Fanning supera lenda havaiana e complica situação de Medina no Mundial de surfe; confira os resultados do 3º round.
3 min read

Depois de ver Gabriel Medina dar um show na primeira bateria, foi a vez de Mick Fanning cair no mar e fazer sua parte em Pipeline. Nesta quarta-feira, contra a lenda havaiana Jamie O’Brien, o australiano não teve trabalho para vencer o adversário local e seguir vivo em busca do tetracampeonato mundial para sua coleção. Com o resultado, ele ainda complicou a situação do brasileiro, que agora precisa ser campeão para sonhar com o bi.
Para tentar surpreender O’Brien, Fanning optou por começar em um ritmo forte, arriscando entrar no maior número de ondas possíveis. Logo na primeira já encaixou um lindo tubo e arrancou dos juízes a segunda maior nota do dia até o momento: 8,47.
Depois de 20 minutos de bateria, de um total de 40, O’Brien ainda não havia arriscado entrar em nenhuma onda e via sua situação ficar cada vez mais complicada. Campeão da etapa em 2004, o havaiano não mostrou um bom poder de leitura do mar e terminou com um somatório de apenas 2,70. Fanning, que não tinha nada a ver com isso, pegou mais algumas ondas medianas e venceu com 12,14.
“Jamie é um dos melhores aqui. Sempre é muito difícil aqui. Acho que dei sorte, consegui encaixar essa boa primeira onda. É incrível todo esse apoio dos torcedores. Viajei o mundo todo durante o ano para chegar aqui, então é maravilhoso. Só quero tentar dar um bom show a eles”, disse à organização.
Com a vitória, Fanning avançou ao quarto round e limitou muito as possibilidades de Gabriel Medina conquistar o bicampeonato. Agora, o brasileiro precisa ser campeão da etapa e ainda torcer para o australiano e Adriano de Souza serem eliminados no máximo nas quartas de final, enquanto Filipe Toledo precisaria ser eliminado no quinto round.
Líder do ranking mundial, o Fanning depende apenas dele para conquistar o quarto título da carreira. O título em Pipeline elimina qualquer chance de todos os brasileiros. Se o australiano for eliminado depois dos rivais, também fica com a taça.Veja todos os outros cenários da decisão no Havaí.
A decisão do WCT tem janela aberta até 20 – com transmissão ao vivo da ESPN+ eWatchESPN -, quando Gabriel Medina, Filipe Toledo e Adriano de Souza terão a oportunidade de brigar pelo segundo título mundial da história do país na modalidade. Contra eles, Mick Fanning espera acabar com a festa verde-amarela no Havaí.
Confira os confrontos do terceiro round:
1 – Gabriel Medina (BRA) 15,84 x Jordy Smith (AFS) 4,50
2 – Bede Durbidge (AUS) 0,17 x Keanu Asing (HAW) 5,00
3 – Italo Ferreira (BRA) 4,07 x C.J. Hobgood (EUA) 6,60
4 – Kelly Slater (EUA) 13,43 x Michel Bourez (TAH) 7,00
5 – Mick Fanning (AUS) 12,14 x Jamie O’Brien (HAW) 2,70
6 – John John Florence (HAW) 19,26 x Taj Burrow (AUS) 1,83
7 – Filipe Toledo (BRA) 6,67 x Mason Ho (HAW) 6,93
8 – Joel Parkinson (AUS) 10,86 x Kai Otton (AUS) 5,40
9 – Jeremy Flores (FRA) 14,44 x Sebastian Zietz (HAW) 14,23
10 – Julian Wilson (AUS) 15,16 x Adam Melling (AUS) 15,73
11 – Josh Kerr (AUS) 7,67 x Adrian Buchan (AUS) 3,20
12 – Adriano de Souza (BRA) 10,00 x Glenn Hall (IRL) 4,70