Em dia de queda de favoritos, Mineirinho segue vivo em Portugal e na briga pelo título; confira tudo da etapa portuguesa.
3 min read
Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.

O brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, sobreviveu a um dia ruim para os favoritos na etapa de Portugal do Mundial de surfe. Na manhã deste sábado, o atual vice-líder do ranking avançou à terceira rodada na repescagem, enquanto os australianos Owen Wright e Julian Wilson foram eliminados.
Logo na primeira bateria do dia, Mineirinho levou a melhor sobre o português Tiago Pires, somando 12,43, com um 6,00 e um 6,43 como melhores notas. O surfista da casa chegou a surfar nove ondas, mas não conseguiu ameaçar a vantagem do brasileiro, acabando com 6,17, somando 3,40 e 2,77.
Em seguida, outro brasileiro avançou e ajudou seus compatriotas na briga pelo título. Caio Ibelli derrubou o terceiro colocado do Mundial Owen Wright, em resultado que deve mexer com o ranking. Mineirinho vai ampliar sua distância, enquanto Gabriel Medina e Filipe Toledo podem entrar no top 3.
Isso por que o quarto colocado do ranking, Julian Wilson, também foi eliminado neste sábado, sendo derrotado na terceira bateria do dia pelo havaiano Mason Ho. O australiano acabou com 13,06, somando 6,83 e 6,23, enquanto o rival venceu com 13,93, com 7,40 e 6,53 como melhores notas.
A liderança do circuito é do australiano Mick Fanning, com Mineirinho na segunda colocação. O atual primeiro colocado, inclusive, pode ser campeão mundial já em Portugal, caso vença a etapa e o brasileiro seja eliminado na terceira rodada – essa é a única combinação possível para o título.
Outros brasileiros – A manhã em Portugal também teve um duelo todo brasileiro por uma vaga na terceira rodada. No quarto duelo do dia, Ítalo Ferreira levou a melhor e eliminou Tomas Hermes. Pouco depois, Wiggolly Dantas também se despediu da disputa, derrotado pelo neozelandês Ricardo Christie.
A competição foi interrompida neste sábado após a sétima bateria do dia, pela condições climáticas na praia de Supertubos. Ainda restam cinco disputas para a conclusão da segunda rodada, incluindo as que envolvem os brasileiros Jadson André e Miguel Pupo, que enfrentarão, respectivamente, Kolohe Andino e Michel Bourez.
Veja os resultados da segunda rodada neste sábado:
Adriano de Souza (BRA) 12,43 x 6,17 Tiago Pires (POR)
Caio Ibelli (BRA) 13,33 x 12,37 Owen Wright (AUS)
Mason Ho (HAV) 13,93 x 13,06 Julian Wilson (AUS)
Italo Ferreira (BRA) 11,50 x 9,74 Tomas Hermes (BRA)
Jeremy Flores (FRA) 12,76 x 12,00 Aritz Aranburu (ESP)
Ricardo Christie (NZL) 10,73 x 8,70 Wiggolly Dantas (BRA)
John John Florence (HAV) 16,20 x 8,70 Glenn Hall (IRL)
Kai Otton (AUS) x C.J. Hobgood (EUA)
Joel Parkinson (AUS) x Adam Melling (AUS)
Adrian Buchan (AUS) x Sebastian Zietz (HAV)
Jadson Andre (BRA) x Kolohe Andino (EUA)
Miguel Pupo (BRA) x Michel Bourez (FRA).