TRESTLES: “TUDO NOSSO, NADA DELES”!
3 min read
Esta foi a primeira vez que o Brasil teve uma mulher e um homem campeões na mesma etapa do circuito.
Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br por agência EFE.
Silvana Lima vence em Trestles e volta a ser campeã de etapa do mundial de surfe.

Depois de ficar sete anos sem vencer uma etapa na elite do surfe mundial. Silvana Lima alcançou a redenção na tarde desta sexta-feira. Enfrentando a australiana Keely Andrew, 11ª colocada no ranking da World Surf League (WSL), a brasileira conquistou um 17,60 e voltou a subir no lugar mais alto do pódio.
O título simboliza a recuperação de Silvana que nos últimos quatro anos conviveu com oscilações no circuito, tendo que disputar o WQS duas vezes para se reclassificar à elite do esporte.
O caminho para a vitória de Silvana se abriu na terceira onda, quando ela anotou um 8,93 e disparou na frente da adversária, que seguia acumulando notas baixas. Na quinta onda da brasileira, ela somou mais 8,67, totalizou 17,60 colocou a mão na taça.

Keely Andrew tentou se recuperar, mas não conseguiu mais que 10,93 e o título ficou com Silvana Lima.
Filipe Toledo vence em Trestles e segue vivo na briga pelo título Mundial de surfe.

Surfando “em casa”, Filipe Toledo venceu o sul-africano Jordy Smith e se sagrou campeão na final da etapa de Trestles. O brasileiro – que é morador de San Clemente, na Califórnia, mesmo estado onde foi realizada esta etapa do circuito – anotou 15,67 contra 9,80 do adversário e ficou com o título.
A vitória foi fundamental para as pretensões de Filipinho no circuito Mundial de surfe, já que ele derrotou Smith na final, o atual líder do ranking, e subiu para a sétima colocação do ranking da World Surf League (WSL).
Na água, Filipe Toledo viu Smith anotar um 9,0 na segunda onda e pular na frente na disputa. Precisando se se recuperar para ser campeão, o brasileiro somou 8,0 na sequência e não deixou o rival disparar.
Na próxima onda, o brasileiro repetiu o bom desempenho e conquistou um 7,67, chegando a 15,67. Antes em vantagem, o sul-africano não conseguiu apenas um 0,80 na sequência e não conseguiu alcançar o brasileiro, que ficou com o titulo.
Este triunfo foi o segundo do surfista em etapas do Mundial de surfe neste ano, o outro havia sido em Jeffreys Bay. Na carreira, é a quinta vez que ele sobe no lugar mais alto do pódio.

Não foi apenas Filipe Toledo que saiu vitorioso das águas nesta sexta-feira, Silvana Lima venceu a australiana Keely Andrew e também alcançou a glória máxima na Califórnia. Esta foi a primeira vez que o Brasil teve uma mulher e um homem campeões na mesma etapa do circuito.
Trestles, aliás, era a única etapa da WSL que ainda não havia tido um brasileiro campeão. Agora, com as vitórias de Filipinho e Silvana, o Brasil já venceu em todas as etapas do Mundial de surfe.