GIRO PELA RODADA NOS CAMPEONATOS EUROPEUS; CONFIRA ALEMÃO, INGLÊS E ESPANHOL.
5 min read
dO zIGZAGDOESPORTE.COM.BR POR Carlos Machado com espn.com.br.
Dortmund reage no fim, mas fica apenas no empate com Stuttgart em casa.
O alerta já havia sido feito pelo técnico Jürgen Klopp: a sequência de jogos e o efeito do cansaço pós-Copa prejudicariam a arrancada do Borussia Dortmund nesse início de temporada. Talvez ele não imaginasse que tanto assim. Os atuais vice-campeões da Bundesliga voltaram a vacilar nesta quarta-feira: eles receberam o lanterninha Stuttgart, saíram atrás no placar, reagiram, mas não passaram de um empate em 2 a 2 no Signal Iduna Park.
O personagem da partida foi o meio-campo Daniel Didavi.
O atleta de 24 anos marcou os dois gols dos visitantes.
O primeiro deles veio aos três minutos do segundo tempo, em confusão no lado esquerdo da defesa dos donos da casa, roubada de bola e passe para Didavi, sozinho, completar para o fundo das redes de Weidenfeller. Ele voltou a aparecer em nova falha da retaguarda do Dortmund, corte errado e assistência para o meia fazer outro aos 23.
A reação do Dortmund se iniciou logo em seguida, aos 28 minutos, com Pierre-Emerick Aubameyang. O meia-atacante gabonês recebeu enfiada, se manteve em pé após pancada da marcação, driblou o goleiro e diminuiu. O Stuttgart, ainda assim, pressionava e teve a chance para sacramentar os três pontos com Ibisevic. Falhou e, então, veio o troco: aos 41, o goleiro Ulreich saiu bizarramente em cruzamento e deixou o gol aberto para o italiano Immobile igualar o placar.
A equipe de Dortmund contou com três campeões do mundo com a Alemanha no banco de reservas: Durm, Hummels e Ginter.
O armênio Henrikh Mkhitaryan, outro com lesão, foi mais um desfalque na enfermaria do clube.
O Stuttgart chegou para o confronto com os bastidores agitados. Antes da partida, conforme o jornal “Stuttgarter Zeitung”, Fredi Bobic, então diretor de esportes do clube, teve a sua demissão comunicada.
Na última temporada, o time também amargou a briga contra o rebaixamento.
Com o resultado, o Stuttgart deixou a lanterna do Campeonato Alemão e sobe uma posição, agora em 17º lugar, acima do Hamburgo, com dois pontos. O Dortmund, por sua vez, chega a apenas sete, na oitava colocação, quatro atrás do rival Bayern de Munique.
Outros resultados
Bayer Leverkusen 1 x 0 Augsburg
Borussia Monchengladbach 1 x 0 Hamburgo
Hannover 1 x 0 Colônia
Hertha Berlin 1 x 0 Wolfsburg.
Oscar decide, ‘mistão’ do Chelsea vence Bolton e avança na Copa da Liga.

José Mourinho resolveu escalar um time misto do Chelsea nesta quarta-feira. A equipe londrina entrou em campo pela 3ª fase da Copa da Liga Inglesa com uma escalação alternativa e deu certo. No Stanford Bridge, os donos da casa venceram o Bolton por 2 a 1 e avançaram às oitavas de final da competição. Oscar foi o responsável pela vitória ao marcar o segundo gol.
O Chelsea foi a campo com Cech; Azpilicueta, Cahiil, Zouma e Filipe Luís; Mikel, Aké, Salah e Orcar; Schurrle e Remy. O “recheado” banco de reservas tinha jogadores como Matic, Hazard e Ivanovic, além do ídolo Didier Drogba.
O primeiro gol do jogoi foi dos Blues. Aos 25 minutos, o jovem zagueiro francês Zouma, de 19 anos, abriu o placar para os donos da casa. Porém, o Bolton, acostumado a disputar a Premier League, mas que atualmente está na segunda divisão, empatou ainda na etapa inicial. Mills deixou tudo igual aos 31 minutos.
Já no segundo tempo, porém, só o Chelsea atacou. De fora da área, o meia brasileiro Oscar dominou de frente para o gol, viu uma brecha na marcação e chutou forte rasteiro no canto direito do goleiro Lonergan, que não alcançou a bola.
A vitória classifica o time londrino para as oitavas de final. O sorteio com os 16 times restantes na competição acontece ainda nesta quarta-feira.
De volta ao Campeonato Inglês, e de volta com o time titular, o Chelsea encara o Aston Villa, em casa, no próximo sábado. No mesmo dia, mas pela Championship, o Bolton, agora eliminado da Copa da Liga, joga como mandante contra o Derby County.
‘Artilheiro’ Miranda marca, Atlético de Madri vence Almería e segue na caça ao Barcelona.

O Atlético de Madri usou nesta quarta-feira uma velha receita para vencer o Almería por 1 a 0: Bola cruzada na área e um alguém aparecendo para marcar. O autor do gol desta vez foi o zagueiro brasileiro Miranda, artilheiro do time, que mais uma vez ajudou a equipe a chegar à vice-liderança do Campeonato Espanhol após a quinta rodada.
Com o resultado, o Atlético de Madri chegou aos 11 pontos, um a menos que o Barcelona, que joga ainda nesta quarta-feira, podendo disparar com 15 pontos. O Almería estacionou nos sete pontos e segue e caiu para a nona colocação.
O primeiro tempo acabou 0 a 0, sem grandes chances criadas. As melhores oportunidades vieram com Godín, de cabeça, e com Raúl García, que arriscou chute sem perigo.
O Atlético de Madri conseguiu abrir o placar aos 15 minutos do segundo tempo. O brasileiro Miranda se antecipou à zaga adversária após cobrança de escanteio de Koke e testou firme para dentro do gol. Jogada ‘manjada’, já que 85% dos gols do time na competição saíram de bolas paradas.
O zagueiro é o artilheiro do Atlético de Madri no Campeonato Espanhol com três gols marcados em apenas cinco jogos e é, junto com Neymar, o brasileiro com mais gols na competição. Miranda, no entanto, ainda está bem distante dos nove gols anotados por Cristiano Ronaldo, o artilheiro do torneio.
Ainda sem Mandzukic, que sofreu uma fratura no nariz no jogo contra o Olympiacos, pela Champions League, o Atlético de Madri mudou a dupla de ataque para essa partida. O reforço francês Griezmann jogou junto com Raúl García na frente, deixando o mexicano Raul Jiménez no banco.
No meio-campo, o técnico Simeone, que chegou à centésima vitória no comando da equipe, optou por poupar o meia Gabi, escalando Mario Suárez entre os titulares.
O Atlético de Madri enfrentará na próxima partida o Sevilla, em um confronto direto por posições na tabela, dentro de casa, no sábado, também pelo Espanhol. Um dia depois, o Almería terá pela frente o Deportivo La Coruña, atuando como visitante.
Confira outros resultados da rodada:
Eibar 1 x 1 Villarreal
Rayo Vallecano 2 x 1 Athletic Bilbao