29/03/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Morte de chefão do Grupo Santander deixa Fórmula 1 em choque.

3 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.

EPRODUÇÃO

Fórmula 1 Alonso Emilio Botín Presidente Grupo Santander
Alonso ao lado de Botín, presidente do Grupo Santander que morreu na noite de terça 

A morte súbita do bilionário presidente do Grupo Santander, Emilio Botín, na noite dessa terça-feira, em Madri, na Espanha, deixou a Fórmula1 em choque, seja pela surpresa do fato e amizade de alguns com o ex-banqueiro, seja pelo impacto que a ausência pode causar.

O espanhol, que tinha 79 anos e sofreu um ataque cardíaco, era o principal pilar de ligação da instituição financeira com a categoria, na qual a companhia patrocina duas das principais equipes: McLaren e Ferrari.

Botín tinha relação muito próxima, de amizade até, com o espanhol Fernando Alonso e Lewis Hamilton, que lamentaram sua morte, assim como fizeram oficialmente as escuderias britânica e italiana. Felipe Massa e Marc Gené também o fizeram.

“Isto é para meu querido amigo Emilio Botín, que faleceu tristemente. Sentirei muito a sua falta”, escreveu o piloto inglês em sua conta no Twitter, acrescentando uma foto ao lado do ex-banqueiro.

Ver imagem no Twitter

“Na quarta, jantei com Don Emilio, planejávamos outra volta de bicicleta em Cingapura… Nos deixa um amigo, um grande amigo”, postou o espanhol também em sua conta no Twiiter e também com uma foto sua ao lado do ex-empresário.

Por meio de Botín, o Santander entrou na Fórmula 1 em 2007, patrocinando a McLaren e Fernando Alonso, que chegara à escuderia com o status de bicampeão da categoria (2005 e 2006), mas pela Renault.

Em 2010, a instituição financeira passou a ser parceira também da Ferrari, em um acordo com duração até 2017 – no mesmo ano, Alonso passou a ser piloto da equipe.

Ver imagem no TwitterVer imagem no Twitter

À época, o então presidente do grupo financeiro exaltou. “Me atreveria a dizer que hoje o Banco Santander é para o mundo bancário o que a Ferrari é para a Fórmula 1: um símbolo de tradição, êxito e fortaleza.”

Em sua conta oficial no Twitter, a Ferrari lamentou a morte. “Dia muito triste o de hoje. Nosso mais sincero pêsame à família e aos amigos do presidente Emilio Botín”, postou a escuderia.

A McLaren divulgou um comunicado oficial em seu site assinado por seu chefe, Ron Dennis. “Todos na McLaren estão chocados e profundamente tristes com a morte de Emilio Botín… Me sinto privilegiado de tê-lo conhecido e orgulhoso de pode chamá-lo de amigo… O mundo perdeu um grande homem”, diz, entre outras coisas, o texto.

Piloto da Ferrari por oito anos, de 2006 a 2013, o brasileiro Felipe Massa também manifestou-se. “Descanse en paz meu grande amigo Emilio Botín, um homem alegre e apaixonado pelo esporte, ânimo para a sua família”, escreveu.

O espanhol Marc Gené, piloto de testes da Ferrari, foi outro que usou as redes sociais para expressar seu “mais profundo pesar à família, foi uma das pessoas mais carismáticas, amáveis e brilhantes que eu já conheci”.

Agora, é preciso saber se o novo presidente, que deve ser indicado nesta quarta-feira pela comissão de nomeações e pelo conselho de administração do banco, manterá o aporte financeiro do mesmo na Fórmula 1.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.