19/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Neymar é desonesto com colegas ao dizer que carrega seleção nas costas.

3 min read

ODAIR BRAZ JR Do R7.

Neymar desconsiderou seus colegas de seleção com essa declaração tosca
Neymar desconsiderou seus colegas de seleção com essa declaração tosca Werther Santana/Estadão Conteúdo.

Atleta foi totalmente esnobe e jogou o trabalho de outros jogadores na lata do lixo ao dar essa declaração.

O sujeito tem que ter muita falta de autocrítica e mais um monte de gente bajulando e dizendo que “você é o cara” para chegar numa entrevista coletiva e dizer que “carregou o Brasil nas costas”, como fez Neymar nessa quarta (9). Tentei puxar pela memória para lembrar quando foi que o camisa 10 da seleção realmente levou a seleção nos ombros e, sinceramente, não consegui lembrar de uma única vez. Na final das olimpíadas de 2016? Hmmm, também não, apesar de o Brasil ter levado a medalha de ouro.

Veja: jogar bem e fazer gols não significa carregar um time inteiro. Esse tipo de coisa — se sobressair — não torna nenhum jogador o motor ou o coração de um time. Até porque há um monte de atletas que fazem isso semanalmente por suas equipes.

Se você parar para pensar bem, quem carregou o Brasil nas costas? Pelé? Não. Na Copa de 1958, na Suécia, ele tinha só 17 anos e começou na reserva. Entrou em alguns jogos importantes, fez gol na final e explodiu, mas não foi “o cara” da seleção. Em 1962, no Chile, quando também fomos campeões, Pelé se machucou e ficou de fora da fase final. Na Copa de 1970 ele foi um dos destaques, mas a seleção tinha muitos outros jogadores incríveis. Zico e Sócrates em 1982? Também não dá para dizer isso. Romário em 1994? Olha, esse chegou perto. Maradona na Copa de 1986, quando a Argentina foi campeã? Bem provável que tenha carregado, sim.

E daí, voltamos a Neymar. Em 10 anos na seleção o que ele conquistou? A Copa das Confederações de 2013 (quem se impota, né?) e a já citada medalha olímpica em 2016. Apesar de ter jogado muito bem na competição de 2013, Neymar não carregou o time. Assim como também não o fez em 2016, quando a equipe jogou muito mal e se arrastou durante parte dos jogos. Fora isso, a Copa América agora de 2019 foi conquistada pelo Brasil, mas o camisa 10 não estava, já que havia se machucado. Quer dizer, tirando e medalha de ouro, Neymar só ajudou em conquistas menores. E é isso: ajudou. Aí vem a pergunta: onde é que o dito cujo carregou a seleção? Em amistosos? Talvez em algum treino? Ainda precisamos descobrir.

Neymar, com essa história de ser “o cara” da seleção, desrespeita seus companheiros de equipe. Ele devia sair e pedir desculpas para os outros jogadores, porque efetivamente nunca foi o jogador que empurrou o Brasil para conquistas maiúsculas. No máximo, é (foi?) um jogador diferenciado. Para carregar a seleção nas costas, o moço precisa jogar muito mais do que fez até hoje.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.