07/12/2025

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Verstappen vence ‘prova maluca’ em Suzuka e conquista o bicampeonato mundial de Fórmula 1. VEJA !

3 min read

Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

Clive Mason/Getty Images.

Max Verstappen venceu o GP do Japão e conquistou o bicampeonato mundial de Fórmula 1 na temporada 2022 .

Max Verstappen conseguiu um fim de semana perfeito, apesar das circunstâncias da prova deste domingo (09). Sob forte chuva, o piloto da Red Bull venceu o GP do Japão, após Charles Leclerc tomar punição no fim do circuito, e se tornou bicampeão mundial da Fórmula 1.

A vitória foi a 32ª da carreira de Verstappen na competição, além de ser a 12ª nesta temporada em 18 GPs disputados até aqui. Com o triunfo, chegou a 366 pontos, 113 de vantagem ao vice-líder Sérgio Pérez, também da Red Bull.

O holandês de 25 anos agora entra na lista de multicampeões da Fórmula 1, ao lado de Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Fernando Alonso, Michael Schumacher, Mika Hakkinen, Ayrton Senna, Alain Prost, Jack Brabham, Juan Manuel Fangio e Alberto Ascari.

“Estou muito feliz por termos conseguido correr no final. Estava chovendo bastante e foi muito difícil para nós pilotarmos. Mas, felizmente, conseguimos muitas voltas e o carro também estava voando nas intercondições. Estou muito feliz por vencer aqui, mas também muito feliz por ver todos os fãs e que eles ficaram por perto”, disse o vencedor.

Leclerc acabaria a etapa de Suzuka em segundo lugar, porém foi advertido com cinco segundos na última volta e encerrou como terceiro colocado, atrás de Pérez.

Quem fechou o top 5 foram Esteban Ocon, da Alpine, e Lewis Hamilton, da Mercedes.

A chuva foi um ponto crucial para o percurso. O GP do Japão ficou paralisado por mais de duas horas e foi encerrado quando atingiu o tempo máximo de prova.

“É uma loucura. Eu sinto emoções muito misturadas. Sou muito grato a todos que têm contribuído para o sucesso. Toda a equipe aqui na pista, mas também o pessoal da fábrica, trabalhando constantemente e nunca perdendo nenhuma motivação para tornar o carro mais rápido”, completou Verstappen.

Todos esperavam que os pontos dos pilotos fossem reduzidos, porém a medida não aconteceu e Verstappen conseguiu a diferença que precisava para decretar o título antecipado. A FIA só adota a regra quando a disputa é suspensa.

Carlos Sainz e Alexander Albon não completaram o GP do Japão. O espanhol da Ferrari rodou sozinho logo depois da largada e deixou a pista. O piloto da Williams foi outro a prova pelas condições climáticas.

O GP dos Estados Unidos, a próxima etapa da Fórmula 1 está marcada para o dia 23 de outubro, às 16 horas (de Brasília).

“Estamos liderando os construtores, então realmente queremos focar nisso também. Foi um ano muito especial e é algo que realmente precisa ser lembrado, porque esse tipo de ano você não tem com muita frequência”, afirmou Max.

“O trabalho que fizemos em conjunto com a Honda durante todo o ano está melhorando constantemente e rapidamente. Ganhar agora duas vezes com eles é muito emocionante, especialmente aqui, com todos assistindo. Dá um pouco mais de pressão, mas é uma pressão boa, é uma pressão positiva. Estou muito orgulhoso de podermos fazer isso aqui”, finalizou.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.