07/12/2025

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Érika Miranda perde no último segundo na semi, mas ganha 1ª medalha do Brasil no Mundial.

2 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por Carlos Fiúza com ESPN.com.br.

A brasileira vencia a japonesa Misato Nakamura pela menor quantidade de shidos (1 a 2), mas a adversária anotou um wazari no instante final da luta e conseguiu avançar.
A brasileira vencia a japonesa Misato Nakamura pela menor quantidade de shidos (1 a 2), mas a adversária anotou um wazari no instante final da luta e conseguiu avançar.

Um segundo. Foi este que separou Érika Miranda da final da categoria até 52kg do Mundial de judô, nesta terça-feira. A brasileira vencia a japonesa Misato Nakamura pela menor quantidade de shidos (1 a 2), mas a adversária anotou um wazari no instante final da luta e conseguiu avançar.

Mais do que ir à decisão, Érika estava muito perto de vencer a japonesa pela primeira vez, contra quem havia perdido os quatro combates entre ambas.

Apesar da frustração, a brasileira se superou na respecagem, venceu a italiana Odette Giuffrida e ficou a com o bronze, a primeira medalha do Brasil no Mundial de Astana. Assim, ela alcançou sua terceira medalha em Mundiais. Antes, conquistara o bronze em Chelyabinsk (2014) e a prata no Rio de Janeiro (2013).

Na decisão da categoria, Nakamura conseguiu seu terceiro título mundial, o que já alcançado também em 2009 e 2011, ao superar a romena e líder do ranking mundial, Andreea Chitu, por conta de um shido à adversária.

Pela semifinal, Érika dominou a maior parte do confronto e quase conseguiu a vitória por imobilização, mas a japonesa resistiu e conseguiu a luta foi paralisada. Mesmo assim, apesar da frustração de quase ter vencido, a brasileira encaminhava a vitória por ter sido punida apenas uma vez contra duas da japonesa. Porém, o golpe de Nakamura executado de forma perfeita no instante final definiu a a virada.

Já na repescagem, a brasileira foi para cima, mas teve dificuldade para encaixar os golpes. Assim, a vitória veio por conta de um shido à italiana.

Até chegar à semifinal, Érika superou a armênia Zhanna Stankevich, a cazaque Lenariya Mingazova e a bielorrussa Darya Skrypnik. Contra a primeira, ela triunfou ao anotar dois wazaris e, consecutivamente, um ippon. Diante das outras duas, a vitória veio com um estrangulamento.

Chibana cai na estreia

Na categoria masculina até 66kg, o atual campeão pan-americano, Charles Chibana, perdeu para o chinês Duanbin Ma logo na primeira rodada e deu adeus precocemente à disputa. O brasileiro, que foi quinto colocado no Mundial do Rio de Janeiro, em 2013, vencia a luta por um shido, quando o chinês levou a luta para o chão, imobilizou o adversário e ficou coma vitória a menos de um minuto para o fim.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.