Ciclista iraniano morre após sofrer acidente grave em prova da Para Olimpíada no Rio.
2 min read
Thiago Cara, do Rio de Janeiro (RJ), para o ESPN.com.br

O ciclista iraniano Bahman Golbarnezad, de 48 anos, morreu na tarde deste sábado, horas após sofrer um grave acidente na prova do ciclismo de estrada C4-5 dos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. A informação foi confirmada pelo Comitê Paralímpico do Irã, em seu site oficial.
O acidente aconteceu às 10h40 deste sábado, segundo o Comitê Paralímpico Internacional (CPI), na primeira seção da descida do Grumari. O atleta recebeu atendimento no local e, no caminho para o Hospital Unimed, na Barra, sofreu uma parada cardíaca.
A família de Golbarnezhad está no Irã. Os atletas da delegação do país foram reunidos na Vila Paralímpica e informados da notícia.
“É uma notícia de partir o coração. Os pensamentos e as condolências de todo movimento paralímpico está com a família, amigos e companheiros de Bahman, assim como todo Comitê Paralímpico do Irã”, disse Philip Craven, presidente do CPI.
“É uma notícia muito triste para o esporte e o movimento paralímpico. Nossos corações e orações estão com a família e companheiros de Bahman e todas as pessoas do Irã”, lamentou Carlos Arthur Nuzman, presidente da Rio 2016.
O CPI informa que abriu uma investigação para investigar as circunstâncias do acidente e que a bandeira do Irã está a meio mastro na Vila Paralímpica. Na cerimônia de encerramento dos Jogos, neste domingo, um minuto de silêncio será respeitado em memória do ciclista.
Era a segunda aparição de Golbarnezad na Rio 2016, depois de já ter competido no mesmo lugar na última quarta-feira, no contrarrelógio C4.
A fatalidade interrompeu a prova desde sábado, que é voltada para atletas amputados ou com problemas neurológicos. Outros sete competidores que vinham atrás de Golbarnezad também não completaram a disputa, vencida pelo holandês Daniel Gebru Abraham.
O ciclista iraniano havia começado no esporte em 2002, em Shiraz, no Irã. Era sua segunda Paralimpíada, sendo que, em Londres 2012, foi 23º colocado na prova do ciclismo de estrada.