto: Léo Munhoz)

Os campeões do Ironman Brasil, em Florianópolis, são dos Estados Unidos. Entre os homens, o vencedor foi Andrew Potts, que completou a prova de triatlo de resistência em 8h02m57s. Já a primeira colocada entre as mulheres foi Sarah Piampiano, com o tempo de 8h40m48s. Ainda, a norte-americana ganhou com recorde da prova em Floripa e quinta melhor marca da modalidade. O evento esportivo é realizado pelo 19º seguido em Florianópolis, e reúne mais de 1,5 mil atletas de 38 países.

Vice em 2018, Sarah Pampiano, retornou ao Brasil para garantir o título com recorde, no tempo de 8h40min48seg – o anterior era de Susie Cheetham (GBR), 8h52min00s – para os 3,8 km de natação, 180,2 km de ciclismo e 42.1 km. Sarah chegou a Florianópolis com nove títulos da modalidade, além de um vice-campeonato no ano passado.

Entre os brasileiros, o destaque foi a capixaba radicada em Balneário Camboriú, Pâmella Oliveira. Em sua estreia na distância, ela terminou em segundo, com o 9h03m46s. Já entre os homens, o melhor foi o gaúcho Frank Silvestrin, com o terceiro lugar e o tempo de 8h10m19s. Ele garantiu a vaga para o Mundial Ironman em Kona (Havaí) deste ano, programado para outubro. Tido como um dos favoritos, campeão em 2014 e vice no ano passado, Igor Amorelli não teve um bom dia, terminando em 17º – ele encerrou a prova caminhando.

A prova

Um dos grandes nomes do triatlo mundial, sete vezes top ten em Kona, Potts estreou no Brasil. Ele tomou a liderança faltando 20km para o término do ciclismo. Após os 3,8 mil metros de natação, o britânico William Clarke e o brasileiro Igor Amorelli estavam na frente, mas bem próximos sobre as bicicletas. Com 2h53m nos 42km corrida o norte-americano passou a linha de chegada em primeiro.

– Que lugar fantástico para correr! Foi uma prova excelente, com o público incentivando o tempo inteiro. É incrível correr com tantas pessoas apoiando e entendendo o verdadeiro espírito do Ironman. Sinto-me honrado em vencer essa prova. Competir um Ironman é sempre uma experiência única. Você pode largar a mesma prova vinte vezes e serão vinte momentos diferentes. A gente nunca sabe como será a corrida até terminar – falou o campeão, depois de cruzar a linha de chegada.

William Clarke foi o segundo, três minutos e meio atrás. O melhor brasileiro foi Frank Silvestrin, com o tempo de 8h10m19s. A comemoração dele foi grande. Não apenas pela vaga no Mundial de Ironman. É que nesta segunda-feira ele completa 37 anos.

Já entre as mulheres, o roteiro foi parecido. Piampiano estava em segundo no ciclismo e tomou a dianteira na segunda metade do ciclismo. A líder, até então era a brasileira Pâmella Oliveira. Com ritmo forte, a norte-americana assegurou a décima conquista da carreira em Florianópolis e nada menos que o quinto melhor tempo da história do triatlo feminino.

– A atmosfera aqui é muito boa e o clima hoje estava perfeito. Essa é a minha melhor marca da carreira. Foi um dia incrível e poder vencer aqui, com todo esse público apoiando, torna o momento ainda mais especial; Gostaria de parabenizar a Pâmella pelo grande desempenho em sua estreia- declarou atleta de 39 anos.

– Estou feliz com a minha estreia e com o resultado. Gostaria de ter baixado de nove horas, mas para a primeira vez está excelente. Sei que tenho alguns pontos pra melhorar é isso me motiva para buscar melhores resultados – comentou Pâmella.

O término de toda a prova, com a passagem dos triatletas amadores, está prevista para a meia-noite. Todos os participantes têm até 17 horas para a conclusão do percurso.

Resultados oficiais Ironman Brasil 2019

Masculino

1º Andrew Potts (EUA) – 8h02min57seg

2º William Clarke (GBR) – 8h06min30seg

3º Frank Silvestrin (BRA) – 8h10min19seg

Feminino

1ª Sarah Piampiano (EUA) – 8h40min48seg – recorde

2ª Pâmella Oliveira (BRA) – 9h03min46seg

3ª Bruna Mahn (BRA) – 9h16min55seg.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.