Estela Farah, especial para o ESPN.com.br.
DIVULGAÇÃO
Equipe Funvic Soul Cycles & Carrefour conquistou licença de Pró-Continental
O ciclismo brasileiro está de volta à elite mundial após cinco anos, desde que a equipe Scott, de São José dos Campos (SP), disputou competições internacionais. A equipe Funvic Soul Cycles & Carrefour conquistou, em novembro, a licença de Pró-Continental e recoloca o País no circuito internacional mais importante do ciclismo de estrada, marcando presença em competições de prestígio do calendário da UCI (União Ciclística Internacional, na sigla em inglês).
A licença Pro Continental conquistada pela Funvic Soul Cycles & Carrefour, também de São José, permite que a equipe seja convidada a participar de provas do calendário World Tour, principal categoria do ciclismo mundial. Desde o início da temporada 2016, o time já participou de importantes competições.
Entre os próximos desafios da equipe estão GP Miguel Indurain, Tour da Turquia e as Voltas nacionais. OESPN.com.br conversou com Benedito Tadeu Azevedo Júnior, o Kid, fundador da equipe e atual diretor esportivo, para saber um pouco mais sobre a história do time e os projetos futuros.
Veja a entrevista completa:
ESPN.com.br – Como e há quanto tempo surgiu a Funvic e quais as maiores conquistas da equipe em seus anos de existência?
Benedito – A equipe nasceu em 2007, através do Clube Team Vale de Ciclismo, com o intuito de formar e administrar uma equipe de ciclismo de competição de alto nível, além de desenvolver projetos sociais voltados ao ensino desta modalidade esportiva. Através de um projeto profissional, o Clube Team Vale Ciclismo tinha como meta manter e administrar uma das melhores equipes do Brasil e estar sempre entre as três melhores do ranking América Tour da UCI.
Sob o meu comando, o Clube Team Vale de Ciclismo representou a cidade de Pindamonhangaba (do interior de São Paulo), entre 2007 e janeiro de 2013, e conquistou inúmeros títulos nacionais e internacionais. Destacam-se entre as conquistas a Copa da República de 2008, vencida por Roberto Pinheiro da Silva; título de edições da Copa América, o título da Volta do Uruguai 2012, vencido por Magno Nazaret e também o título geral do Tour do Brasil, conquistado por Magno Nazaret em duas ocasiões (2012 e 2014), o título geral do Tour de San Luis (Argentina -2015) por Daniel Díaz; entre outras conquistas ao longo de sua história, além de títulos de campeão brasileiro na estrada e contrarrelógio individual.
Entre as conquistas da equipe, destaca-se o título do ranking America Tour 2010 e 2012; o título do ranking brasileiro de 2010, dois títulos do Tour do Brasil de Ciclismo (2011/2012); vice-campeã do Tour do Rio 2015; campeã do Tour de San Luis 2015, tricampeã brasileira de Estrada e bicampeã Brasileira de Contrarrelógio Individual.
ESPN.com.br – Como foi o processo que permitiu que a FUNVIC se tornasse uma equipe pró-continental?
B – A equipe vem apresentando uma trajetória crescente nos últimos anos, sempre buscando novos desafios e focando na profissionalização e crescimento do ciclismo brasileiro. Já tínhamos este desejo e graças a uma grande parceria com o empresário João Paulo Diniz, grande incentivador e entusiasta do esporte brasileiro, conseguimos a licença Pro Continental. Foi um longo processo, que envolveu várias questões, principalmente financeiras. Para nos auxiliar em todo este processo, contratamos uma agência espanhola especializada neste tipo de processo junto à entidade máxima do ciclismo mundial, a UCI
ESPN.com.br – Quais são as ambições da equipe nesta temporada? Já existe um plano de ação para as próximas?
B – Participar das grandes provas internacionais e assim proporcionar uma boa experiência para os ciclistas brasileiros. É um novo desafio e um ano de aprendizado para todos.
Chamamos nosso projeto de Brasil Pro Cycling, no qual estamos traçando novos desafios para o futuro. É um projeto de longo prazo.
ESPN.com.br – Quais são as políticas anti-doping adotadas pela equipe?
B – Com a profissionalização, todos os ciclistas da equipe passaram a possuir o passaporte biológico e, com isso, os atletas passam por exames rigorosos em vários momentos, tanto em competição, quanto em exames surpresa.
ESPN.com.br – De que forma você acredita que uma maior exposição de uma equipe brasileira no circuito internacional pode beneficiar o ciclismo brasileiro?
B – Achamos que com a participação da equipe em competições ao redor do mundo, com grandes nomes do ciclismo, despertaremos a paixão do público pelo esporte, e conseguiremos trazer jovens ciclistas, que no futuro poderão ser grandes atletas. Também achamos que podemos despertar nas empresas a vontade de patrocinar este esporte que cresce a cada ano no país.
ESPN.com.br – Como você vê o cenário nacional do ciclismo nos dias de hoje?
B – Vemos que, nos últimos anos, o ciclismo vem encontrando grandes dificuldades. Equipes tradicionais acabaram e outras estão com grande dificuldade de se manter. Então, o cenário é crítico.
ESPN.com.br – Quais são as medidas que você acredita serem capazes de contribuir para a melhora da atual situação?
B – O apoio da grande mídia é uma das principais ações que vemos para o crescimento do ciclismo, visto que o patrocinador quer aparecer. Também vemos que as equipes também precisam se dedicar e fazer disso uma empresa. Assim, fazemos aqui, e ano a ano, estamos crescendo e ajudando o esporte.
ESPN.com.br – Quais são os diferenciais que colocam a equipe FUNVIC há anos em um patamar acima das demais equipes profissionais no Brasil?
B – Trabalho. Como te disse na pergunta acima. É preciso pensar na equipe como uma empresa, com gerenciamento constante no pessoal e financeiro, a busca por patrocinadores e também a divulgação disso tudo para a mídia. Isso faz com que a equipe tenha uma exposição grande daquilo que conquista, sendo de grande importância para os patrocinadores.
ESPN.com.br – Você acredita que o Brasil possui talentos promissores no ciclismo e que ainda poderemos ter maior destaque no contexto mundial?
B – Sim, vemos alguns ciclistas com grande futuro. Inclusive estamos dando oportunidades para alguns destes novos talentos na equipe nesta temporada. O Brasil, mesmo que modestamente, sempre teve alguém em destaque, visto a participação de Mauro Ribeiro, Luciano Pagliarini, Cássio Freitas, Murilo Fischer, dentre outros, que ao longo dos últimos anos, sempre colocaram o Brasil em destaque no esporte.
About Author
O nosso site é voltado para o esporte, escrevemos e publicamos sobre 40 modalidades esportivas. A nossa meta é levar o esporte cada vez mais longe para o maior número possível de pessoas. O ZigZag do Esporte é a nossa Revista Eletrônica do Esporte, acesse, curta, comente e mande sugestões.
Continue Reading