Vitória 1 x 0 São Paulo -Trabalho de Jair Ventura mantém Leão na elite do Brasileirão. Veja o gol, os melhores momentos e a ficha técnica do jogo!
4 min read
Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

O Vitória permanece na Série A do Campeonato Brasileiro em 2026. Neste domingo, no Barradão, o Leão mostrou superioridade dentro de campo e superou o São Paulo pelo placar mínimo, em jogo válido pela 38ª e última rodada do Brasileirão: gol solitário e importante de Baralhas.
Com o resultado positivo, os rubro-negros terminam na 15ª colocação, somando 45 pontos, ficando na elite na próxima temporada. Os são-paulinos, por sua vez, ficaram na 8ª posição e totalizando 51 pontos; assim, asseguram vaga, por ora, na Copa Sul-Americana, podendo ser na Pré-Libertadores a depender do campeão da Copa do Brasil.
O JOGO
Aos quatro minutos, Zé Marcos roubou a bola e ligou o passe para Renato Kayzer, que encontrou Willian Oliveira, o capitão tabelou com Erick, que tentou um cruzamento na área, a bola voltou para o camisa 33, que ajeitou para a perna esquerda e fez a primeira finalização do jogo.
Willian Oliveira passou para Kayzer, que logo ligou o passe para Erick, o camisa 33 voltou o o passe entre os zagueiros para o centroavante, que em dividida de espaço, foi derrubado na área. Embora o estádio tenha feito um coro só pedindo pênalti, o árbitro mandou o jogo seguir aos nove minutos. O São Paulo ganhou a oportunidade e uma falta perto da área aos 14 minutos. Em jogada ensaiada, Alisson deu um passe para Sabino, que ajeitou para Marco Antônio bater de fora da área com perigo.
Aos 18 minutos, o Vitória alçou um cruzamento na área, Willian Oliveira ajeitou de calcanhar para Renato Kayzer, que finalizou de cara para o gol e o goleiro Rafael fez uma defesa de futsal para salvar o São Paulo.
O Vitória subiu com tudo numa troca de passes envolventes, no momento em que Kayzer passou para Erick, o centroavante passou por dentro, enganou a defesa, o que facilitou para Erick ajeitar para a perna esquerda e chutar com muito perigo de fora da área. Rafael foi obrigado a fazer uma ótima defesa aos 21 minutos.
Ferreirinha tentou sair jogando dentro da área, mas Erick e Kayzer chegaram para marcar de perto, o ala do São Paulo foi obrigado a dar o chutão. A bola ficou para Willian Oliveira, que chutou no canto aos 31’, mas Rafael salvou o Tricolor Paulista mais uma vez.
O São Paulo desarmou o Vitória e já subiu para o contra-ataque aos 47 minutos. Gonzalo Tapia recebeu um lançamento e ganhou de Camutanga na corrida depois de adiantar a bola de joelho. Ele finalizou de dentro da área, mas Thiago Couto fez uma boa defesa para evitar o primeiro gol da partida.
SEGUNDO TEMPO
Depois de onze minutos de jogo, Raúl Cárceres deu o chutão para frente, Sabino caiu sozinho e a bola sobrou para Erick. O atacante do Vitória conduziu até a grande área e chutou colocado, a bola passou muito próximo da trave.
O São Paulo construiu uma boa jogada com uma troca de passes no ataque, depois do passe de Cédric Soares, Emiliano Rigoni deu um chute rasteiro cruzado e a bola passou muito perto do gol aos 18 minutos. O Vitória recuperou a posse no ataque aos 22 minutos e foi para frente. Matheuzinho passou para Renato Kayzer, que soltou rapidamente para Fabri dentro da área, o camisa 23, quase caindo, deixou a bola com Baralhas, que apareceu de surpresa e chutou cruzado, fazendo o primeiro gol do jogo.
Aos 28 minutos, Fabri puxou o contra-ataque e lançou para Renzo López dentro da área, o centroavante ajeitou a bola, mas finalizou no meio e o goleiro Rafael defendeu.
O GOL E OS MELHORES MOMENTOS:
FICHA TÉCNICA
Vitória 1×0 São Paulo
Campeonato Brasileiro – 38ª rodada
Local: Barradão
Data: 7/12/2025
Horário: 16h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Rafael Traci (SC)
Transmissão: Premiere
Gols: Baralhas aos 22′ do 2º tempo;
Cartões: Camutanga, Baralhas e Matheuzinho [Vitória]; Ferreirinha [São Paulo].
Vitória: Thiago Couto; Neris, Camutanga (Dudu) e Zé Marcos; Raúl Cáceres (Fabri), Willian Oliveira ©, Baralhas (Ronald) e Ramon; Erick, Aitor (Matheuzinho) e Renato Kayzer (R. López). Técnico: Jair Ventura.
São Paulo: Rafael; Cédric (Paulinho), R. Toloi, Arboleda, Sabino e Ferreirinha (Lucca); Marcos Antônio, Luiz Gustavo e Alisson (Pablo Maia); Luciano e Gonzalo Tapia. Técnico: Hernán Crespo.