Anfitrião vence 11ª etapa do Giro d’Itália, marcada por acidente; Jungels segue líder; confira.
3 min read
Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.

O italiano Diego Ulissi é o vencedor da 11ª etapa do Giro d’Itália. Nesta quarta-feira, o anfitrião superou desde pisos retos até ondulados para chegar à sua sexta vitória. Com isso, ele tornou-se o maior ganhador de etapas do torneio no atual pelotão, deixando para trás o veterano alemão André Greipel e seu compatriota Vicenzo Nibali, que seguem com cinco.
O ciclista de 26 anos da Lampre-Merida cruzou a linha de chegada após 4h56min32, seguido de perto pelo costariquenho Andrey Amador e pelo luxemburguês Bob Jungels, que segue com a camisa rosa, de líder geral por tempo, pelo segundo dia consecutivo.
A etapa, que foi de Modena a Asolo, em 227 km, foi marcada por um acidente por volta do início da quarta hora, quando cerca de 20 competidores ficaram no chão e demoraram a voltar para a prova.
“Vim ao Giro em busca de uma vitória de etapa e agora tenho duas, então estou muito feliz. Para a equipe também é importante, para todos os companheiros só tenho o que lhes agradecer pelo grande trabalho que têm feito. Todos têm trabalhado muito duro”, disse o italiano, que também venceu a quarta etapa.
Ulissi explicou os últimos quilômetros da prova, que foi de sprint duro com Amador e Jungels.
“A subida foi difícil, mas agora me encontro muito bem, subo muito bem. Superada a subida, só podia pensar no sprint final e consegui guardar um pouco de fôlego para a descida e para a reta final”, comentou.
Esta foi a primeira etapa sem o espanhol Mikel Landa (Team Sky), que acabou “forçado” a deixar a etapa 10 da competição – o ciclista havia reclamado de dores estomacais – e, com isso, não poderá voltar a disputar etapas da competição.
Esta também foi a primeira vez do Giro d’Itália de 2016 sem o holandês Tom Dumoulin, que vinha tendo rendimento inferior ao esperado nos últimos quatro dias e não conseguiu seguir em busca do título por conta de problemas físicos, saindo de cena depois de 101 quilômetros percorridos.
A 12ª etapa da competição será disputada a partir das 7h30 (de Brasília), percorrida por 182 quilômetros entre as cidades de Noale e Bibione. A ESPN e oWatchESPN transmitem a etapa AO VIVO a partir das 10h30 (de Brasília).
Veja como ficaram as relações de camisas:
Rosa (líder geral, por tempo): Bob Jungels (Etixx)
Vermelha (líder por pontos): André Greipel (Lotto Soudal)
Azul (líder de motanha): Damiano Cunego (Nippo)
Branca (líder jovem): Bob Jungels (Etixx)
Veja como ficou a classificação da 11ª etapa:
1- Diego Ulissi (Lampre) – 4h56min32
2- Andrey Amador (Movistar) – m.t
3- Bob Jungels (Etixx) – m.t
4- Giacomo Nizzolo (Trek) – 4h56min45
5- Sonny Colbrelli (Bardiani) – m.t
6- Matteo Trentin (Etixx) – m.t
7- Sacha Modolo (Lampre-Merida) – m.t
8- Enrico Battaglin (LottoNl-Jumbo) – m.t
9- Tim Wellens (Lotto Soudal) – m.t
10- Alejandro Valverde (Movistar) – m.t
Veja como fica a classificação geral:
1- Bob Jungels (Etixx) – 45h16min20
2- Andrey Amador (Movistar) – 45h16min44
3- Alejandro Valverde (Movistar) – 45h17min27
4- Steven Kruijswijk (LottoNl-Jumbo) – m.t
5- Vincenzo Nibali (Astana) – 45h17min29
6- Rafal Majka (Tinkoff) – 45h18min21
7- Ilnur Zakarin (Katusha) – 45h18min45
8- Esteban Chaves (Orica) – 45h19min03
9- Gianluca Brambilla (Etixx) – 45h19min05
10- Diego Ulissi (Lampre) – 45h19min07