19/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Aos 36 anos, Hope Solo coleciona títulos, recordes e polêmicas.

3 min read

espn.W ESPN W

Aos 36 anos, Hope Solo coleciona títulos, recordes e polêmicas

Getty Images

Dividir o mundo em heroínas e vilãs sempre foi uma constante através da história. Hope Amelia Solo, ex-goleira da Seleção dos EUA de futebol feminino, que completa 36 anos neste domingo, oscilou entre os dois grupos ao longo de sua carreira. Vitoriosa dentro de campo e muitas vezes polêmica fora dele, a eterna camisa 1 se tornou uma das grandes personagens do futebol mundial.

No ensino médio ela jogava de… atacante

As medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e Londres-2012 e a Copa do Mundo de 2015 no Canadá são as principais conquistas de Hope Solo. O título mundial, aliás, veio como o ponto alto de uma “escada” que começa com o terceiro lugar na China em 2007 e o vice-campeonato na Alemanha em 2011. Mas não foi exatamente como goleira da Seleção dos EUA que ela “explodiu”: no ensino médio ela foi atacante do Richland High School Bombers e balançou as redes nada menos que 109 vezes entre 1996 e 1999. Foi então que decidiu calçar as luvas e evitar os gols ao invés de marcá-los. E não demorou muito para ser convocada para Seleção Sub-18 dos EUA.

Campeã de tudo pela Seleção e nunca por um clube

Além da Copa do Mundo e dos ouros olímpicos, Hope Solo também esteve no gol da Seleção dos EUA em sete títulos da tradicional Algarve Cup (2005, 2007, 2008, 2010, 2011, 2013, 2015), três do Torneio das Quatro Nações (2006, 2007 e 2008) e em dois da Copa Ouro da CONCACAF (2006 e 2014). Curiosamente, sua única conquista em clube foi individual: goleira do ano da WPS (Women’s Professional Soccer, precursora da atual National Women’s Soccer League, a NWSL) em 2009, quando defendia o Saint Louis Athletica. Nesse ano ela chegou a dar um passe para Christie Welsh, companheira de equipe, marcar um gol contra o FC Gold Pride.

Recordes e mais recordes

Hope Solo é a goleira com mais partidas disputadas pela Seleção dos EUA na história (202, 190 delas como titular), com mais vitórias (153), dona da maior série invicta (55 jogos) e de maior número minutos consecutivos jogados (1256), dentre outras marcas. Uma delas jamais foi alcançada por atletas da posição, tanto mulheres quanto homens: ninguém além dela fez 100 jogos sem sofrer gols em competições internacionais. Hope Solo saiu de campo 102 vezes sem ser vazada.

Humor duvidoso, polêmicas e rebeldia fora de campo

Às vésperas dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, Hope Solo postou em seu Instagram onde vestia uma máscara de apicultura e segurava um repelente. Era um recado de que “se protegeria” do zika virus. A piada pegou mal entre a torcida brasileira, que hostilizou-a em todas as partidas da seleção norte-americana. Coincidentemente, foi a primeira vez que os EUA não chegaram à decisão olímpica no futebol feminino. Pior: sequer chegaram às semifinais. Pouco depois dos Jogos, ela teve seu contrato com a seleção nacional rescindindo e recebeu uma suspensão de seis meses, motivada por um histórico de condutas consideradas impróprias pela US Soccer.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.