19/03/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Do Zigzagdoesporte.com.br por Roberto Monteiro.

No dia 03 de dezembro de 2017 Roberto Monteiro estreou no programa Zigzagdoesporte na Emissora Brasil.

LEMBRANÇAS DA PROFISSÃO

Amigos, começo a dividir este espaço com vocês.

Atendendo a um honroso convite do amigo Carlos Muniz Fiuza para me integrar ao projeto ZIZ ZAG DO ESPORTE, estou de volta à Salvador que me recebeu com tanto carinho no final de 2003.

Depois de quase um ano e meio trabalhando no interior de São Paulo, aqui estou para neste espaço relatar muitas das minhas experiências no mundo da comunicação esportiva, desde 1976.

Vivi o final da fase “romântica” do rádio esportivo no Brasil. Ao desembarcar em São Paulo para me integrar à equipe da Rádio Jovem Pan (então comandada por Osmar Santos, que me abriu as portas da emissora sem ao menos conhecer meu trabalho)

Até então, minha atuação no

mundo do esporte no rádio era como Plantão Esportivo, onde comecei na Rádio Dirceu de Marília

Nesta função, após oito meses como radio-escuta no jornalismo, graças a um esforço e apoio de Milton Neves foi onde comecei minha caminhada em SP. Isso no final de Outubro de 1977, depois que Osmar foi para a Rádio Globo levando consigo boa parte da equipe

Em Março de 1978, com a saída do Fausto Silva, o Faustão dos domingos na TV Globo, fui convidado para assumir seu lugar na reportagem…nascia então meu fascínio pela boa entrevista, busca de informações e criação de uma rede de fontes confiáveis.

Era uma época de grandes e experientes profissionais na função e com apenas 21 anos de idade eu precisava achar meu espaço dentre eles. Foi assim que decidi ser um repórter destemido, sem medo de questionar o entrevistado (sempre com respeito profissional e sem nunca partir para o lado pessoal), procurando sempre ser objetivo, isento de clubismo e independente de qualquer interesse pessoal. Foi assim que me formei como profissional no campo, sempre respeitado por jogadores, técnicos, dirigentes e principalmente pelos colegas e amigos de profissão.

Na época não existia internet, telefone celular, nada das facilidades de hoje. Tínhamos que estar presentes em todos os treinamentos e viagens dos clubes que cobríamos ou da Seleção Brasileira, onde quer que fossem. Cada um era responsável por qualquer informação importante, assim nossa atenção sempre era redobrada. Entrevistas sempre individuais, exclusivas. O chamado “furo” era o principal motivo de orgulho para cada um.

Com isso, tive a oportunidade de conhecer cerca de 40 países viajando como profissional. Por cuidado profissional fiz cursos de técnico de futebol, árbitro de futebol e estudei idiomas para obter mais conteúdo e qualidade no meu trabalho.

Foram muitos e muitos dias longe da família, sem poder acompanhar o crescimento dos filhos. Mas sempre colocando o trabalho e a empresa que representava no nível de respeito e dedicação total.

Empresas de rádio e TV foram muitas em que atuei ao longo de minha carreira. Histórias e casos vividos são incontáveis. Assim fica o compromisso com todos vocês de a cada semana relatar um pouco de tudo que vivo como repórter e comentarista esportivo

 

Até a próxima,

 

Roberto Monteiro.


 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.