29/03/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

A poderosa rivalidade que impulsionou o badminton chega ao Rio de Janeiro.

2 min read

Antônio Strini, do Rio de Janeiro (RJ), do ESPN.com.br

GETTY IMAGES

Lin Dan consola Lee Chong Wei após a quarta vitória em grande torneio, o Mundial de 2013
Lin Dan consola Lee Chong Wei após a quarta vitória em grande torneio, o Mundial de 2013

O malaio Lee Chong Wei tem uma soberania impressionante no badminton. Desde 2006, lidera o ranking internacional quase ininterruptamente, somando finais continentais, mundiais e olímpicas em seu currículo.

Todo esse desempenho, porém, ainda não rendeu ao atleta de 33 anos os principais títulos. Ele possui três pratas em Mundiais e outras duas em Olimpíadas.

Em quatro dessas cinco decisões, o mesmo algoz: o chinês Lin Dan, considerado o maior jogador de badminton da história – pentacampeão mundial e bi olímpico. Uma poderosa rivalidade que fez o esporte explodir em audiência e tomar proporções gigantescas na Ásia.

Os duelos nos últimos 12 anos estão vivos para os acompanhantes da modalidade mais rápida de todas – o golpe da raquete pode colocar a peteca em uma velocidade de quase 400 km/h.

“Eu fiz minha estreia no Mundial de 2009 e durante meus anos de carreira tenho visto como Lin Dan e Chong Wei causaram um impacto no jogo”, disse uma vez Jan O Jorgensen, ex-número 2 do ranking. “Por causa desses dois ladrões de espetáculos, nós temos mais espectadores e existem mais pessoas seguindo o jogo. O dinheiro tornou-se melhor – tudo graças a esses rapazes”.

GETTY

Lee Chong Wei (à esq.) e Lin Dan: a rivalidade mais poderosa do badminton
Lee Chong Wei (à esq.) e Lin Dan em 2010

O antagonismo protagonizado pelo destro Lee Chong Wei e pelo canhoto Lin Dan causa espanto até para o ex-treinador do malaio. “Toda vez Lin Dan aparece com bons resultados. Ele ganhou toda medalha que pode ser ganha. Lee Chong Wei ganhou outros torneios. A maneira como Lin Dan pensa é diferente. Está na sua cabeça”, disse Tey Seu Bock.

Questionado se o líder do ranking tem um bloqueio mental quanto enfrenta o chinês, o técnico negou: “Lee Chong Wei também tem mentalidade forte. Mas você não pode fazer alguém mentalmente forte. É como produzir carros diferentes. Basicamente, carros são os mesmos, mas tem motores diferentes, desempenhos distintos, etc”.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.