07/12/2025

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Sensação com Isaquias no Rio, canoagem do Brasil estreia na Paralimpíada com bronze.

2 min read

Thiago Cara, do Rio de Janeiro (RJ), para o ESPN.com.br

DIVULGAÇÃO/CPB

Caio Ribeiro conquistou a medalha de bronze na canoagem dos Jogos Paralímpicos
Caio Ribeiro conquistou a medalha de bronze na canoagem dos Jogos Paralímpicos

Modalidade do maior medalhista do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, Isaquias Queiroz, a canoagem de velocidade estreou em uma Paralimpíada nesta edição do evento e o país-sede também saiu com medalha: bronze com Caio Ribeiro de Carvalho, no KL3.

Era a última final do dia na Lagoa Rodrigo de Freitas, que teve arquibancadas lotadas para acompanhar os primeiros medalhistas da história das Para olimpíadas.

Com tempo de 40s199, Caio foi cerca de um segundo mais rápido que o quarto colocado, Iulian Serban, da Romênia. Serhii Yemelianov, da Ucrânia, ficou com a medalha de ouro, e Tom Kierey, da Alemanha, com a prata.

Caio, de 30 anos, teve a perna esquerda amputada, resultado de um acidente de moto, em 2011. Antes disso, sempre teve forte ligação com o esporte, tendo participado de competições de atletismo e atuado no futebol norte-americano.

Mais cedo, Luis Carlos Cardoso ficou perto do pódio na categoria KL1. O brasileiro, que é ex-dançarino, terminou em quarto, apenas meio segundo da terceira colocação. A medalha de ouro ficou com o polonês Jakub Tokarz; a prata com o húngaro Robert Suba; e o bronze, para o britânico Ian Marsden.

Os resultados da canoagem, porém, tiraram o Brasil do top 5 do quadro de medalhas da Paralimpíada. Com campanha de 10 ouros, 24 pratas e 15 bronzes, o país foi ultrapassado na classificação geral pela Austrália, que faturou seu 11º ouro com Curtis McGrath, na final KL2.

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.