29/03/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Esqueça vitórias. Massa assume que sua luta é apenas para ganhar pontos.

4 min read

Livio Oricchio Do UOL, em Barcelona (Espanha).

A reação de Felipe Massa ao deixar o carro da Williams, hoje, depois do treino livre da tarde no Circuito da Catalunha, revelou toda sua decepção por compreender, agora de forma definitiva, que sua equipe poderá, ao menos em condições normais, lutar apenas por pontos até o fim da temporada.

Os novos componentes testados por ele e seu companheiro, Valtteri Bottas, no primeiro dia de treino do GP da Espanha, de fato permitiram o modelo FW36-Mercedes melhorar seu desempenho. Mas Red Bull, Ferrari, McLaren, Force India também tornaram seus carros mais velozes no espaço de três semanas entre a prova de Xangai e a de Barcelona. Com um agravante: o resultado da sexta-feira sugere que Red Bull, Ferrari e McLaren avançaram mais da Williams.

“Nós vamos estar ali lutando com a Force India, McLaren. A Red Bull e a Ferrari estão melhores do que nós”, disse o piloto, visivelmente em desconforto. Massa dá a entender que esperava, com as mudanças no FW36, se aproximar do segundo pelotão, formado por Red Bull e Ferrari, e talvez pensar em conquistar pódios novamente, como os testes na pré-temporada indicavam ser possível. O seu último foi também em Barcelona, no ano passado, com Ferrari, terceiro colocado.

Ainda que fosse um treino livre, os tempos registrados hoje têm alguma representatividade. Por essa razão o UOL Esporte pediu a Massa sua análise por ter ficado a 2 segundos e 300 milésimos de Lewis Hamilton, da Mercedes, o mais veloz, e a 1 segundo e 315 milésimos de Daniel Ricciardo, da Red Bull, terceiro, e primeiro fora os pilotos da Mercedes. Massa obteve o oitavo tempo, 1min27s824. Fernando Alonso, da Ferrari, ficou em quarto, mas distante de Ricciardo, 612 milésimos.

“É muita diferença, claro. E mesmo que fosse 1 segundo e meio ou 1 segundo, a diferença é grande”, falou Massa. E para explicar seu estado de espírito comentou que será assim até o fim do ano. “A vantagem da Mercedes é enorme e a Red Bull tem um excelente carro. Quando seu motor (Renault) melhorar eles vão crescer ainda mais.”

Para chegar no pelotão da Red Bull e Ferrari a Williams precisaria desenvolver seu FW36 mais que as duas equipes de mais recursos na F1. E tanto Massa quanto Bottas sabem não ser possível. Ao contrário, a tendência é as duas se distanciarem da Williams.

A respeito do GP da Espanha, o piloto primeiro elogiou o grupo de técnicos do seu time ao dizer que a resposta das novas peças foram as mesmas das verificadas no túnel de vento. Os italianos repercutiram bastante sua crítica a Ferrari, ontem, quando na entrevista em inglês afirmou que no ano passado inteiro o que testava no carro não o melhorava.

Depois do cumprimento aos projetistas da Williams, Massa previu um fim de semana desafiador quanto ao consumo de pneus. A Pirelli levou para Barcelona os do tipo duro e médio. “O médio é muito mais rápido e tem praticamente a mesma durabilidade do duro. Acho que vamos ver estratégias bem distintas, embora a maioria vá preferir permanecer com o médio a maior parte do tempo.”

Ricciardo simulou uma corrida com a versão bastante modificada do modelo RB10 da Red Bull e completou sem dificuldades 24 voltas com os pneus médios. “Eles têm um ótimo carro, gasta menos pneu, ao contrário da gente. Creio que teremos duas e três paradas na corrida”, disse Massa.

Os carros voltam à pista, agora, amanhã, a partir das 6 horas, para a terceira sessão de treinos livres. A classificação começa às 9 horas, sempre horário de Brasília.

Será o primeiro treino do tetracampeão Sebastian Vettel, da Red Bull. Depois de apenas quatro voltas, de manhã, um princípio de incêndio, causado por um problema elétrico, obrigou a equipe desmontar o RB-10 do tanque para trás, impossibilitando-o de treinar à tarde também. Mas Ricciardo demonstrou que a Red Bull confirmou o avanço esperado. Chegar na Mercedes, contudo, não será possível tão já.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.