Brasil garante primeira vaga olímpica feminina na canoagem de velocidade. Veja como foi a conquista de Valdenice.
2 min read
Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

O Brasil alcançou um marco histórico na canoagem de velocidade ao conquistar sua primeira vaga olímpica feminina. Na manhã desta quarta-feira (24), Valdenice Conceição assegurou o posto ao vencer a prova do C1 200m feminino no Pan-Americano de Canoagem Velocidade, realizado em Sarasota, na Flórida. Com um tempo de 47s739, a atleta brasileira garantiu seu lugar nos Jogos de Paris 2024 e fez história para o país.
Emocionada com a conquista, Valdenice expressou sua gratidão pela torcida e celebrou a vitória inédita nos Estados Unidos. “Conquistei a vaga olímpica aqui no Pan-Americano de Sarasota, agradeço pela torcida de todos e tamo junto, família”, declarou a atleta após o feito.
O país pode garantir mais uma vaga com Vagner Souta, que se classificou à final no caiaque (K1 1000). Vagner ficou em segundo lugar ao concluir a bateria em 3min43s081. O norte-americano Jonas Ecker (3min41s881) liderou a disputa.
A final por medalhas do K1 1000 m está programada para às 13h35 (horário de Brasília) desta quarta (24). Apenas dos dois primeiros colocados asseguram a vaga olímpica.
Na abertura do Pan em Sarosata, na terça (23), a dupla Filipe Vinicius Vieira e Jacky Nascimento também garantiram presença do país nos Jogos na prova C2 500m masculino.
Vale ressaltar que as vagas conquistadas são do país, e cabe à Confederação Brasileira de Canoagem indicar os atletas que competirão em Paris.