17/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Fabinho da 4ª Divisão para o Real Madrid antes de chegar ao Liverpool e virar titular da seleção brasileira.

3 min read

Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br direto da redação.

Contratado nesta temporada pelo Liverpool por R$ 216 milhões, o jogador de 24 anos nunca atuou profissionalmente no Brasil.

Fabinho será a principal novidade de Tite na equipe titular da seleção brasileira, que enfrentará os Estados Unidos, nesta sexta-feira, às 21h05 (de Brasília). Apesar de ter se detacado no Monaco nas últimas temporadas como volante, ele jogará como lateral-direito (sua posição de origem) no amistoso que será realizado no MetLife Stadium, em Nova York.

Contratado nesta temporada pelo Liverpool por R$ 216 milhões, o jogador de 24 anos nunca atuou profissionalmente no Brasil.

Há poucos anos, ele estava se aventurando nas categorias de base do Paulínia, clube da 4ª divisão paulista. Em pouco tempo, ele foi parar no Real Madrid.

“De repente, do nada, eu estava treinando e jogando com os melhores jogadores do mundo. Foi estranho nos primeiros treinos ver Kaká, Higuaín, Di María e Cristiano Ronaldo”, contou Fabinho, aos risos, em entrevista à Rádio ESPN, em 2014.

Tudo foi muito rápido. Da base do Paulínia para a do Fluminense. Sem nunca ter sido utilizado no time adulto nas Laranjeiras, foi para o Rio Ave, de Portugal, e emprestado para o Real Madrid B após um mês, no qual ele atuou ao lado de Jesé, Nacho e Morata.

Em um ano, estava jogando pela equipe principal dos merengues, e dando assistência para Di María marcar na goleada por 6 a 2 sobre o Málaga, em 8 de maio de 2013.

“Fiz dois jogos pelo time principal, um amistoso e outro jogo no Campeonato Espanhol contra o Málaga, no qual dei uma assistência pro Di María marcar”, lembrou o lateral.

Sua ida para o Real, aliás, rendeu uma história engraçada. Quando estava treinando no Rio Ave, recebeu uma ligação de seu empresário, que lhe falou para arrumar as malas, pois eles estavam viajando para a Espanha acertar com um clube. Fabinho foi sem nem saber por qual equipe iria jogar, mas acabou surpreendido.

“Estava em casa com amigos, e de repente meu representante me liga: ‘Arruma as malas que você está indo para a Espanha’. Eu falei: ‘Pra Espanha?’. Ele: ‘É, arruma suas malas que depois eu te falo direito’. Daí arrumei as malas e fui, mas não sabia para qual equipe eu ia (risos). Daí ele foi me buscar de carro em casa e me contou que era para o Real Madrid. Nem tinha estreado como profissional no Brasil”, recordou.

Após jogar uma temporada no Real Madrid B e estrear na equipe principal, ele foi para o Monaco, em 2013. Rapidamente, o brasileiro virou o dono da camisa 2 e um dos destaques da equipe que venceu um Campeonato Francês e chegou à semifinal da Uefa Champions League.

Na Seleção brasileira

Fabinho foi convocado pela primeira vez para defender a seleção brasileira, após o lateral-direito Maicon ser cortado durante turnê da equipe de Dunga nos Estados Unidos. Como de hábito, o jovem foi surpreendido na hora de receber a notícia.

“Eu estava com a seleção sub-21 e tinha atuado dois amistosos. Estava no quarto jogando videogame com o Alisson [do Grêmio], quando o Gilmar Rinaldi me ligou falando do corte do Maicon e falando que eu estava convocado. Foi algo inesperado, mas fiquei muito feliz. Na hora liguei para o meu pai para comemorar. Foi um sonho realizado”, comentou.

“Gostava muito do Maicon, quando ele jogou na Inter de Milão. Eu me inspirava bastante nele”.

Na seleção principal, ele foi convocado para dez amistosos, dois jogos das Eliminatórias e duas Copas Américas (2015 e 2016). Jogou quatro amistosos, sendo um deles justamente contra os Estados Unidos.

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.