Grêmio 1 x 0 Bahia – JUIZ INVENTA PÊNALTI E LIVRA O TRICOLOR GAÚCHO DE MAIS UM VEXAME EM CASA. Veja o gol, melhores momentos e a ficha técnica do jogo.
4 min read
Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

O Grêmio reencontrou o caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro e ganhou um respiro na tabela ao derrotar o Bahia por 1 a 0 neste domingo, na Arena, pela décima rodada. A vitória veio com um pênalti polêmico convertido por Braithwaite, suficiente para aliviar o ambiente depois da recente eliminação na Copa do Brasil diante do CSA.
A partida foi cercada por tensão fora de campo. Incomodado com decisões recentes da arbitragem, o clube gaúcho chegou a montar uma comitiva para formalizar reclamações sobre possíveis erros contra a equipe. A ironia do destino quis que o gol da vitória surgisse justamente em um lance controverso, alvo de protestos do lado baiano.
O JOGO
O primeiro lance de perigo da partida foi do Bahia. Aos 7 minutos, Cauly cobrou escanteio na cabeça de David Duarte. O atleta cabeceou com força, mas a bola passou a direita da trave de Tiago Volpi.
Cristaldo cobrou a falta de direita e a bola sobrou para Braithwaite, que bateu em cima de Gilberto, do Bahia. Ainda no lance, Wagner Leonardo alcançou o rebote e cabeceou para a defesa de Marcos Felipe aos 10 minutos, mas o impedimento foi marcado. Lucho Rordíguez recebeu de Gilberto, aos dezoito minutos, pela direita, e tocou na saída de Volpi, mas a bola foi pela linha de fundo.
Juba cobrou a falta no canto esquerdo do campo e Volpi cedeu o rebote. No lance, a defesa gremista afastou a segunda tentativa do Bahia, sobrou pra David Duarte que bateu por cima do gol de Volpi aos trinta minutos. Cristian Oliveira recebeu em profundidade e cruzou para Braithwaite. O craque bateu de primeira na entrada da pequena área e mandou por cima do gol de Marcos Felipe aos trinta e seis.
Amuzu driblou Gilberto e chutou de fora da área, mas a bola passou pela esquerda do gol do Bahia já aos quarenta e dois minutos.
SEGUNDO TEMPO
Erick Pulga fez jogada pela esquerda e cruzou para Cauly, que furou a bola e errou a tentativa. Na sobra, Michel Araujo foi travado, Caio Alexandre pegou a sobra e bateu longe do gol aos sete minutos. Em pênalti inexistente e absolutamente mau intencionado marcado para o Grêmio, o camisa 22 do Imortal, Braithwaite bateu no meio do gol, sem chances para o goleiro Marcos Felipe, aos quinze minutos do segundo tempo.
Com falta marcado próximo a grande área, Lucho Rodríguez bateu no ângulo esquerdo de Volpi e o goleiro espalmou para escanteio, aos vinte e um minutos. Aos vinte e sete minutos, Juba cobrou o escanteio e, após a bola desviada, Erick Pulga desvia, mas não consegue garantir o gol de empate do Bahia.
Em contra-ataque gremista, Arezo desceu pela esquerda e bateu de fora da área, mas a bola subiu e foi longe do gol, aos trinta e seis. Kayky acionou Willian José dentro da área, o atacante tocou de letra, Juba bate travado, mas a bola sai raspando na trave esquerda de Volpi, aos trinta e oito.
Bahia segue causando calor no Grêmio
Kayky fez jogada individual, aos quarenta minutos, dentro da área, achou espaço, bateu travado e a bola não entrou no gol do Grêmio.
O GOL E OS MELHORES MOMENTOS:
FICHA TÉCNICA
Grêmio 1 x 0 Bahia
Campeonato Brasileiro – 10ª rodada
Local: Arena do Grêmio, no Rio Grande do Sul
Data: 25/5/2025
Horário: 11h
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (Fifa/RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG/Fifa)
Transmissão: Premiere
Gols: Martin Braithwaite, aos 15 minutos do 1º tempo para o Grêmio
Cartões amarelos: Cristaldo (GRE), Amuzu (GRE), Santiago Mingo (BAH), David Duarte (BAH), Everton Ribeiro (BAH), Pávon (GRE), Aravena (GRE)
Grêmio: Volpi; Ronald, Wagner Leonardo, Kannemann, Marlon; Villasanti, Dodi; Cristian Olivera (Aravena), Cristaldo, Amuzu; Braithwaite (Mathias Arezo). Técnico: Mano Menezes.
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto (Santiago Arias), David Duarte, Santiago Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Michel Araujo (Rodrigo Nestor), Everton Ribeiro (Kayky) e Cauly (Iago); Erick Pulga e Lucho Rodríguez (Willian José). Técnico: Rogério Ceni.