Resumo do noticiário do GP de Monza.
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Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br por agência AFP.
Soberano, Hamilton vence na Itália e retoma liderança do Mundial de F-1.
Lewis Hamilton é o novo líder do Mundial de Fórmula 1.
Neste domingo, em Monza, o britânico venceu de ponta a ponta o tradicional GP da Itália, 13º do 20 da temporada 2017, e reassumiu a primeira colocação do campeonato de pilotos, deixando para trás Sebastian Vettel por apenas três pontos (238 a 235).
O alemão da Ferrari terminou em terceiro lugar, enquanto Valtteri Bottas – companheiro de Hamilton na Mercedes – chegou em segundo e completou a dobradinha.
A dominância do tricampeão no circuito italiano foi impressionante. Com diversas voltas rápidas, ele logo se distanciou dos concorrentes e perdeu a liderança por menos de uma volta, quando precisou parar nos boxes e retornou atrás do parceiro finlandês.
Esta foi a 59ª vitória da carreira de Lewis Hamilton, que ganhou pela sexta vez em 2017. No sábado, ele havia superado o recorde de poles positions de Michael Schumacher (68) e agora possui 69 primeiras colocações em grids.
Daniel Ricciardo também merece menção honrosa: após largar da 16ª posição, o australiano levou a Red Bull ao quarto lugar, seguido por Kimi Raikkonen, Esteban Ocon, Lance Stroll e Felipe Massa – os três últimos travaram grande batalha nas voltas finais.
A Fórmula 1 volta em 17 de setembro com o GP de Cingapura.
Veja abaixo a classificação do Mundial de Pilotos
F-1 quer ter estrutura de categorias similar à da MotoGP.

A Fórmula 1 planeja ter uma estrutura de categorias inferiores da mesma maneira que acontece no MotoGP e suas classes inferiores, revelou Charlie Whiting, diretor de provas da FIA, durante o lançamento do novo carro da F2.De acordo com o executivo, o grupo Liberty Media, que é o proprietário da F1, quer deixar as categorias mais próximas em nível. “A estrutura da MotoGP é certamente aquilo que os detentores dos direitos comerciais gostariam de ver, e estamos trabalhando duro para conseguir isso”, disse Whiting, segundo o site Crash.net.
“A ideia com este carro na F2 é aproximá-lo da F1 o máximo possível. Acho que eles conseguiram isso. Tudo foi feito com a intenção de parecer mais moderno e permanecer assim por um tempo. Quanto ao motor, o plano é usar o mesmo para a GP3 e F2, com um aspirado e outro turbo”, completou.
Após se tocarem duas vezes no GP da Bélgica, Sérgio Pérez e Esteban Ocon, da Force India, garantem ter feito as pazes
As principais novidades do carro da F2 foi a mudança da dimensão, a presença do Halo – proteção à frente do carro – e o novo motor. A ideia é aproximar a categoria da F1.
Ross Brawn, diretor técnico da maior competição de automobilismo da atualidade, também falou sobre a ideia de ter categorias inferiores. “Queremos que essa seja a estrutura lógica em termos de pilotos, fãs e comercialmente falando. Queremos introduzir patrocinadores para a F2 e GP3, para que elas se tornem grandes parceiras de equipes da F1. Isso deve ser uma ótima iniciativa. A F1 se esforçará comercialmente para ajudar a F2 e GP3, que, espero, se tornará F3 em 2019”.
