Bahia 1 x 0 Ceará – Tricolor avança para final da Copa NE . Veja o gol, melhores momentos e a ficha técnica do jogo.
4 min read
Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

Foi no apagar das luzes que o Bahia conseguiu a classificação para a grande final daCopa do Nordeste e segue vivo em quinto título do torneio regional. Na noite desta quarta-feira (20), em duelo único das semifinais, eliminou o Ceará, ao vencer por 1 a 0, com gol de Tiago, aos 48 minutos, do segundo tempo.
Agora, o Bahia irá enfrentar o Confiança na grande final. Diferente do restante do mata-mata, a decisão acontece em dois jogos. A CBF deve confirmar em breve os dias e horários dos duelos. O Bahia é o maior finalista da Copa do Nordeste, com dez finais no total.
Ao avançar de fase nesta noite e chegar à final da Copa do Nordeste, o o Bahia garantiu uma cota de R$ 1,4 milhão.
GOL E OS MELHORES MOMENTOS:
DETALHES DE BAHIA E CEARÁ
Apesar do primeiro tempo ter sido bastante truncado, o Bahia que estava jogando em casa, empurrado pelo seu torcedor que compareceu em bom número as arquibancadas da Arena Fonte Nova, dominou as principais ações ofensivas da primeira parte. A melhor oportunidade veio aos 30 minutos.
Ramos Mingo lançou Kayky, que invadiu a área e finalizou na saída do goleiro Bruno, que atento ao lance, conseguiu fazer a defesa com a mão esquerda. A resposta do Ceará veio em uma cobrança de falta, já no último lance, na qual Rafael Ramos acertou a barreira. Por isso, o duelo foi para o intervalo zerado.
O JOGO
UHHHHHH! A primeira chegada com perigo é do Bahia, aos quatro minutos. Após jogada trabalhada pela direita, Arias recebe lindo passe de Everton Ribeiro, cruza na área e Ademir sobe sozinho, mas o cabeceio vai para fora. Quase o primeiro do jogo.
Aos 30, Kayky recebe um ótimo lançamento de Ramos Mingo pela esquerda, deixa a bola quicar e finaliza na saída de Bruno Ferreira. O goleiro, atento, espalma com a mão esquerda e evita o gol do Bahia. Ademir aplica pedaladas, faz uma grande jogada pela direita da área e finaliza com força no canto esquerdo aos 43 minutos. Bruno Ferreira se estica todo e faz uma ótima defesa, evitando o gol do Bahia.
SEGUNDO TEMPO
Aos onze minutos, a primeira chegada no segundo tempo é do Ceará. Pedro Raul faz o pivô e abre espaço para Aylon, que cruza da esquerda da área. A bola desvia na defesa e sai pela linha de fundo, em escanteio para o Retrô. Aos 21 minutos, Lucho Rodríguez cobra falta de longa distância com muita força e precisão. Bruno Ferreira salta no canto esquerdo e faz uma bela ponte, evitando o gol do Bahia.
Aos 23 Pedro Raul é lançado em contra-ataque pela direita, conduz a jogada, corta para o meio e arrisca a finalização. A bola, porém, sobe demais e vai por cima do gol, sem perigo para Ronaldo. Após boa roubada de bola do Bahia, aos 35 minutos, a bola é lançada para Ademir do lado direito. Ele domina, limpa a marcação e chuta mascado, para defesa do goleiro Bruno.
Tiago é o nome dele! Everton Ribeiro conduz pela esquerda e cruza para o segundo pau, onde estava o camisa 77. O Pivete de Aço só empurra para o fundo da rede e praticamente garante o Esquadrão na decisão da Copa do Nordeste!
FICHA TÉCNICA
Bahia 1×0 Ceará – Copa do Nordeste, semifinal
Local: Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 20/08/2025
Horário: 21h30
Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho
Assistentes: Luis Filipe Goncalves Correa e Schumacher Marques Gomes
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior
Transmissão: SBT, ESPN, Disney+ e Premiere
Cartões amarelos: Everton Ribeiro, Luciano Juba, Santi Arias, Acevedo (Bahia); Sobral, Rafael Ramos, Machado (Ceará)
Gol: Tiaguinho (Bahia)
Bahia: Ronaldo, Santi Arias, Santiago Ramos, David Duarte, Luciano Juba, Caio Alexandre (Acevedo), Everton Ribeiro e Jean Lucas (Rodrigo Nestor); Ademir (Tiago), Kayky (Cauly) e Willian José (Lucho). Técnico: Rogério Ceni.
Ceará: Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Rafael Ramos (Nicolas); Dieguinho, Sobral (Richardson) e Mugni (Lourenço); Galeano, Aylon (Pedro Henrique) e Pedro Raul. Técnico: Léo Condé.