Gilberto marca mais uma vez e Bahia vence o América-MG pelo Brasileiro. Confira tudo sobre o triunfo tricolor.
4 min read
Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br direto da Arena Fonte Nova.
O Bahia muito provavelmente terminará a 18º rodada do Campeonato Brasileiro fora da zona de rebaixamento. Isso porque a equipe venceu o América-MG na Fonte Nova, em Salvador, com mais um gol do atacante Gilberto e subiu para 21 pontos na tabela. O time torce agora para ao menos um entre Chapecoense, Santos e Vitória tropecem na rodada para que os baianos não estejam entre os quatro últimos.
O jogo foi bastante equilibrado, com os donos da casa tentando mais, mas parando no bom sistema defensivo dos mineiros, que estão tomando poucos gols desde a chegada do técnico Adílson Batista. O Bahia só conseguiu furar a retranca americana com Gilberto, que vive uma das melhores fases em toda a sua carreira. Isso porque é o quinto gol que ele marca em sete jogos com a camisa do clube.
Agora com 21 pontos, o time baiano deu um verdadeiro salto na tabela e subiu para a 11ª posição, encostando no América, que tem a mesma pontuação, mas tem uma vitória a mais. Vale lembrar que o Bahia tem um jogo a menos disputado no Campeonato, já que o duelo contra o Ceará, pela 15ª rodada, foi adiado para o dia 29 de agosto.
Na próxima rodada, enquanto o Bahia encara o Cruzeiro fora de casa no domingo, o América, no mesmo dia, recebe o Fluminense no Independência.
PRIMEIRO TEMPO
O Bahia começou comandando as ações de ataque. A equipe conseguia ser agressiva e marcava a saída de jogo do Coelho.
O América, porém, está mais astuto com a chegada do técnico Adilson Batista. O time alviverde não sente a pressão de ser atacado – foi assim contra o Santos e Palmeiras. Diante disso, o Coelho fechava todos os espaços, não deixava o time da casa chegar.
Com a proposta de jogar mais nos contra-ataques, o América conseguiu uma grande oportunidade aos 9 minutos. Em lançamento rápido para Ruy, o goleiro do Bahia precisou largar a meta para tirar a redonda.
Quando o duelo passou dos 15 minutos, o América passou a segurar mais a bola nos pés. O time de Adilson Batista trocava passes com tranquilidade, valorizando a posse de bola. O Bahia seguia com sua postura de pressionar a saída de jogo.
Aos 22, o Bahia chegou com grande perigo. Em cruzamento da esquerda, Gilberto desvia de cabeça e a bola sobra para Edigar Junio. Ele chuta, mas estava desajeitado e a bola passou por cima.
No fim do primeiro tempo a partida perdeu qualidade. As equipes estavam mais desgastadas e a postura do América dificultava bastante o jogo baiano.
SEGUNDO TEMPO
O Bahia voltou com ampla superioridade na etapa complementar. A equipe da casa tinha a bola nos pés e conseguia avançar nas linhas para agredir o Coelho.
A casa do América caiu aos 9 minutos. Em cobrança de escanteio, Tiago desviou na primeira trave. O goleiro João Ricardo fez a defesa, mas soltou à redonda. Gilberto, atento, dentro da pequena área, chutou com a perna esquerda e mandou para o fundo das redes.
Mesmo após o gol, o América não conseguiu chegar com qualidade ao ataque. O Bahia aproveitava da situação para criar e tentar algo maior.
No finalzinho o Bahia teve uma grande oportunidade. Em contra-ataque rápido, Vinícius teve a chance, mas o goleiro João Ricardo salvou cara a cara.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 0 AMÉRICA-MG
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 11 de agosto de 2018, sábado
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Pericles Bassols Cortez (PE)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva (PE) e Cleberson do Nascimento Leite (PE)
Gols: Gilberto, aos 9 minutos do segundo tempo (Bahia)
Cartões amarelos: Renan Oliveira, Wesley, Messias, Leandro Donizete (América); Tiago (Bahia)
BAHIA: Anderson; Bruno (Nino Paraíba), Tiago, Lucas Fonseca, Léo, Flávio, Elton, Vinicius, Zé Rafael, Edigar Junio, Gilberto (Elber) Técnico: Enderson Moreira
AMÉRICA-MG: João Ricardo, Paulão (Renan Oliveira), Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Juninho, Wesley (Judivan), Leandro Donizete, Gerson Magrão e Ruy; Giovanni Técnico: Adilson Batista.