Alguns ainda podem achar estranho, mas os homens chegaram (ainda bem) de uma vez por todas no nado sincronizado, esporte exclusivamente feminino até 2015.

Spread the love

Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br por FINA.com

Alguns ainda podem achar estranho, mas os homens chegaram (ainda bem) de uma vez por todas no nado sincronizado, esporte exclusivamente feminino até 2015.

Alguns ainda podem achar estranho, mas os homens chegaram (ainda bem) de uma vez por todas no nado sincronizado, esporte exclusivamente feminino até 2015. Neste sábado, no Mundial de esportes aquáticos que está sendo realizado em Budapeste, na Hungria, foi disputada a eliminatória da rotina ténica do dueto misto, com a presença de dez países, quase o dobro de 2015, quando fez a estreia. O Brasil participou pela primeira vez na história e, com os namorados Giovana Stephan e Renan Alcântara, terminou a eliminatória em sétimo lugar, com a nota 77,1826. Com Mikhaela Kalancha e Alexandr Matsev, a Rússia somou 88,484 e liderou.

– Foi com muita força e muita garra, o amor que eu tenho por ela, e eu sei que é recíproco, ajuda muito. Não somos um dueto, somos um só. Gostei muito da nossa apresentação – disse Renan.

Giovana Stephan e Renan Alcântara ficam em sétimo no dueto misto — Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA Giovana Stephan e Renan Alcântara ficam em sétimo no dueto misto — Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Giovana Stephan e Renan Alcântara ficam em sétimo no dueto misto — Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O nado misto prova seu crescimento com números. No dueto misto técnico do Mundial de 2015, quando fez a estreia na competição, apenas seis duplas fizeram apresentações. Agora, na Hungria, o número quase dobrou, com dez. Na rotina livre, que será no próxima sexta-feira, serão onze pares, também maior que os dez de Kazan 2015.

A comemoração ao sair da água da dupla e da técnica Glaucia Soutinho mostrou que o time ficou satisfeito com a apresentação. A nota veio, e o dueto ficou à frente de Alemanha, Grécia e Panamá.

– Fiquei muito feliz com tudo, conseguimos fazer uma ótima apresentação – disse Giovanna.

O relacionamento esportivo da dupla brasileira começou em janeiro de 2015, quando os nadadores passaram a treinar juntos. Alguns meses depois, os dois oficializaram o namoro. A participação de um homem no nado sincronizado no Mundial é uma vitória. O próprio Renan esperou 16 anos para conseguir competir, já que a Federação Internacional não abria os torneios para o sexo masculino.

As apresentações mistas são um pouco diferentes das exclusivamentes femininas. A interação entre os atletas é bem maior, mas os homens não são tão flexíveis e plásticos, compensando na força física no momento de jogar suas parceiras para o alto. O público, que praticamente lotou a arena, aplaudiu muito todas as apresentações.

Renan Alcantara e Giovana Stephan fazem o dueto misto do Brasil no nado sincronizado — Foto: Satiro Sodré/SSPRESS/CBDARenan Alcantara e Giovana Stephan fazem o dueto misto do Brasil no nado sincronizado — Foto: Satiro Sodré/SSPRESS/CBDA

Renan Alcantara e Giovana Stephan fazem o dueto misto do Brasil no nado sincronizado — Foto: Satiro Sodré/SSPRESS/CBDA

O dueto misto, porém, não entrou no programa olímpico para os Jogos de 2020, mas ainda há a esperança de entrar para a edição de 2024:

– É uma pena, a gente recebeu a notícia há pouco tempo, mas mesmo assim os outros duetos e nós somos militantes nessa causa. Queremos mostrar que é uma prova competitiva e forte – disse Giovana.

O Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos envolve seis modalidades: saltos ornamentais, natação, nado sincronizado, águas abertas, polo aquático e o high diving, que é o salto de plataforma alta. São mais de 2000 atletas presentes, e a delegação brasileira contará com 60 competidores.

About admin

O nosso site é voltado para o esporte, escrevemos e publicamos sobre 40 modalidades esportivas. A nossa meta é levar o esporte cada vez mais longe para o maior número possível de pessoas. O ZigZag do Esporte é a nossa Revista Eletrônica do Esporte, acesse, curta, comente e mande sugestões.

Comentários via Facebook:

Deixe uma resposta